Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 09, 22 a 29 de Maio


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 09, 22 a 29 de Maio

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 22 DE MAIO

TEMPERANÇA

“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Fl 4:5).

“E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles  o fazem para alcançar uma coroa corruptível,  nó, porém, uma incorruptível” (I Co 9:25).

A temperança  é uma das  virtudes propostas pelo cristianismo. Significa exercer controle, colocar sob limites, equilibrar, ponderar. Essa virtude pode servir para ajudar a controlar, por exemplo, o pecado da gula.

A palavra grega usada por Paulo como no caso de I Coríntios 9:25 é legkrateuomai, traduzida como “se domina”, ou exercer controle. A razão do uso comum desta expressão pode querer ratificar a idéia de que temos grandes e fortes tendências para viver fora da linha do equilíbrio ou do domínio próprio. A falta de temperança ou uma vida em desequilíbrio, compromete nossa forma adequada de vida, atitudes, palavras, idéias e até mesmo a forma como vemos a justiça e a misericórdia.

Sob a ótica da saúde física, grandes prejuízos surgem quando vivemos de forma desequilibrada e sem domínio sobre nós, nossos desejos e ambições, principalmente com relação ao que comemos e bebemos. Nesta semana perceberemos o quanto essa palavrinha deve fazer parte de nossa vida, do quanto ela deve ser levada a sério.

DOMINGO, 23 DE MAIO

O PRIMEIRO ÉBRIO DA BÍBLIA

“Estas são as gerações de  Noé, Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus” (Gn 6:9).

“Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim ofez” (Gn 6:22).

“Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração” (Gn 7:1).

“E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda” Gn 9:20, 21).

Não há dúvidas de que Noé tenha sido um homem e tanto, e que merece ser lembrado por sua nobre fé e temor diante de Deus. Suas experiências negativas são suplantadas pelas experiências positivas que teve com Deus. Os desafios em seu tempo foram gigantescos e mesmo assim ele passou por cima de cada uma delas. Não é atoa que a Bíblia nos diz que Noé havia “achado graça diante do Senhor” (Gn 6:8).

Mas, infelizmente, Noé deixou uma experiência bastante negativa quanto a sua bebedeira. Será que realmente ele encheu a cara propositalmente? Será que ele havia se afastado de Deus ao ponto de cometer tal pecado? Noé era homem de carne e osso como nós, e além do mais, possuía uma natureza propensa para o mal como qualquer ser humano. Ele poderia sim ter caído. Por outro lado, existe uma teoria que se for verdadeira, poderia inocentar Noé de tal negativismo. Alguns acreditam que antes do dilúvio, a temperatura, o clima, o ar, se encontravam ainda sobre os laços da perfeição em que foram criados.

Por esta razão, os alimentos conservados não se deterioravam, estragavam ou fermentavam. Com isso vem a crença de que após o dilúvio, todo esse estado equilibrado e perfeito do ar foi modificado impossibilitando as bebidas e alimentos de se manterem conservados. Quando Noé colheu a vinha e fez o suco da uva, na conserva o suco deve ter passado pelo estado da fermentação. É claro que ao beber, Noé deve ter se empolgado, e acabou enchendo a cara. Esta foi a única experiência deste nobre patriarca com o suco fermentado. Se esta idéia for verdadeira, é possível que ele tenha recebido instruções depois de ter se embebedado, e com isso seu pecado, até certo ponto, poderia ser justificado.

Sendo justificado ou não, o pecado ocorreu e este triste relato nos alcança até os dias atuais como advertência. Temos que estar atento aos nossos  momentos de baixa espiritual e não permitir que nenhuma tentação ganhe espaço em nossa mente e nem em nossas atitudes. A Bíblia não relatou este episódio de Noé  para ser seguido, mas para não ser seguido.

SEGUNDA, 24 DE MAIO

O ÁLCOOL HOJE

“Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; porque tu conceberás e terás um filho...” (Jz 13:2,3).

“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio” (Pv 20:1).

“Não olhes par ao vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu  falarás perversidades. O serás como o que se deita no meio  do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-lo outra vez” (Pv 23:31-35).

“ Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente!” (Is 5:11).

“E não vos embriagueis com vinho, no qual  há devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5:18).

Não é necessário descrever os tantos efeitos maléficos do álcool para convencer alguém. Ninguém neste mundo, mesmo os mais coniventes com ele, possuem qualquer dúvidas quanto a este veneno para a mente, para a vida profissional e para a família.  É triste ver as pessoas fazendo uso desenfreado do álcool mesmo reconhecendo os enormes riscos. Quantas famílias, filhos, profissão, bem estar, felicidade são sacrificados em nome do comodismo, da diversão, ou prazer? Embora exista muita conscientização, ao mesmo tempo existe também um crescente consumo. A impressão que temos é que as pessoas não estão se importando com os sofrimentos e tragédias causadas pelo álcool. A vida é curta então o negócio é aproveitar. Mas, acabar com a saúde e com a família não seria uma forma estranha de aproveitar a vida?

Conheci uma moça que perdeu seus dois filhos durante a gravidez.  A jovem acabou matando seus filhos devido ao uso do álcool. Isso é aproveitar a vida?

Esta forma de aproveitar a vida poderá nos levar a perda de coordenação motora, julgamento desequilibrado, traumas, violência, acidentes, violência doméstica, cirrose, câncer, vício e até demência. Estas coisas não são nem um pouco agradáveis e já que podem ser evitadas, por que não evitar?

TERÇA, 25 DE MAIO

“MAS O ALCOOL NÃO É BOM PARA O CORAÇÃO?”

É muito comum ouvir dizer que o álcool moderado é bom para o coração. Se o uso de álcool de forma moderada é bom para o coração, então  quão bem podemos viver sem ele?

Lembro-me daquele período em que o café estava em baixa, e para não perderem muito com a baixa, vários produtores apelaram incentivando até a produção de sorvete de café. Vários médicos andaram escrevendo e dando entrevistas na TV incentivando o consumo da bebida inclusive nas escolas no momento da merenda escolar. Diziam que o café auxiliaria os alunos durante os estudos aumentando poder de concentração e armazenamento de informações na mente. Logo, o que já era desconfiado, virou fato. Muitos desses médicos eram produtores de café. Na verdade estavam defendendo o seu patrimônio as custas dos outros, mesmo que tivesse que lhes causar algum dano.  Em 1967, o journal of the American Medical Association, publicou uma nota do Dr. H.A. Reimann afirmando que a cafeína, alcalóide xantínico, estimula principalmente o córtex cerebral, o tálamo, os centros vasomotores e respiratórios, e evidentemente o mecanismo regulador da temperatura. Reduz o fluxo do sangue no cérebro. Entre os efeitos tóxicos agudos e crônicos acham-se a insônia, a irritabilidade, palpitação cardíaca, tremores, convulsões, rubor, anorexia, desidratação pela diurese, febre, albuminúria e mal-estar epigástrico. Dos efeitos tóxicos o Dr. Declarou ainda que “diz-se ser corrente o cafeinismo entre os intelectuais, as atrizes, as garçonetes, os empregados noturnos e os motoristas de longa distância. Doenças inexplicáveis podem ter como causa a ingestão excessiva de alcalóides xantínicos, inclusive os que se acham no café, chá, chocolate e os de algumas bebidas populares” (Ver Cafeinismo, Journal of the American Medical Association, 18-12-1967, Nº 12, Págs 131 e 132).

Infelizmente vivemos num mundo onde muitos jogam com a vida das pessoas para manterem seus interesses. É como se o ser humano fosse uma marionete nas mãos dos poderosos, e entre estes, podemos encontrar produtores de alimentos e bebidas, empresários, governos, indústrias cinematográficas, e muitos outros. Para termos uma idéia, os fabricantes de bebidas passaram a injetar cafeína nos refrigerantes. Será que um dos objetivos não seria criar dependência aos seus produtos? Criando dependência nas pessoas, as vendas passariam a ser maiores e certas?

Voltando a bebida alcoólica, dizem que podemos ser beneficiados com o seu consumo moderado. Se procurarmos alguma propriedade benéfica também na maconha será que encontraremos? Com certeza encontraremos, mas seus malefícios suplantam seus benefícios. Se buscarmos encontrar algum benefício no consumo do álcool, com certeza encontraremos, mas seus malefícios serão maiores do que os benefícios.

Testemunho da ciência: Em 1970, o Dr. Albert Q. Maisel, falando a respeito do beber moderado, disse: “Uma sensacional prova recente indica que mesmo o bebericador moderado pode sofrer alguma perda de células cerebrais insubstituíveis – toda vez que bebe. Há muito que os fisiologistas reconhecem que muitos dos conhecidos efeitos do beber são na realidade manifestações do efeito do álcool sobre o cérebro. Efetivamente, confirmaram uma direta relação entre a quantidade de álcool introduzida na corrente do sangue e a parte do cérebro afetada pelos efeitos do álcool... Através das últimas três décadas, entretanto, tem aumentado o número dos que crêem que o álcool age indiretamente sobre as várias camadas do cérebro, privando-as do oxigênio necessário para o funcionamento de suas células. Esta teoria deriva seu apoio mais forte do fato de que a privação direta do oxigênio – como a que experimentam os alpinistas ou aviadores – produz exatamente a mesma seqüência de efeitos que produz o álcool”. Albert Q. Maisel, “O Álcool e vosso cérebro”, Reader’s Digest, págs. 65-67.

Com o consumo do álcool, na melhor das hipóteses, de que adiantaria ter um coração bom e um fígado ruim afetado pelo álcool? Desta forma, qualquer coisa pode ser boa para a saúde, mas não totalmente.

QUARTA, 26 DE MAIO

TEMPERANÇA EM TODAS AS COISAS

“Por isso mesmo, empregando todo o vosso esforço, acrescentai a virtude à vossa fé, e o conhecimento à virtude, e o domínio próprio ao conhecimento e a perseverança ao domínio próprio, e a piedade à perseverança” (II Pe 1:5,6). Versão Século XXI.

Infelizmente, são muito poucas as pessoas que realmente levam a sério a questão da temperança. Para muitos, temperança é apenas o se abster de bebidas alcoólicas, drogas e carne de porco, e se esquecem que abster-se destas coisas é apenas o princípio da temperança. É muito comum também em nossos dias, ser taxado de legalista quando não se compartilha dos mesmos cardápios dos que são um pouco mais liberais. Uma vez um jovem estava muito aborrecido com seus colegas, o motivo de seu aborrecimento é que, por princípio de saúde ele não tomava coca-cola, mas seus colegas insistiam em taxá-lo de legalista por não se atrever a pelo menos beber meio copo. Um outro rapaz teve que mudar de igreja, porque muitos irmãos daquela congregação o chamavam de fanático por não comer nem mesmo um peixinho de vez enquando. Certa vez ouvi um pastor chamar a atenção de alguns membros de sua igreja porque alguns ali faziam deboche da mensagem de saúde e faziam piadas dos que eram vegetarianos.

O objetivo destas histórias não é apresentar o lado negativo de alguns ao lidar com princípios de saúde, mas mostrar que foi Deus quem revelou estes princípios e essas revelações foram dadas para serem seguidas. Quem debocha dos que vivem esses princípios, o faz, não contra os seguidores, mas contra Deus que os deu.
Você pode não se interessar, mas já parou para imaginar nos tantos benefícios que poderá desfrutar ao exercer domínio e praticar da melhor forma possível os princípios necessários para ter vida abundante e longa? Lembre-se que, um viver irresponsável agora, trará grandes perdas e muito sofrimento no futuro.

Também é importante entender que a vida não é apenas comida e bebida. É muito importante manter um estilo de vida baseado em banho de sol em tempo apropriado, exercícios diários, 6 a 8 copos de água por dia, boas leituras, exercícios mentais, boa respiração e muita fé em Deus. Viver sem por em prática essas necessidades, mais cedo ou mais tarde, os resultados não serão os melhores.

QUINTA E SEXTA, 27 E 28 DE MAIO

COMPRADOS POR PREÇO

“Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e eu o levantarei em três dias...Mas o santuário ao qual ele se referia era o seu corpo” (S. Jo 2:19 e 21).

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Pois fostes comprados por preço; por isso, glorificais a Deus no vosso corpo” (I Co 6:19 e 20).

A redenção efetuada por Cristo, seu sofrimento, seu sangue no madeiro, sua morte, foram os preços pagos por cada ser humano nesta terra. Paulo escreveu que fomos comprados por preço, e como sabemos, foi um preço totalmente infinito. A realidade é que não pertencemos a nós mesmo. Nosso corpo na verdade não é nosso e ponto final. Mesmo entre os cristãos, muitos de nós tratamos o corpo como se fosse nosso. Infelizmente, cuidamos muito bem do carro, da bicicleta, da casa, do computador do celular, mas do corpo que pertence a Deus o tratamos como se fosse um equipamento velho que não precisa de muita atenção ou reparo.

A falta de temor a Deus e de submissão é tão grande e profunda mesmo entre os que professam ser cristãos, e a evidência disso é justamente a falta de atenção aos cuidados que devemos ter com o que não é nosso, o corpo. Não bebem bebidas alcoólicas, não usam drogas, não comem carne de porco, mas injetam coca cola, refrigerantes, churrascos, comem demasiadamente, não praticam exercícios diários, entorpecem a mente com filmes e novelas cheios de violência, sexo e promiscuidade de toda índole.

Ellen White escreveu que a “verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas e usar judiciosamente aquilo que é saudável” (Patriarcas e Profetas, p. 562). Tudo o que é saudável ao corpo, a mente e ao espírito.

Reflexão: Se não há interesse em ter saúde, vigor, disposição e beleza, então que sua motivação seja pelo menos pelo motivo de agradar e fazer a vontade de Deus.

“Poucos há que se compenetram como deviam do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo” (Orientação da criança, p. 398).

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com