Comentário da lição da escola sabatina – lição 3 – Dia 10 à 16 de Abril
Comentário: Gilberto G. Theiss

APTIDÃO FÍSICA E ESPIRITUAL
SÁBADO, 10 DE ABRIL

“Mas os que esperam no Senhor renovam a suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” Isaias 40:31

A história de Roger Bannister é surpreendente. Enquanto seus concorrentes ficavam apenas contemplando o prêmio, Bannister se preparava exaustivamente para não ser desapontado pelo despreparo. Não deu outra. Mesmo contundido, no dia anterior por ter escorregado em piso polido, este decidido e sonhador corredor, deu o seu máximo para mostrar aos demais os motivos que o levaram a essa corrida. Além de vencer, bateu o recorde e se tornou a primeira pessoa a fazer a milha em menos de 4 minutos. A história deste homem serve de profunda reflexão para nós, pois também temos desafios na vida física e espiritual que precisam ser vencidos.

Paulo usa a linguagem do atletismo deste mundo para descrever o atletismo em que todos nós estamos correndo no âmbito espiritual. Aliás, muitos estão caminhando e poucos estão realmente correndo. São poucos os que têm demonstrado sonhar e lutar pelo pódio. Você poderia me perguntar de como sei disso, ou se não estaria fazendo um pré julgamento!!!

Não sou eu quem na verdade está dizendo, é a profecia bíblica que nos dá a revelação de que “são poucos os campeões” (TS, v.2, p.31 e Rm 9:27). A lição desta semana abordará um tema bastante peculiar aos adventistas. O tema da saúde física que também trás como conseqüência a saúde espiritual.

DOMINGO, 11 DE ABRIL
O ATLETA ESPIRITUAL

“Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Desde agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que amarem a sua vinda” (2 Tm 4:7 e 8)

“Não sabeis vós que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo atleta exerce domínio em todas as coisas. Os atletas o fazem para alcançar uma coroa perecível, nós, porém, uma coroa que não se acaba. Portanto, corro não como quem não tem alvo; e luto, não como alguém que golpeia o ar. Pelo contrário, aplico socos no meu corpo e o torno meu escravo, para que, depois de pregar aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (I Co 9:24-27).

Ninguém tem dúvidas do quanto é necessário a extrema disciplina para alcançar determinados objetivos. No atletismo, por exemplo, os exercícios, treinos e os esforços constantes tomam quase que todo o tempo desses atletas. Quantos atletas já não morreram em pleno treino devido a excessivo exercício? Quantos foram os que chegaram aos seus limites para poder alcançar os seus mais nobres objetivos? É impressionante quando vemos pessoas dispostas a dar a própria vida por um mero troféu. Na verdade, o que está em jogo não é apenas um troféu. O que está em jogo é a conquista de um grande sonho. Um sonho que, o dar a vida por ele, ainda pode ser muito pouco. Quão bom seria se o ser humano, nesta mesma força, tivesse o sonho de alcançar o céu. Que fantástico desempenho teriam os homens e mulheres, se sonhassem e lutassem profundamente para amar a Deus e fazer tudo por Ele? Que fantásticos corredores teria a igreja se, como esses atletas que morreram treinando, fossem capaz de dar a própria vida pela salvação dos outros? Temos este ideal em nossa vida? Como poderíamos fazer para sermos melhores do que temos sido?

A princípio, a palavra de Deus, a oração e a testificação estão a nossa disposição para serem nosso exercício diário nesta corrida espiritual. O atleta espiritual que corre e treina disciplinadamente, é aquele que estuda a Bíblia diariamente com o objetivo de absorver o máximo de seus nutrientes para a vida. É também aquele que sempre está em ativo exercício de oração para sempre manter o contato com o céu. E deve também ser aquele que procura sempre falar para os outros do que a palavra de Deus é capaz de fazer por eles.

Sob a perspectiva de Paulo, se vale a pena lutar incessantemente pelas conquistas nesta vida que são passageiras, transitórias e muitas das vezes ilusórias, quem dirá então lutar pelas coisas eternas que são consistentemente mais valorosas e superiores! Se é importante passar nos vestibulares desta vida, quem dirá então no vestibular da vida eterna!

O apóstolo Paulo lutou perseverantemente. Renunciou as coisas desafortunadas desta vida e fez de suas lutas, verdadeiras conquistas espirituais. Deixou um notável exemplo de como as coisas deste mundo não valem a pena em absolutamente nada. Os prazeres, diversões, entretenimentos e conquistas desta vida que estão longe do ideal de Deus, foram literalmente abandonados pelo discípulo. A sua poderosa declaração em 2 Tm 4:7 deixa bem claro do que Paulo fez de seus passos. Que belo exemplo a ser seguido. Mesmo em face da morte não teve receio de dizer “Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé”. O currículo de lutas de Paulo o abonava para dizer estas palavras. Que esta declaração seja a minha e a sua em cada dia de nossa vida.

SEGUNDA, 12 DE ABRIL
QUANDO OS MÚSCULOS SE ATROFIAM

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2:8

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que Ele existe e recompensa os que o buscam” (Hb 11:6).

A fé é concedida por Deus, e por esta razão é também um dom. Todos nós temos fé, seja ela pequena ou grande. Até mesmo os ateus possuem fé. A mesma fé que possuímos para crer em Deus é a mesma que os ateus possuem para desacreditar Nele. Por analogia, podemos dizer que todos temos fé, mas a diferença se prende na maneira como a exercitamos e em qual direção a usamos. Mas a fé, somente pode se tornar viva e conseqüentemente oferecer vida espiritual, quando a exercitamos para crer e depender de Deus. Fora disso, somos piores que defuntos comidos pelos bichos.

Sob a ótica do atrofiamento, não podemos nos manter em vigor de fé se nós não o exercitamos diariamente. Eu particularmente não entendo nada de carro, mas um dia, eu estava comprando um, e o dono para me convencer de comprar, me disse que o carro tinha muito pouco kilômetro rodado. Quando olhei no velocímetro, percebi que realmente havia rodado muito pouco, e até parecia que nem havia saído da garagem. Consultei um bom mecânico, e para minha surpresa ele me disse que não é bom comprar um carro que tivesse ficado muito tempo parado. Explicou-me que o motivo é o fato de que o motor só pode permanecer bom quando permanece em constante funcionamento. Motor que fica muito tempo sem funcionar pode ter uma durabilidade menor ou dar algum eventual problema.

Da mesma forma, me lembro de um equipamento eletrônico que deu defeito por falta de uso. Parece que tudo nesta vida depende de constante movimento e atividade. Qualquer tipo de equipamento ou ser vivente, seja eletrônico ou não, não pode permanecer inativo por muito tempo. Imagine se o nosso planeta parasse de se movimentar em torno do seu eixo e em torno do sol? A conseqüência seria um colapso geral.

O corpo humano com todos os seus complexos órgãos, também depende de atividade constante para se manter saudável. A saúde humana necessita em grande medida de constante movimentação e exercício. A esse respeito escreveu Ellen White:

“A atividade é uma lei de nosso ser. Todo órgão do corpo tem sua obra designada, de cujo desempenho depende seu desenvolvimento e vigor. A função normal de todos os órgãos dá resistência e vigor, ao passo que a falta de uso leva à decadência e à morte. Se você mantiver um braço suspenso, mesmo por poucas semanas, e depois o soltar de suas ligaduras, verá que se acha mais fraco do que o que manteve uso moderado durante o mesmo período. A inatividade produz o mesmo efeito sobre todo o sistema muscular” (A ciência do bom viver, p. 237, 238).

Da mesma forma, os que não exercitam a fé não poderão subsistir na vida cristã. É fácil dizer que temos fé quando nada de estranho nos abate. É fácil dizer que temos fé quando temos a conta bancária cheia ou quando não fomos assaltados por uma dura enfermidade. É fácil falar de fé quando não passamos pelas experiências da vida que exigem de nós um passo em direção ao chão invisível. Temos que exercitar fé em todas as circunstâncias da nossa jornada nesta vida e suportar as provas crendo que Deus nos dará escape. Tomar as decisões sempre na direção do ideal de Deus, fazer de nossas escolhas um motivo para honrar e glorificar a Deus, Seja nos estudos, seja no trabalho, na profissão que escolher, com o tipo de pessoa que se relacionará e se casará, lugares que freqüentar, amigos que escolher, prazeres e entretenimentos da vida que tiverem ao alcance, seja o que for que tivermos que fazer, exercitar a fé significa fazer tudo para agradar, honrar e glorificar a Deus realizando tudo dentro da dimensão dos ideais propostos por Ele a nós; Mesmo que gere desconfortos e maiores dificuldades. Para aqueles que fundamentam suas vidas nos ideais do Pai celestial, verá como as bênçãos se materializarão como inesgotável fonte de riquezas sem fim. Quando a fé é verdadeira e está em constante crescimento, move montanhas, mesmo que ainda pequena.

TERÇA, 13 DE ABRIL
CRENDO NO INVISÍVEL

“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Didimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não colocar a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei” (S. João 20:24 e 25).

No ano de 2002, me encontrei com um jovem que havia abandonado a igreja e conseqüentemente a Deus. Tentei trocar diálogos com este jovem para incentivá-lo a retornar aos braços do onipotente. Depois de tantas coisas que havia falado a ele, de maneira irônica me respondeu que não acreditava mais em Deus. Diante desta resposta, antes de me retirar, pensei que ainda deveria dizer uma última coisa que criasse uma reflexão profunda na consciência e no coração dele. Então resolvi dizer a este jovem que respondesse a si mesmo se ele teria vindo do nada para depois simplesmente voltar para o nada. Em dezembro de 2009, passando novamente pela cidade onde ele morava, resolvi procurá-lo. Para minha surpresa, eu o encontrei ainda afastado, mas mantendo determinados valores da fé adventista. Por fim, na conversa que tivemos, ele demonstrou acreditar na existência de Deus e também demonstrou desejo de retornar à igreja.

Em alguns momentos da vida, muitos, mesmo entre os cristãos, são tentados a desacreditar em Deus. Porém, quando olhamos para o nascer do sol, quando contemplamos o canto dos pássaros, quando observamos os detalhes de cores nas mais lindas flores que encontramos em um belo jardim, a única conclusão lógica que a razão humana consegue chegar é: Deus existe.

Existe um vírus muito forte que tem atacado muitas pessoas. Este vírus é o da incredulidade. Num período extremamente científico, onde tudo deve ser colocado sob a lente das pesquisas, tem sido difícil dar espaço aos olhos da fé. Embora nos tempos de Jesus a ciência não tenha sido tão racional como nos dias atuais, podemos perceber que o vírus da incredulidade já permeava a vida até mesmo de grandes seguidores de Jesus como Tomé. De fato, Tomé só acreditou, quando viu Jesus e o tocou.

Embora a Bíblia apresente a idéia de que serão “Bem aventuras os que crêem sem ver” (S. João 20:29), podemos ver a Deus através de muitas coisas existentes. Pare para contemplar as belezas da natureza, pense na complexidade do corpo humano, analise com atenção o desabrochar de uma singela flor, reflita no amor e na geração de uma indefesa criança. Todas essas coisas e muitas outras são claras evidências da existência de Deus, e por esta razão que “aos homens, se torna indesculpável” (Rm 1:20).

O curioso é que, embora não consigam ver, qualquer um acredita na existência do amor, do vento e da energia elétrica, mas as vezes deixam de crer Naquele que trouxe essas coisas a existência. Na verdade a incredulidade humana não é por falta da materialização de Deus, pois Jesus se materializou no humano e mesmo assim foi e é rejeitado até os dias atuais.

QUARTA, 14 DE ABRIL
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO - 1

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuis da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai a Deus em vosso corpo” (I Co 6:19 e 20).

Interessante analisar que a expressão de Paulo “glorificai a Deus em vosso corpo”, não tem sido para muitos a nota tônica para a busca da saúde física e mental. Hoje em dia é muito comum ver artistas, atletas e pessoas comuns viverem uma vida de estrito vegetarianismo, de prática constante de exercícios, de sérios cuidados com a saúde, mas infelizmente para glorificar a conquista de um troféu, glorificar a beleza, glorificar o corpo para mantê-lo sempre atraente, ou seja, para glorificar qualquer coisa, menos o dono e criador do corpo e da vida.

Atletas encontram motivação e força para ter saúde por pelo motivo da conquista de um troféu. Muitos dão a vida e cada suor de esforço para ter o corpo na plena condição de estar no páreo da competição. É também muito comum ver artistas de cinema se preocuparem tanto com a alimentação e com o exercício físico, pois, buscam manter a beleza, a sensualidade do corpo e capacidade mental para poder ter facilidade na decoração de grandes textos e roteiros. As academias de hoje andam cheias de pessoas assim e de pessoas motivadas pelo medo da morte, neste último caso, seriam as pessoas doentes que recebem uma intimação do médico.

Meus queridos leitores, foi Deus quem projetou o corpo humano. Foi ele quem o criou para receber vida, força e vigor através da atividade. Deus pretende com isso, que não tenhamos uma vida inativa, ansiosa ou sem disciplina. A inatividade, ansiosidade e a falta de disciplina nos levam a uma série de transtornos, principalmente os psicológicos. Mas, a nossa busca por saúde física e mental, não deve ser apenas sob a ótica do que é melhor para nós, mas também para o que honra e glorifica a Deus, pois o corpo e a vida pertencem literalmente a Ele.

Para ilustrar, vou contar algo que aconteceu comigo e que pode nos ajudar a refletir sobre este assunto. Um dia, um irmão me pediu o carro emprestado para ir até a cidade vizinha, eu emprestei, porém disse que o carro não estava muito apto, pois o seu estado se encontrava em extrema sujeira por dentro e por fora. Eu não havia limpado, devido as atividade em que estava ocupado no seminário. Fazia semanas que não podia separar tempo para nada a não ser para os estudos. A esposa desse irmão pegou o carro e foi a cidade vizinha. Quando cheguei em casa, a noite, após os trabalhos da faculdade, fui surpreendido, pois por muito pouco eu ficaria em dúvida se o carro que estava em frente da minha casa era realmente o meu. O irmão que eu havia emprestado o carro, passou em algum lugar que faz limpeza de veículos, e o meu velho Del Rey estava tão limpo por dentro e por fora que parecia novo. Vocês nem imaginam o quanto fiquei feliz e satisfeito em ter emprestado o carro para esse irmão.

Da mesma forma, este corpo não nos pertence, e a maneira com que o tratarmos, refletirá na íntegra a forma como eu vejo e honro a Deus. Pense nisto.

QUINTA E SEXTA, 15 E 16 DE ABRIL
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO – 2

A lista de benefícios em conseqüência do exercício físico é enorme. Por excelência, é uma atividade que vale a pena ser praticado. O exercício físico trabalha com todo o corpo e também com a mente. Por esta razão é que, muitos profissionais da área psicológica recomendam uma série de atividades para as pessoas com tendências à depressão e outras crises psicológicas. Desde uma simples caminhada, até um exercício mais rigoroso (Com acompanhamento médico), são vitais para a conservação da saúde física, mental que resultará também em saúde espiritual. Eu, particularmente, gosto muito de praticar exercícios na piscina, pois na água, todos os músculos do corpo são mais bem flexionados e movimentados. Um exercício na água, em média de 30 minutos por dia, será de extremo benefício. Mas uma caminhada ao ar livre, e se possível em meio a natureza, também trará grandes resultados positivos para a saúde.

O problema é que há muita indisposição da parte de muitos. Mas, nada na vida é simples, tudo aqui é conquistado com esforço, porém, a vida seria muito monótona se tivéssemos que conquistá-las com muita facilidade. O interessante e gostoso da vida são os desafios. Há uma frase que diz que “sem o esforço da busca, será impossível a alegria do encontro”. As coisas que mais damos valor são sempre as que mais lutamos para conquistar. Portanto, olhe para a maquina viva do seu corpo, veja como Deus o criou, se encante com a beleza da maestria do seu tão belo funcionamento e faça do exercício e dos demais cuidados necessários, uma aventura em prol de sua saúde e da honra e glória ao seu Deus. Não deixe de dar atenção a esses conselhos importantes, pois quando as pessoas te abandonam, a vida ainda é superável, mas quando você mesmo se abandona, a vida passa a ser totalmente insuportável.

Reflexão

“O único modo de crescer na graça é fazer desinteressadamente a obra que Cristo nos ordenou fazer – empenhar-nos, na medida de nossa capacidade, em ajudar e abençoar os que carecem do auxílio que lhes podemos dar. A força se desenvolve pelo exercício; a atividade é a própria condição de vida. Os que procuram manter a vida cristã aceitando passivamente as bênçãos que lhes são oferecidas pelos meios da graça nada fazendo por Cristo, estão simplesmente procurando comer para viver, sem trabalhar. No mundo espiritual, assim como no mundo natural, isso resulta sempre em degeneração e ruína. O homem que se recusasse a servir-se de seus membros, em breve perderia a faculdade de usá-los. Assim o cristão que não exercita as faculdades que Deus lhe deu, não só deixa de crescer em Cristo, como também perde a força que já possuía” (Caminho a Cristo, p. 80 e 81.)
.
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, Está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem biblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com