Uma abordagem teológica sobre o meio ambiente.

O que a Bí­blia diz a respeito? Por que acontecem tantas catástrofes e desastres? Qual a solução para tal?
.
Com base na política atual, de que forma a educação ambiental no Brasil pode ser melhorada, dentro de uma  fundamentação teológica?
.
Se as pesquisas mostram que a maioria do povo brasileiro é Cristã, e que a questão ambiental tem sido, por muito tempo, alvo de comentários de especialistas, levando em consideração que o cristão, tem pregado com tanta ênfase a perfeição da natureza cuja beleza foi dada por Deus, de que forma esse povo pode contribui com a preservação da natureza?
.
Embora a Teologia não esteja ligada diretamente ao tema meio ambiente, pode-se admitir que é de suma importância a interferência teológica dentro das questões que se referem a preservação ambiental.
E, a propósito, será que a comunidade cristã está cuidando dessa natureza que tanto se prega com tanta ênfase a sua perfeição? 
.
Esta é mais uma das interrogações que este artigo traz com o único objetivo de promover um repensar sobre a intervenção do povo cristão na luta pela conscientização da sociedade para salvar a natureza, a qual foi criada por Deus.
.
Segundo a Bíblia Sagrada, no livro de Gênesis, capítulo 2 e versículo 15 encontramos a primeira ordem de Deus ao homem para cuidar da natureza: “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar.” Já o escritor Norman L. Geisler, autor de “Ética Cristã”, comenta sobre o assunto:
De todos os grandes sistemas religiosos e filosóficos, nenhum dá maior dignidade ao mundo material do que a tradição judaico-cristã. Os dois testamentos das escrituras apóiam o argumento de que a matéria é boa, e que o mundo natural é semelhante a Deus. (Norman L. Geisler, 1991, p. 213)
.
É bom que se diga, que, o povo Cristão no mundo inteiro tem plena consciência de que a Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, é o único guia de fé, porém, o mundo não tem atentado  para o fato de que a Bíblia começa e termina com a criação. “No princípio criou Deus os Céus e a terra...”Gn1.1, “ ...A Glória do Senhor encherá toda a terra.”Nm. 14:21 Isto em si já é alerta para a importância do tema pautado neste artigo.
.
            Nos dias contemporâneos há de se admitir que o mundo vive as maiores crises de degradação do meio ambiente, rios poluídos, floresta sendo desmatadas, poluição atmosférica fora do controle, e os homens em seus debates tornam vãs as tentativas de solução. Outros assistem de braços cruzados. Os meios de comunicações estão denunciado a cada dia, como por exemplo a matéria do Jornal Meio Norte, Teresina-PI,  do dia 4 de junho de 2008. Esta matéria divulgada pela FURPA, escreveu:  “ O rio Parnaíba está na UTI”. E isso é público e notório que a céu aberto as galerias deságuam os lixos industriais e humanos, como mostra a matéria do mesmo jornal onde mostra as denuncias de despejos de lixo hospitalar nos rios. Quanto a isso, Norman L. Geisler. Em sua obra literária sobre Ética Cristã, adverte:
.
O lixo afeta o saneamento e o saneamento afeta a saúde de pessoas. Os esgotos afetam rios e lagos, e a água poluída afeta a saúde e o prazer de pessoas. O ar ruim é respirado por homens bons e tendem a torná-los menos complexos. O mundo foi feito para o homem, mas não deve ser abusado por ele, porque há outros homens que ainda hão de usá-lo. O mundo, como um parque seria um lugar gostoso para se viver, se cada um deixasse pelo menos tão limpo e usável quanto o achou. (Geisler. 1991, p. 217)
.
Em sendo assim, qual o papel do cristão como ser humano e como igreja no sentido de preservar o meio ambiente?  A Bíblia avisa que aqueles que destroem a Terra, serão destruídos. “Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. (Ap. 11:18)” Segundo Norman, poluir o meio ambiente é moralmente errado e a Bíblia por sua vez  ensina em Deuteronômio 23:13 “E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás aquilo que saiu de ti.”.
.
O Cristão deve estar informado e informar ao mundo acerca dos males que causam por  falta da educação ambiental na sociedade, isso porque, Deus quer que sejamos dignos de confiança, pois somos a sua imagem e semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1.27). Nestas considerações é claro e notório que o povo de Deus está diretamente compromissado com a preservação do meio ambiente. Portanto, o homem está neste reflexo criador, ordenador e zelador dos bens de Deus.
.
Pb Mario Marinho
.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
.
* Bíblia. Português. Bíblia Sagrada. Tradução ALMEIDA, João Ferreira, São Paulo – 1995.

* GEISLER, Norman L. Ética Cristã: Alternativas e questões contemporâneas. Vida Nova. 1991p. 213 e 217.

* PRADO, Marcos. Rio Parnaíba esta na UTI. Jornal Meio Norte, Teresina-PI. Edição quinta feira 4 de junho de 2008. Meio Ambiente.p.B/8.


Nota Gilberto Theiss: É lamentável observar de perto a irresponsabilidade social desenvolvida ou praticada por muitos professos cristãos contemporâneos. Se esquecem que, sua crença criacionista ou sua identidade puramente cristã lhes atribui responsabilidades também ambientais. Deus evidenciou este nobre fato ao conferir ao primeiro homem deste planeta a missão de lavrar e cuidar (Gn 2:15). Manter uma identidade cristã e criacionista significa seguir os passos desta filosofia. Àqueles que afirmam pertencer a uma determinada classe social, deve manter como estilo de vida seus aspectos de identificação. 

Portanto, pra ser mais incisivo, somente na prática é que podemos demonstrar claramente o tipo de fé, conceito e filosofia que seguimos. Ser criacionista vai além de acreditar na criação, faz-se necessário ser também um ambientalista nato. Cuidar da natureza, praticar higiene ambiental, preservar a vida dos animais e os recursos naturais são mais que um dever religioso, é na mais pura realidade um estilo de vida cristão. Isto significa que, um mero papel jogado no chão pode descaracterizar a identidade cristã, quem dirá se esquivar dos deveres de preservação ambiental como um todo. Pense nisso...