Primeiro livro sobre Geração Y no contexto cristão

Os norte-americanos têm obsessão pelo estudo de gerações. Em geral, as gerações são identificadas por determinados acontecimentos políticos ou culturais. Com a revolução digital, seria de se esperar que surgisse uma nova geração de pessoas, adeptas da conexão, da interatividade e que aproveitasse os privilégios das últimas tecnologias. Pois essa é a Geração Y, tema de documentários, artigos e reportagens. Por que é importante saber sobre a Geração Y? Jesus afirmou que Seus discípulos teriam o desafio de pregar a todo o mundo (Mt 28:19, 20), o que significa pregar a mesma verdade, mas não da mesma forma! Aí entra o problema: indivíduos da Geração Y possuem a mentalidade pós-moderna, a qual não admite verdades absolutas e estão abertos ao experimentalismo próprio de uma época em que não faltam opções de crenças para o consumo. Como atingi-los com o evangelho eterno (Ap 14:6, 7)? Como os cristãos, em geral, e os adventistas, em particular, podem manter sua identidade no mundo contemporâneo?

Via de regra, livros que respondem a esse tipo de pergunta são lançados em inglês e demoram anos até ser traduzidos (quando são!), chegando à língua portuguesa com muitas defasagens. Entretanto, apesar de ser algo novo falar sobre Geração Y, acaba de sair o primeiro livro que discute o assunto dentro da perspectiva adventista: Explosão Y: Adventismo, pós-modernidade e gerações emergentes (editora do IAP; 272 páginas).

O autor, pastor Douglas Reis, já é conhecido por outros trabalhos, como Paixão Cega (CPB, 2010) e por ser co-autor do estudo bíblico O Resgate da Verdade (DSA, 2012).  Aliás, muitos dos temas dos estudos escritos por Reis foram ampliados, de maneira que se pode usarExplosão Y como uma espécie de “guia do instrutor”.

O livro introduz seus principais temas ao dedicar os capítulos iniciais para refletir sobre as tendências dentro do movimento adventista (1) e dar definições e características da Geração Y (2). A partir daí, surgem assuntos essenciais para o cristianismo (o que torna o livro interessante para outros cristãos fora das fileiras do adventismo). Discute-se cosmovisão cristã (3), pós-modernidade (4), moralidade pós-moderna (5) e há ainda um capítulo dedicado a falar sobre a noção atual de tolerância (6).

A seguir, segue-se uma resposta à crítica pós-moderna à questão do genocídio dos cananeus (7). Os riscos de um cristianismo pós-moderno e a questão do ceticismo são abordados em dois capítulos (8 e 9). Por último, mostra-se a diferença que faz crer no Deus da Bíblia (10). A abordagem desses capítulos é ampla e ajudará todo cristão sincero que luta contra os desafios intelectuais que o cristianismo enfrenta.

Mais voltados para adventistas, os capítulos 11 a 16 tratam de questões como dom de profecia, transformação da cultura, educação cristã, princípios de adoração, interpretação de Daniel e Apocalipse e ecumenismo, defendendo princípios que foram solapados pela avalancha de relativismo pós-moderno. O capítulo 17 trata da proposta da igreja emergente – até que ponto temos de nos adaptar à cultura na tentativa de alcançar o mundo pós-moderno? Os três últimos capítulos abordam o comportamento cristão (18) e a necessidade de evangelização (19 e 20). O livro termina com um devocional sobre a verdadeira alegria.

Claro na linguagem e muito bem documentado (mais de 420 referências bibliográficas),Explosão Y (com capa de Michelson Borges) chega em boa hora para socorrer pastores e líderes de jovens, dar suporte intelectual a universitários cristãos e levar as discussões sobre evangelismo a um novo patamar. Enfim, trata-se de um livro para ser lido, estudado, discutido e muito bem aproveitado. Afinal, a Geração Y merece ser levada a sério.

Adquira já o seu. Clique aqui.
Fonte: (Criacionismo)