Por que Deus criou a mulher?


Por Rosana Trevisoli Porte e Wilson Porte
Tudo o que Deus cria, ele cria com um propósito. Quando ele criou os céus, não foi para ser habitado pelos peixes. Quando ele criou os mares, não foi para que nele construíssemos cidades. Assim nós também; quando criamos alguma coisa, sempre criamos com um propósito;
Exemplo: O que acontecerá se nós quisermos triturar pedras em um liquidificador? Ele ficará todo danificado, pois não foi feito para triturar pedras, mas frutas e alimentos. O mesmo se nós colocarmos a louça suja dentro de uma máquina de lavar roupa, não dará muito certo, pois esta foi criada com o propósito de lavar roupa!
ASSIM, TAMBÉM, quando Deus criou a mulher, ele a criou com um propósito. Vamos ver com qual propósito ele a criou.
MULHERES PODEM TRABALHAR?
A Bíblia fala de várias mulheres que trabalhavam. Todas elas faziam o que faziam pensando em agradar a Deus com seu trabalho. Atos 9.36-39: Dorcas era uma espécie de costureira que abençoava a vida de pessoas com o fruto do seu trabalho na cidade de Jope. Romanos 16.1-6: Duas mulheres são mencionadas como pessoas que trabalhavam para a igreja em Roma (Febe e Maria).
Em 1Timóteo 5.9-10, quando Paulo instrui quais viúvas poderiam ser ajudadas pela igreja. Um dos pré-requisitos, é que elas tenham sido mulheres que tiveram boas obras, ou seja, boas ações, bons “serviços” em favor do próximo. Com isso, a Bíblia deixa claro para nós que as mulheres não devem apenas ficar em casa realizando serviço do lar, mas outros serviços cujo foco seja abençoar vidas.
COMO ELAS DEVEM SER NO LAR?
Em Gênesis 2.18, Deus apresenta a principal razão de ter criado a mulher: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.
A mulher foi criada por Deus para ser um auxílio ao homem, assim como o próprio Deus é um auxílio ao homem (Salmo 60.11: “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.” e Salmo 63.7: “Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso”).
Só Deus e a mulher são chamados de “auxiliadores” na Bíblia. Deus para a humanidade, e a mulher para se marido e família.
Para a mulher, não é pouca coisa ser comparada com Deus em sua missão. Muitas coisas podem atrapalhar a missão da mulher em seu serviço no lar.
A Bíblia não é contra mulheres trabalharem, mas é contra esse espírito moderno de competição entre homens e mulheres pelo mercado de trabalho, ou, por essa importância exagerada que muitas mulheres dão às suas carreiras profissionais, deixando de ser um auxílio espiritual para seus filhos e maridos (lembre-se dos exemplos do liquidificador e da máquina de lavar roupas).
Em 2Timóteo 1.3-5, Paulo fala com alegria do papel da avó e da mãe de Timóteo em sua educação e auxílio espiritual no caminho do Senhor.
COMO ELAS DEVEM SER NO EVANGELHO?
A Bíblia fala honrosamente de algumas mulheres, mostrando como suas vidas agradaram a Deus. Uma delas é Ana, a profetisa de Jerusalém. Em Lucas 2.36-38, fala de como ela tinha uma vida de oração e de jejuns.
Em 1Pedro 3.3-4, a Bíblia fala sobre como as mulheres devem se preocupar mais com o seu interior do que com seu exterior. Isso não significa que as mulheres não devam se preocupar com sua aparência, mas que elas devem dar tanto ou mais importância para o que Deus está vendo em seus corações do que para o que as pessoas estão vendo em seu exterior.
CONCLUINDO
Muitas outras coisas poderiam ser ditas sobre o papel da mulher.
Estas são apenas algumas informações que a Palavra de Deus nos dá para que as mulheres possam viver de um modo agradável a Deus e que não se desviem daquilo que Deus espera delas. Agradar e obedecer a Deus traz muita alegria ao coração de qualquer pessoa;
Enquanto as mulheres, como mulheres, estiverem vivendo do modo com Deus espera, Deus as sustentará e abençoará, com muita alegria, pois elas estarão vivendo para aquilo que foram criadas.
Honrar a Deus e viver segundo os propósitos de Deus só traz alegria ao nossos corações.