O possível tanque de Siloé

O tanque de Siloé, aonde Jesus enviou o cego para que fosse curado, está localizado no vale do Tiropeón, no extremo inferior do canal subterrâneo de Ezequias (túnel de Siloé). A inscrição de Siloé tirada das paredes do túnel do rei Ezequias.

  Está escrita em idioma hebraico antigo, e diz o seguinte: "(Pare) a escavação! Esta tem sido a história da escavação. Enquanto os escavadores estavam levantando sua acha, cada um na direção do seu companheiro, e enquanto faltavam ainda três covados [ para ser escavado,cada um ouviu ] a voz do outro que chamava seu companheiro, devido ao fato de haver um excesso de rocha à direita e à (esquerda).E no dia da escavação, os obreiros escavavam até encontrar seu companheiro, acha com acha, e ali fluíram as águas,desde a fonte até o tanque, por 1,200 côvados; e....era de um côvado a altura da rocha sobre a cabeça dos operários".


Pedra do túnel de Ezequias com escrito em hebraico antigo

fragmentos de pedra do túnel de Ezequias


Tanque de Siloé, piso com pedras duras e bem ajustadas
Tanque de Siloé e saída para o túnel de Ezequias
Vista do túnel para o tanque de Siloé

Este canal trazia água até a cidade desde o manancial de Gibom (o manancial da Virgem)."As águas que fluíam através do túnel de 530 metros até este tanque, chamado Siloé ,do outro lado do vale de Cedrom.
Água fluindo no túnel de Ezequias

Água limpa e clara no túnel de Ezequias

 O tanque era utilizado com muita frequência pelos habitantes de Jerusalém que o consideravam sagrado. O fundo de Exploração Palestina empreendeu escavações no lugar em 1896-97, e traçou 34 degraus que desciam até o tanque.

Tanque de Siloé - escada com 34 degraus
 A parte principal desta escada foi construída de pedras duras e bem ajustadas, postas sobre um leito de lascas de pedras e de argamassa de cal, mas a outra porção dos degraus estava cortada em rocha natural e as marcas estavam"bem gastas pela passagem de tantos pés".

Escadaria próxima do tanque de Siloé

Degraus de acesso ao tanque de Siloé
Localização do Tanque de Siloé no mapa da velha Jerusalém
 O contorno do antigo tanque demostrava que o antigo tinha sido duas vezes maior que o atual. Os escavadores também encontraram as bem conservadas ruínas do edifício abobadado de uma igreja construída ali pela Imperatriz Eudóxia no século onze.

 As torres de Siloé, que derrubou e matou 18 pessoas,estavam nesta área( Lc 13:4), mas não se têm encontrado vestígios definitivos dela.