Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 08


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 08 – 3º Trimestre 2012
(18-25 de agosto)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO, 18 DE AGOSTO
Os mortos em Cristo

            “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvido a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:16).

Pensamento Chave: A esperança não é ultima coisa que morre, na verdade é a única coisa que nos deve manter vivos contra o desespero da morte.


            Em nossos dias há cientistas e homens comuns interessados em descobrir os mistérios da existência humana através da compreensão do surgimento da vida. Outros, preocupados com a morte, lutam contra o tempo para tentar encontrar uma fórmula que torne possível driblar a morte. O desespero e o medo da morte tem tornado a vida de muitos um fardo e repleta de questionamentos a respeito do propósito de estarmos aqui. O medo é comum, pois, percebesse que, a própria natureza humana reluta contra este processo tentando retardá-la ao máximo possível. Parece que, este era um dos dilemas teológicos na igreja no tempo de Paulo. Por este motivo é que ele se preocupou em orientar os irmãos  quanto ao destino de todos os justos em Cristo, sejam mortos ou vivos, por ocasião de Sua vinda em glória. Incrível como a morte se impõe como uma preocupação mesmo dentre os que servem a Deus. O receio de permanecer confinado  apenas à esta existência é visível ou latente no coração de muitas pessoas, mesmo que cristãs. A lição desta semana nos ajudará a compreender as promessas de Deus através da vitória de Cristo sobre a morte. O mais importante nisto é que, a vitória de Cristo contra a morte será de fato a nossa própria vitória.
DOMINGO, 19 de AGOSTO
A situação em Tessalônica
(1Ts 4:13-18)

            Nos tempos de Paulo a heresia já caminhava com as próprias pernas tentando desvirtuar a verdade e, consequentemente, desviar as pessoas dela. Paulo enfrentou muitos pontos de vistas que concorriam com as verdades da Palavra de Deus – mesmo dentro da própria igreja. Se Paulo se pronunciou sobre a morte, ressurreição, arrebatamento e segunda vinda de Cristo, significa que, provavelmente havia algum tipo de pensamento divergente. São muitas as incertezas de, qual poderia ter sido o ponto de vista, ou heresia que estava se fomentando em Tessalônica, mas, de um fato podemos ter certeza, só existe um jeito de proteger a verdade e este jeito é pregando, ensinando e mentoriando a verdade nos lares, nas igrejas e nas comunidade.
            Em nossos dias as heresias tem ganhado tamanha força que, estão espalhadas excessivamente aos montes por todos os lados, seja nas bancas, livrarias, mídia, novelas, filmes, na internet, e por incrível que pareça, dentro das próprias igrejas cristãs. É necessário estar bem fundamentado na verdade para defendê-la. Desejar proteger a verdade sem estar bem embasado nela é o mesmo que subir no ringue sem ter preparo físico nenhum. Portanto, antes de tentar ser advogado da verdade de Deus, primeiro faz-se necessário se debruçar sobre os livros e a Bíblia, sugar o máximo deles possível, para depois entrar em campo. Como Paulo, temos que ajudar nossas igrejas a terem mais ânimo em buscar um conhecimento mais amplo da verdade. A mentira tem avançado com muita força e nós não podemos subestimar o poder da mentira. A mentira, embora seja mentira, ela de fato funciona. Uma prova disto é a queda dos anjos no céu, a queda de Adão e Eva no Éden, e a queda de muitas pessoas que, um dia, estiveram na verdade.

SEGUNDA, 20 DE AGOSTO
Tristeza e falta de esperança
 (1Ts 4:13-18)

             A descrição de Paulo em apelar para que os crentes de Tessalônica ainda mantivessem a esperança em face da morte reflete o encorajamento que todos nós precisamos obter diante desta realidade. É fato que muitos, mesmo no tempo de Paulo estivessem apavorados por causa da fatalidade da morte. No entanto, em nossos dias os fatos não são muito diferentes. Mesmo dentre os cristãos, de nosso tempo, há aqueles que temem a morte e se entristecem quando perdem um ente querido. A falta de esperança pode ser, além de uma patologia espiritual, uma espécie de câncer que devora a nossa própria compreensão de realidade e propósito da vida. Muitos acabam depreciando a vida quando olham para a morte e veem um fim completo de nossa existência. O mais interessante nisto é que, mesmo a vida (no dito popular), não sendo lá estas coisas, percebe-se claramente nas aflições das pessoas o desejo de viver além da sepultura. Na verdade não fomos feitos para morrer, e por este motivo nos incomodamos drasticamente com a morte. A tristeza também é um elemento muito estranho, pois Deus não havia nos criado para termos as emoções roubadas pela tristeza, angústia e a falta de esperança. Estes sentimentos melancólicos são exclusivos aos seres humanos nascidos e vividos sob as rédeas do pecado. Como reverter este quadro tão repugnante em nosso tempo? Através da Palavra de Deus e da presença do Espírito Santo Deus deseja confortar os corações mais sofridos nos fazendo olhar para algo além desta vida, para uma glória que jamais terá fim. Se a vida existe, é porque algo antes dela já existia, e isto significa que além dela também existe algo que nos aguarda com incrível realidade, maior, que esta em que vivemos.

TERÇA, 21 DE AGOSTO
Morte e ressurreição
(1Ts 4:14, 16; 1Co 15:20-23, 51-58)

            Incrível que muitos cientistas de nosso tempo estejam investindo grande quantidade de dinheiro, tempo e estudos para descobrirem como vencer a morte. A busca de vida eterna por meio da ciência tem falhado há anos, e somas incríveis de dinheiro têm sido desperdiçadas com esta busca desenfreada. No entanto, hoje, nesta lição, sem gastar nenhuma soma de dinheiro compreenderemos, em poucas palavras, como vencer o poder da morte.
            Em 1 Coríntios 15 e 1 Tessalonicenses 4 encontramos a fórmula de como superar a morte e viver eternamente. Paulo expressa nestas palavras que, quando Jesus regressar, ele trará de volta, pelo Seu poder, todos os que desceram à sepultura selados pelo Espírito Santo. Morrer sem Cristo é uma fatalidade inigualável, mas, para os que estão em Cristo, a morte não passará de uma simples noitada de repouso. A promessa gloriosa é que, quando Jesus retornar nas nuvens do céu com poder e grande glória, não haverá mais motivos para que, àqueles que morreram em Cristo, permaneçam na sepultura. É nesta ocasião que a morte será para sempre vencida.
            Os textos afirmam que, “o Senhor descerá do céu, com alarido, e com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:16); “mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de cristo, na sua vinda” (1Co 15:23). Portanto, estes dois versos indicam claramente que os mortos em Cristo somente se levantarão do sono da morte quando Jesus regressar definitivamente para trazer juízo ao mundo (At 17:31). O Seu mais sublime propósito será buscar seu povo eleito, sofrido e injustiçado num mundo governado pelo mal.

QUARTA, 22 de AGOSTO
Ressuscitar em Cristo
(1Ts 4:15-16; Ap 1:7; Mt 24:31; Jo 5:28,29; At1:9-11)

             O dia mais glorioso de nossas vidas será de fato quando Jesus, de forma visível surgir nas nuvens do céu com Seu exército de anjos magníficos. Imagine, só o fato de deixarmos este mundo tenebroso para trás já será estarrecidamente glorioso. Não é de se admirar que Deus mesmo enxugará de nossos olhos as lágrimas? Bom, estas lágrimas não serão de tristeza, mas de plena alegria contagiante, e já que Deus mesmo enxugará nossas lágrimas, bem vindas serão elas. Deixar o mundo caótico, contemplar a vinda de Cristo com os anjos, não ter mais a natureza pecaminosa, encontrar com pessoas amadas tragadas pela morte e agora, subir ao céu, para uma habitação celestial repleta de glória após glória, que estarrecedora alegria nos contagiará por toda a eternidade? Ressuscitar em Cristo é um sonho, mas, independente de morrer ou não, sofrer ou não, ser injustiçado ou não, a eternidade de paz e justiça nos aguarda na eternidade. O tempo não para, não fica estagnado em nenhum momento. Isto significa que, mais cedo ou mais tarde a nossa labuta irá terminar e para sempre seremos afortunados por surpresas gloriosas. Só o fato de nunca mais sermos amedrontados pela injustiça, angústia, sofrimento, perseguição, maldade, e morte já é em grande medida um sonho glorioso. Portanto, você acredita que valerá a pena permanecer fiel e solidamente firme nos caminhos da verdade agarrados à Cristo? Será que tudo isto parece ser glorioso aos seus olhos e coração? Será que, como eu, você também sonha com este glorioso amanhã? Não duvide disto, pois, se você existe é porque algo mais do que você também existe. Deus está mais ansioso do que qualquer um de nós pela chegada deste grande e imensurável dia. E eu, não vou perder esta oportunidade por nada desta vida... E você?

QUINTA E SEXTA 23 e 24 de AGOSTO
Consolem uns aos outros
(1Ts 4:13, 17, 18; Jo 14:1-3; Mt 24:31; At 1:9-11)

            Esta gloriosa esperança deve ser a nossa tônica mensagem para este tempo, pois, o sofrimento e as injustiças têm levado muitos a odiarem a vida e desejarem deixar de existir. A palavra de Deus esboça o futuro por vários motivos; Talvez o motivo mais importante seja o de cultivar esperança em nosso coração. Conhecendo a maneira como Deus conduzirá os fatos para fazer justiça por Seu povo e a gloriosa vida que concederá aos vencedores, isto nos levará a compreender que, vale a pena viver e viver em abundância. Certa feita visitei uma senhora de menos de 35 anos de idade que desejava não viver mais. Sua angústia e desilusão pela vida era tão grande que, nada mais fazia sentida para ela. A única coisa que poderia ser-lhe útil era a morte. Fiquei chocado com a situação daquele jovem ao ponto de desejar refletir um pouco mais no que de fato Deus tem oferecido aos povos deste mundo miserável. O sofrimento aqui é tão largamente real que, de alguma forma, todos nós somos acometidos e assaltados por ele. Dependendo da gravidade e intensidade do sofrimento, nossas esperanças se minguam de tal maneira que podemos chegar ao ponto de duvidar das próprias promessas de Deus. Mas é exatamente este um dos objetivos de Satanás, nos levar a um estágio de sofrimento tão intenso que sejamos capazes de acreditar que Deus não existe ou Ele não tem interesse em nosso bem estar. Quantas pessoas pelo mundo desceram à sepultura acreditando que Deus é o verdadeiro culpado por tanta dor? Já que Deus é poderoso e se diz ser amor, porque não faz nada para impedir tamanho sofrimento? Mas, Deus tem extremo interesse em aliviar nossas dores, e por este motivo deseja nos usar para tal fim. Nós somos embaixadores da verdade e do céu neste mundo. Nosso dever, além de pregar e defender a verdade é de levar esperança àqueles que ainda não possuem, consolar os que tem sido surrados pelo mal, encaminhar aos pés da cruz àqueles que ainda permanecem longe. Satanás fará de tudo para conservar estas pessoas no fracasso, mas Deus, através de nós deseja libertar as pessoas, o quanto possível, das garras do inimigo. Você e eu somos chamados por Deus para este propósito. Pense nisso...



[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade, e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br