Sexo antes do casamento é pecado? (Pergunta estampada no site do Yahoo)


"Sou evangélica e queria saber se é errado fazer sexo oral com seu namorado antes do casamento" (pergunta feita e respondida no portal yahoo)

 Abrindo o site do yahoo, logo na página principal, me deparei com esta pergunta: "Sexo antes do casamento é pecado?". Me dei ao luxo de ler o artigo devido a curiosidade em conhecer o pensamento da autora, embora de cara não tenha tido acesso à sua biografia para ter certeza de sua especialização e autoridade para falar a respeito de pureza sexual pré-casamento e princípios bíblicos. Ao ler fiquei um tanto consternado e senti o desejo de me expressar contrariamente ao pensamento da autora - já que em meu país ainda podemos discordar e expressar livremente nossas conclusões. Abaixo em negrito as considerações da autora e as demais linhas sem negrito são minha respostas:

Recebi essa pergunta e notei que tenho muitas leitoras religiosas. Sexo e religião têm uma dificuldade imensa em conviver pacificamente, mas isso não é culpa da religião, mas sim das pessoas. 

 Na verdade não existe nenhuma dificuldade entre sexo e religião, as dificudades que existem são aquelas criadas por aqueles que, por algum motivo muito particular, preferem discordar. Qualquer pessoa normal é capaz de concordar que, nossa geração atual é praticamente escrava das paixões sexuais. A sociedade global explora cada vez mais a sensualidade e o sexo como se explora no  Brasil o futebol. As propagandas, filmes, novelas, revistas estão entorpecidas de pornografia. O adultério já tem sido encarado por alguns profissionais do  relacionamento como algo saudável para o próprio casamento. A prostituição está quase se transformando em uma profissão regular e legal. Alguns países como a Holanda foram capazes de aprovar leis que favorecem as pessoas praticarem livremente o sexo em algumas praças das cidades, enfim... a revolução sexual atual, na verdade está se transformando no caos sexual. Os crimes que envolvem sexo como a pedofilia, estupro e até sexo forçado com animais tem sido algumas das muitas notícias em nosso tempo. Gravides entre crianças de 10, 11 e 12 anos tem sido cada vez mais comum, isto sem levar em consideração os casos em que não  há gravides, onde o ato sexual é praticado livremente. Lembremo-nos que foi Deus quem institiu o casamento e foi Ele quem criou o relacionamento sexual como ato exclusivo e específico do casamento. As barreiras criadas por Deus e destruidas pelos homens estão transformando o mundo em um vasto mercado de vícios sexuais que fatalmente tem destruído e arruinado milhares de vidas todos os dias e não preciso delongar a este respeito para evidenciar tal fato.

O que a Bíblia nos ensina?

Gênesis 2:24 diz que homem e mulher se tornam uma só carne, e esta prescrição divina é claramente representada pela fidelidade e pela união carnal entre um homem e uma mulher. Nenhum comentarista bíblico interpretaria este texto de forma contrária. Todos são unânimes nesta consideração.

A prática sexual antes do casamento interfere radicalmente no princípio ali estabelecido,  "Deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e SERÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE", pois este é o princípio vitalício da efetivação do casamento.

Em Cantares 4:12, lemos: "Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada".  As figuras de linguagem deste versículo ensinam a verdade de que a jovem sulamita permaneceu virgem e sexualmente pura até casar-se. Portanto, manter a virgindade e a abstinência sexual  é o padrão bíblico da pureza sexual para todos os humanos. Transgredir este princípio de Deus é profanar o espírito, o corpo e a consciência, e minimizar o imensurável valor da consumação do casamento". (Ct 2:7; 3.5).


Jesus foi enfático e bem contundente ao afirmar: “Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5:27,28). A pureza sexual em todas as dimensões foi um padrão defendido por Cristo. Claro que em nossos dias, devido as cobranças sexuais empurradas pela própria mídia fazem de nossos jovens e demais cidadãos um povo quimicamente dopado e viciado em sexo. Consequentemente os atos serão cada vez mais inconsequentes.

 A clara compreensão é notoriamente clarificado que a proibição do adultério (Êx 20.14) abrange toda e qualquer prática sexual fora do contexto exatamente estabelecido por Deus. Embora a liberdade sexual impeça as pessoas de entenderem, o adultério acarreta conseqüências permanentes e graves (2 Sm 11:1-7; 12:14; Jr 23:10,11; 1 Co 6:16-18); o adúltero levará o opróbrio disso por toda a vida: “O que adultera com uma mulher tem falta de entendimento; o que tal faz destrói a sua alma; açoites e ignomínia encontrará, e o seu opróbrio nunca se apagará” (Pv 6:32,33). Muitas das pesquisas feitas com seriedade, que estão além de opiniões pessoais, tem confirmado que manter a pureza sexual especificamente para o casamento pode trazer grandes benefícios psicológicos, mentais, sociais e espirituais. Ao  contrário disto, a prática livre do sexo fora do casamento pode trazer prejuízos irreversíveis (Ver consequências do sexo           fora do contexto do casamento).

Voltando à Bíblia, a imoralidade e a incontinência que ferem este princípio dentro da igreja não pode ser tolerada: “Já por carta vos escrevi que não vos associeis com os que se prostituem” (1 Co 5:1-13).  Lembre-se jovens e os que se dizem especialistas no assunto que, “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6:12,18).

Em Atos 15.29, em algumas versões da Bíblia, aparece a palavra fornicação: “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos fará”. Fornicação significa em alguns dicionários, inclusive no Aurélio, “praticar o coito; copular”, ou relações ilícitas.

Em Levítico 18:6-30 e 20:11-21 destaca bem como deve ser a intimidade dos homens e mulheres, nos limites apenas e exclusivamente do casamento.

 Religião é algo que deve nos fazer sentir seguros, amparados. Acreditar em Deus deve trazer força para que a gente consiga ultrapassar os problemas do dia a dia sentindo que tem alguém dando um empurrãozinho.

Certo, Deus deve ser uma espécie de amuleto de sorte, ou uma espécie de quebra galhos. Quando as coisas estiverem ruins no dia a dia, nesta circunstância, Deus pode ser uma válvula de escape. Ele serve apenas para momentos específicos e seus princípios e valores não devem ser levados a sério  quando se chocam com as coisas que nos agradam. O que é relevante em Deus abraçamos, e o que não concordamos simplesmente discartamos. Pois bem, lembremo-nos que foi ele quem fabricou o sexo e forneceu um manual de instruções para o mesmo. Ninguém questionaria o fabricante de um carro por ele afirmar que você deve abastecer o carro apenas com gasolina. Da mesma forma porque questionamos a Deus pela maneira como Ele instituiu o casamento, a pureza e abstinência sexual nos períodos do namoro e noivado? Pense nisso...

E uma das proibições religiosas é o sexo antes do casamento. O sexo é tratado como um pecado, um problema. Algumas religiões dizem que o sexo deve ser feito apenas para reprodução e depois de casados, então você não vai poder se divertir. Só vai poder transar se quiser ter filhos. E sexo oral é proibido, assim como anal, afinal você não vai engravidar, vai?

O sexo não é tratado como um problema ou pecado, mas como uma dádiva. O que o torna pecaminoso ou desonroso é sua prática fora do tempo moral. A regra é tão simples, pureza para desfrutar ao máximo a beleza da intimidade no leito do casamento. Pesquisas recentes demonstram que o maior índice de casamentos que permanecem intactos, duradouros e mais realizados durante toda a vida são, na sua grande maioria, os que levaram a sério as questões que envolvem a pureza no namoro e noivado (Gente que espera é feliz). Vício, desconfiança, insegurança, sentimento de culpa, infidelidade, baixa auto-estima, casamento e gravidez precoce são algumas das consequências da relação antes do matrimônio. Porque hoje em dia está em alta a tendência para a liberação do aborto? Preciso responder?

Em algum momento as religiões notaram que estavam perdendo adeptos por causa dessas regras e então começaram a deixar as coisas mais maleáveis. Um exemplo disso são os filmes pornôs religiosos, pole dance para Jesus, sex shop para casais religiosos e swing gospel.

Realmente, infelizmente algumas igrejas neo-liberais estão mais interessadas nos dízimos das pessoas. O único pecado para muitos desses pastores charlatões é a infidelidade nos dízimos. Mas, saiba que Deus e Sua palavra não são culpados pela desordem e caos religioso de nossos dias e muito menos pela liberação da patifaria (desculpe-me pela expressão) no meio religioso. Os principios bíblicos são imutáveis (Ml 3:6; Sl 89:34; Tg 1:7), e a lei de Deus é eterna (Sl 111:7,8), e todos os que ensinam os homens a transgredirem os preceitos que Deus estabeleceu, nem imaginam o prejuízo gigantesco que terão quando Cristo retornar a este mundo (Ap 1:7; At 17:31; Mt 5:20). Não são as palavras de supostos pastores que são a nota tônica no que deve ou não ser liberado ou praticado. A palavra de Deus com Seus princípios imutáveis eram, são e serão sempre a última palavra. As igrejas deixam de ser embaixadas do Céu aqui na terra quando abandonam os ensinamentos expressos por Deus em Sua Escritura.

Nada é errado se sua consciência diz que está tudo bem. Você está se respeitando e respeitando as pessoas com quem convive? O que você está fazendo vai machucar, magoar ou prejudicar alguém? Se as respostas forem não, está tudo bem.

Este é o grito de uma sociedade altamente secularizada e relativizada. Este é o tipo de argumento  (com todo respeito) irresponsável e inconsequênte. “Nada é errado se sua consciência diz que está tudo bem. Diga isto as autoridades quando um senhor de mais de 40 anos for pra cama com uma menina de 11 anos de idade. Se estiver tudo bem na consciência dessa criança e na consciência do senhor quarentão significa que está tudo bem? E se um pai e sua filha de 20 anos de idade toparem desfrutar de intimidades sexuais sem nenhuma culpa de consciência, quer dizer que também estará tudo  bem? Se não machucar, magoar, prejudica outrem, que mal há nisto? A geração do certo como errado e errado como certo está em alta em nossos dias. Se o conceito moral é uma verdade que parte da consciência, significa que ela não existe como padrão divino. Assim cairia por terra os demais princípios como matar, roubar, adulterar, mentir, etc...

A Bíblia apresenta uma resposta para este tipo de raciocínio relativista: “Ai dos que ao mal chamam bem, e o bem chamam mal. Fazem da escuridão em luz, e da luz em escuridão. Ai dos que são  sábios aos seus próprios olhos” (Is 5:20, 21). Não sou capaz de dizer para um (a) jovem que, o ato sexual, dependerá de sua consciência, pois não sou pai e nem mãe desses jovens. Não posso incorrer no risco de oferecer à geração atual um conselho que os insira na beira de um precipício. Nossos conselhos devem conduzir a nossa juventude a trilhar nos caminhos mais seguros que possa existir na vida. Nada menos que isso.


De que adianta você não fazer nada, mas pensar nisso o dia inteiro? Fantasiar mil coisas, pensar em sexo, sonhar com isso... Tudo isso se compara ao ato. O que importa é o que está dentro de você, e não apenas seus atos. Não adianta interpretar a ingênua no dia a dia e ter a cabeça cheia de "assuntos adultos". Você deve ser quem você é de verdade.

Um fim não justifica o meio. Um erro não deve dar suporte a outro erro. Na verdade um erro deve nos ajudar a evitar outro erro. Nem fantasiar e nem praticar em circunstância inadequada. Por isto que Paulo escreveu:  “e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. Entre as obras da carne estão a prostituição, a lascívia e a impureza (Gl 5.19-24). Domínio próprio e exercício da prática do bem e da moral deve ser uma virtude construída sob uma batalha diária. Não é ridículo lutar pela pureza, o ridículo é ser escravo da sexualidade. Até alguns dos grandes filósofos do passado diziam que o descontrole sexual é uma das maiores fraquezas dos homens e que devem ser dominadas. Não é coisa de crente, é exercer domínio sobre si, e tornar suas paixões cativas aos seus valores e princípios. Um drogado precisa fazer este tipo de exercício para se livrar das drogas. Um viciado em álcool precisa exercer o domínio em uma luta desesperada. Por que deveria ser diferente para preservar a pureza para a ocasião do casamento? Porque a insistência e teimosia em conduzir a sociedade, em especial a juventude, à pratica do sexo fora do contexto de maior segurança? Porque não optar pelo que é mais seguro?

A decisão e a consciência são suas. O momento certo é você quem decide; não sou eu, nem a religião. Deus não é um cara mau, ele é uma energia de amor e coisas positivas. E o inferno é a gente quem faz. 

A decisão e a consciência realmente são de cada indivíduo. No entanto, cada um toma decisões baseado em que? Apenas pelo julgamento da  consciência? Apenas por aquele momento? Simplesmente porque a maioria decidiu por isto? Na verdade, quando não julgamos nossos atos e consciência pelos conselhos dados por Deus, naturalmente não seguiremos nossa exclusiva consciência, mas a consciência do que é mais explorado pela mídia ou pelos conceitos propagados por pessoas que não conhecem a Deus e Seus valores. De qualquer forma a mídia é o  meio de comunicação mais poderoso na formação de opiniões, e pasmem, essa mídia que forma opiniões de maneira poderosa é formada pelo que mais vende – e o que mais vende é sem dúvida o sexo e a violência. O pano de fundo é o capitalismo. A mídia é formada pelo que mais vende, e ela está disposta a ensinar, propagar e empurrar goela abaixo o que lhes dará maior lucro ou vantagens no mercado, mesmo que isto traga implicações aos valores morais e a sobrevivência da família. Explorar as paixões humanas sempre foi o melhor método de angariar seu dinheiro, sua preferência ou voto. No antigo império romano as coisas funcionavam assim, pois pão e circo eram as ferramentas mais utilizadas para angariar a confiança e a tolice dos povos.


Com isto, posso dizer com muito segurança, consequentemente, nosso mundo vai se tornando mais depravado e livre em questões sexuais e também cada vez mais violento. O que a geração atual defende é o que a mídia vem explorando a décadas. Resultado: nossos filhos de 8, 9, 10 ou 11 anos estão entregues à marginalidade e as promiscuidades sexuais. Os centros universitários de hoje estão se transformando em um verdadeiro ninho de promiscuidade, adultério e aborto, e tudo isto sob a falsa ideologia da responsabilidade, consciência e liberdade. Na verdade, sem Deus não há responsabilidade, consciência e muito menos liberdade.

Termino afirmando que, o relacionamento sexual é umas das mais grandiosas bênçãos inventada, projetada e criada por Deus. No entanto, se seguirmos o manual de instruções do Criador, não incorreremos nos erros e riscos que fatalmente a maioria na sociedade tem incorrido. Preservar-se em nossos dias, diante das pressões empurradas à força pela mídia e pelos supostos especialistas, tem sido um grande desafio. Mas, gostaría de animar a todos a entenderem que, mesmo assim, ainda vale a pena viver sob o amorável conselho de nosso maravilhoso Deus. Lembre-se: mais “importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5:29), pois Deus tem muitas bênçãos a nos oferecer, enquanto que os homens com seus conselhos baseados no achismo, nada tem.

Gilberto Theiss - Extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB, Bacharelando em Teologia pelo SALT, e é coordenador do curso de capacitação teológica pelo portal Alto Clamor.


Enquete: Dê sua opinião - Sexo antes do casamento é pecado? Que conselhos você daria para os jovens de nossa geração a este respeito?