Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 13 – 1º Trimestre 2011 (18 a 25 de junho)

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 13 – 1º Trimestre 2011 (18 a 25 de junho)

Observação: Este comentário é provido de Leitura Adicional no fim de cada dia estudado. A leitura adicional é composta de citações do Espírito de Profecia. Caso considere-a muito grande, poderá optar em estudar apenas o comentário ou vice versa.

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 18 DE JUNHO
Revestidos de Cristo
(Rm 13:14)

            “Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” (Rm 13:14).

            Certo dia uma jovem me perguntou a razão de pregarmos que Jesus salva. Salvar do que, foi a pergunta dessa mente inquieta. A resposta que lhe dei foi: “Olhe ao seu redor, o que você vê? Eu vejo a natureza morrendo, as folhas caindo e morrendo, os pássaros envelhecendo e morrendo, os animais envelhecendo e morrendo, vejo também os seres humanos, envelhecendo e morrendo; Agora eu é que te pergunto: salvar do que?
            A única certeza palpável que todos os cientistas têm é que todos um dia morrem. A tentativa científica em descobrir os segredos para viver para sempre tem sido, a cada ano, frustrados. Ninguém conseguiu até o momento criar vida a partir do nada e muito menos prolongar consideravelmente a vida. Este grande mistério tem assombrado mesmo as mentes céticas mais brilhantes que existem.
            A palavra de Deus quebra o silêncio deste mistério ensinando que a origem da vida e o retorno a ela vêm unicamente através de Jesus. Embora seja de certa forma pela fé, é inegável que um ser majestoso, poderoso e inteligente existe. Bom, se Ele existe, porque não poderia ser o Deus da Bíblia? Ele não teria poder suficiente para destruir este livro caso ele fosse mentiroso? Ou, Ele não teria poder suficiente para também mantê-lo caso seja verdadeiro? Descrer em Deus é colocar o pescoço na guilhotina e perpetrar um risco enormíssimo que eu prefiro não correr. Deus existe e a vida eterna consequentemente também existe e em breve a herdaremos, nos méritos de Jesus,  para sempre a eternidade.

Leitura Adicional

            “Que a mente seja purificada de tudo o que é terreno, todos os pensamentos ímpios ou não generosos. Que as palavras sejam puras, santificadas, vivificantes e refrescantes para todos. Não nos permitamos ser facilmente irritados. Que o louvor de Deus esteja em nosso coração e nosso lábios, e que nenhum mal seja dito com razão a nosso respeito. Deus diz que podemos governar a nós mesmos. Ele providenciou o auxílio do Espírito Santo, a fim de que nos revistamos de Cristo e edifiquemos uma estrutura pura e bela, na qual Deus seja honrado. Sejamos sérios e honestos em julgar nossos defeitos. Olhemos a Jesus. Ele deu a vida em sacrifício pelos nossos pecados, para poder nos apresentar puros e sem mácula diante do Universo celestial. ‘Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome; os quais nãos nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o verbo Se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade... Porque todos nós temos recebido da Sua plenitude a graça sobre graça’ (Jo 1:12-16; Signs of the Times, 25 de abril de 1900).
                       
DOMINGO, 19 DE JUNHO
Herdeiros conforme a promessa
(Gl 3:26-29; Rm 6:1-6)

            É bem verdade que todos os que professam ser seguidores de Cristo precisam testemunhar do poder do evangelho em suas vidas. Caráter transformado, vida santa e integra são deveres cristãos exigidos pela palavra de Deus. No entanto, outra verdade mais absoluta ainda é que, embora devamos possuir o caráter de Jesus, não será esse caráter que nos concederá direitos à promessa. A promessa fora feita nos méritos de Cristo apenas e quando estamos revestidos Dele, todas as suas virtudes que cumprem as exigências da lei são satisfeitas em nosso lugar. No dia em que estivermos no Céu desfrutando das benditas glórias eternas prometidas há tanto tempo, podemos ter absoluta certeza que, não foi por nenhum ato bondoso de nossa parte que acarretaram estas preciosas bênçãos. Somos herdeiros conforme a promessa nos méritos de Jesus apenas e mais nada. Salvação é dom que não merecemos e jamais mereceremos. Deus nos salva unicamente mediante o sangue que fora derramado na cruz em nosso favor.
            Isto deve encerrar qualquer assunto que esteja associado à justificação pela fé, pois se não fosse o bendito sacrifício de Jesus, jamais teríamos alguma esperança de vida eterna. As obras são apenas frutos de nosso amor despertado por Deus. Quando alguém ama, suas obras são mais poderosas do que as obras de alguém que faz apenas para alcançar algum favor. Por isto que, os que buscarem salvação pelas obras, jamais a encontrarão, pois as obras por si não podem fazer nada por ninguém.

Leitura Adicional

            “Nessas palavras Cristo declara o trabalho de coroação do Espírito Santo. O Espírito glorifica a Cristo, tornando-O o objeto de consideração suprema, e o Salvador Se torna o deleite e júbilo do agente humano em cujo coração se realiza essa transformação. ...
O arrependimento para com Deus e a fé em Jesus Cristo são os frutos do poder renovador da graça do Espírito. O arrependimento representa o processo com que a pessoa busca refletir para o mundo a imagem de Cristo” (Carta 155, 1902).

“Cristo lhes dá o alento de Seu espírito, a vida de Sua própria vida. O Espírito Santo desenvolve Suas mais elevadas energias para operarem no coração e na mente. A graça divina amplia-lhes e multiplica-lhes as faculdades, e toda perfeição da divina natureza lhes acode em auxílio na obra de salvar almas. Mediante a cooperação com Cristo, são completos nEle e, em sua fraqueza humana, habilitados a realizar os feitos da Onipotência” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 827).

“Deve ser obra da vida cristã, revestir-se de Cristo, e levar a si mesmo para a mais perfeita semelhança com Cristo. Os filhos e filhas de Deus devem avançar na semelhança com Cristo, nosso modelo. Diariamente devem contemplar Sua glória e admirar a Sua incomparável excelência” (Testemunhos Para Ministros, pág. 122).

“Oh! se pudesse vir sobre vós o batismo do Espírito Santo, para que fôsseis imbuídos do Espírito de Deus! Então, dia a dia vos tornaríeis mais e mais semelhantes à imagem de Cristo, e em cada ato de vossa vida, a pergunta seria: "Glorificará isto ao meu Mestre?" Por meio da paciente continuidade em fazer bem, buscareis glória e honra, e recebereis o dom da imortalidade” (E Recebereis Poder (Meditações Matinais, 1999), pág. 78).

           
SEGUNDA, 20 DE JUNHO
Nenhuma provisão para a carne
 (Rm 13)
           
            É muito comum, devido a influência de uma pseudo-teologia, que visa tratar a conduta cristã de forma libertina, confundir obediência cristã com perfeccionismo. O verdadeiro cristão, consagrado e amante de Cristo manifestará o profundo desejo de ser igual a Deus em Seu caráter. O Espírito Santo trabalha persistentemente em nossas vidas procurando desenvolver em nós os atributos do caráter de Jesus em nós. White mesma, tratando do assunto da santificação, deixa claro que a mesma graça que salva é a mesma que nos conduz aos deveres da vida cristã (Santificação, p. 81 e 87). Não tem sentido nenhum dizer que estamos em Cristo ou estamos revestidos de Cristo e continuar enganando as pessoas. Não há casamento entre servir a Deus e continuar sendo desonesto e mentiroso. É impossível ser genuinamente cristão e continuar sendo rude com os filhos e com a esposa. Não dá para conciliar uma vida de devoção a Deus e continuar cometendo injustiças sociais ou continuar pagando muito mal o próprio funcionário. Sinceramente, não posso dizer o que será de um sujeito assim, mas posso dizer que, agindo desta maneira professando ser cristão, pode ser tão perigoso quanto se não fosse.
            O ensinamento de uma graça  que é capaz de conceder licença para pecar não é, em absolutamente nada, coerente com a mensagem bíblica. Jesus não morreu na cruz para oferecer a nós uma vida de pecado pra no final das contas passar a régua e dizer que está tudo bem. A salvação exige de nós o desejo de sermos salvos. No entanto, o verdadeiro desejo é aquele que, além de desejar ir para o Céu, mesmo com fraquezas e dificuldades, também deseja ficar longe do pecado. Só querer ir para o Céu não é suficiente, é necessário aborrecer o pecado, sentir nojo por ele mesmo sendo atraente. Quando nascer no coração o desejo de, nos méritos de Cristo, vencer o pecado, isto significará que a graça super abundou nessa vida.

Leitura Adicional

            “A piedade dos cristãos sinceros não é hesitante. Eles se revestiram do Senhor Jesus Cristo e não ficam premeditando satisfazer os desejos da carne (Rm 13:14). Estão constantemente no aguardo das ordens de Jesus, como o servo olha para seu Senhor, ou como a empregada olha para a patroa. Aonde quer que a providência de Deus os conduza, eles estão prontos a ir. Não tomam nenhuma glória para si. Não consideram seu nada do que têm – conhecimento, talentos, prosperidade – mas se consideram apenas mordemos da multiforme graça de Cristo e servos da igreja por amor a Cristo. São mensageiros do Senhor, uma luz no meio da escuridão. Seu coração pulsa em uníssono com o grande coração de Cristo” (SDA Bible Commentary, v.6, p. 1081).

            “Que cada um de nós procure ser semelhante a Cristo. O mundo precisa muito dos representantes de Jesus. Precisa contemplar vidas semelhantes à divina a fim de ter alguma prova tangível do poder do cristianismo para elevar a humanidade neste mundo de pecado e corrupção” (Review and Herald, 4 julho de 1895).

            “Embora o tempo de graça nos seja concedido graciosamente, saiamos do mundo, apartemo-nos de seus costumes, suas máximas e suas influências, e revistamos do Senhor Jesus Cristo, e nada vamos dispor para a carne para atender às suas cobiças. Se desejamos herdar a vida eterna, devemos fazer isso a qualquer custo ou humilhação...” (Panfleto: Testimonies to the Managers and workers in Our institution, p. 54).

TERÇA, 21 DE JUNHO
Despir e vestir
(Cl 3:1-10; Ef 4:22-24)

            Em nossos dias, a mensagem da salvação pela graça tem sido mal compreendida até mesmo por alguns adventistas do sétimo dia. Alguns acreditam que as obras são fundamentais para a salvação humana enquanto que outros creem que viver uma vida santa e irrepreensível significa aderir ao perfeccionismo. Todas as duas ideias estão plenamente erradas e fora do real significado da salvação e da vida cristã.
Um dia uma pessoa me perguntou se era pecado não tomar coca-cola. A pergunta me pareceu um tanto ridícula, porém, depois entendi qual era a ironia da pergunta. Esta irmã perguntou se era pecado deixar de tomar coca-cola pelo fato de algumas pessoas da igreja a chamarem de fanática e perfeccionista por ter abandonado esta bebida. Infelizmente, muitas pessoas, mesmo dentre os adventista, estão tendo uma compreensão dos valores bíblicos de maneira completamente fantasiosa. No entanto, quero deixar bem claro que a igreja adventista não ensina essa falsa santificação, pois, na verdade, quem tem distorcido essas mensagens são as pessoas mal informadas e que não estudam a Bíblia e o espirito de profecia como deveriam.
A igreja adventista não ensina nenhum tipo de apologia a favor do erro e do pecado. São as pessoas que não desejam viver corretamente que criam uma teologia própria para defender seus próprios erros. A igreja adventista ensina claramente em sua teologia que embora a salvação seja exclusivamente pela graça, a santificação deve ser uma realidade clara na vida dos que professam terem sido salvos nos méritos de Cristo. O que Paulo ensina nos versos que lemos de hoje são verdade que devem abranger a vida, atos, palavras, comportamentos e pensamentos de todos nós. A graça de Jesus além de salvar, ela também deve realizar em nós mediante a ação do Espírito Santo a transformação de nosso caráter à semelhança do caráter de Deus. Nossas obras podem não ter nenhum valor para a salvação, mas deve ter muito valor para evidenciar aos que nos cercam se nossa fé é verdadeira ou se ela falsa/hipócrita. Lembremo-nos que, embora a salvação seja pela graça, nossa perdição será por falta dela, e nossas obras devem ser uma evidência de que a graça tem sido uma realidade em nossas vidas. Lembremo-nos que, não foi a obediência de Lucifer que o inseriu no Céu, mas foi sua desobediência que o retirou de lá. Não foi a obediência de Adão que o inseriu no Éden, mas foi sua desobediência que o retirou de lá. Pense nisso.

Leitura Adicional

            “A conversão é uma obra que a maioria das pessoas não aprecia. Não é coisa pequena transformar um espírito terreno, amante do pecado, e levá-lo a compreender o inexprimível amor de Cristo, os encantos de Sua graça, e a excelência de Deus, de maneira que a alma seja possuída de amor divino, e fique cativa dos mistérios celestes. Quando a pessoa compreende estas coisas, sua vida anterior parece desagradável e odiosa. Aborrece o pecado; e, quebrantando o coração diante de Deus, abraça a Cristo como a vida e alegria da alma. Renuncia a seus antigos prazeres. Tem mente nova, novas afeições, interesses novos e nova vontade; suas dores e desejos e amor, são todos novos. ... O Céu, que antes não possuía nenhum atrativo, é agora considerado em sua riqueza e glória; e ele o contempla como sua futura pátria, onde ele verá, amará e louvará Aquele que o redimiu por Seu precioso sangue.
As obras da santidade, que se lhe afiguravam enfadonhas, são agora seu deleite. A Palavra de Deus, anteriormente pesada e desinteressante, é agora escolhida como estudo, como o homem do seu conselho. É como uma carta a ele escrita por Deus, trazendo a assinatura do Eterno. Seus pensamentos, palavras e atos, são comparados com esta regra e provados. Treme aos mandamentos e ameaças que ela contém, ao passo que se apega firmemente às suas promessas, e fortalece a alma aplicando-as a si mesmo” (Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 253).

“Quando a transformadora graça de Cristo se acha no coração, apodera-se da alma uma santa indignação por haver o pecador negligenciado tanto tempo a grande salvação para ele provida por Deus. Há de então entregar-se, corpo, espírito e alma ao Senhor, retirando-se da companhia de Satanás mediante a graça que lhe é dada por Deus” (Mensagens aos Jovens, pág. 278).

“Todos precisam compreender o processo da conversão. Os frutos são vistos na vida transformada” (Manuscrito 56, 1900).

QUARTA, 22DE JUNHO
Num piscar de olhos
(I Co 15:49-55)

            Que promessa maravilhosa é registrada por Paulo. Um dia, não viveremos mais sobre o fardo das duras provas que hoje nos cercam. Um dia não sentiremos mais depressão, crises existenciais, solidão, dor, ciúmes, ou qualquer outra doença psicológica. Também não ficaremos mais gripados, resfriados, e muitos menos morreremos de câncer. Aliás, nem sequer morreremos, pois viveremos nos tempos infindáveis da eternidade. Não precisaremos contar os anos ou fazer festas de aniversário, pois nossa vida não será mais pautada pelo tempo. Para sempre viveremos com nossos amigos para nunca mais sermos separados. Num piscar de olhos, todos nós seremos totalmente transformados e viveremos em plena juventude eterna.
            Embora na glorificação tenhamos perdido para sempre a natureza propensa para o mal, devemos ter em mente que, nosso caráter não sofrerá nenhum tipo de transformação. O que somos no caráter hoje seremos após a glorificação. A ressurreição ou a glorificação não mudará o caráter, pois ele continuará sendo, no Céu, transformado à imagem de Jesus. Por esta razão é que temos passar pela genuína conversão aqui na terra. Permitir que o Espírito Santo faça-nos semelhantes a Deus no caráter. Devemos não apenas permitir, mas, nos abster de tudo que impede que sejamos transformados por Ele. Temos que nos afastar das coisas mundanas e de tudo mais que estabelece obstáculos ao desenvolvimento do nosso caráter. Filtrar tudo que entra pelas avenidas da alma é um dever e ao mesmo tempo uma responsabilidade séria que deve preocupar-nos.

Leitura Adicional

            “Quão preciosas, para os que estão perdendo seu amor ao mundo, são a fé e esperança nas promessas de Deus, as quais abrem perante eles a vida futura, imortal! Suas esperanças baseiam-se em invisíveis realidades do mundo futuro. Cristo ressurgiu dos mortos, como primícias. A esperança e a fé fortalecem o coração, para que possa atravessar as escuras sombras da tumba, com plena fé de ressurgir para a vida imortal, na manhã da ressurreição. O paraíso de Deus, o lar dos benditos! Ali todas as lágrimas serão enxugadas de todas as faces! Quando Cristo vier pela segunda vez, "para Se fazer admirável... em todos os que crêem" (II Tess. 1:10), a morte será tragada pela vitória, e não haverá mais doença, nem tristeza, nem morte! É-nos dada uma rica promessa: "Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham poder na árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Apoc. 22:14. Não é mesmo rica e confortadora esta promessa, aos que amam a Deus?” (Review and Herald, 11 de outubro 1887).
           
QUINTA E SEXTA, 23 e 24 DE JUNHO
Nossa habitação celestial
(2 Co 5:1-4)

            Uma das frases mais lindas que me faz ficar muito pensativo é: “Nosso mundo não é aqui”. Na Terra estamos apenas de passagem, pois nossa verdadeira pátria é a celestial. Um dia, possivelmente retornaremos para este planeta, mas, ele estará completamente renovado e transformado. Neste tempo o ar não estará mais contaminado, não existirá poluição e muito menos calor e frio. O ar será totalmente refrigerado e até a noite será permeada de beleza. As aguas serão cristalinas, a vegetação, as árvores e as plantas serão de uma beleza indescritível muito maior do que as de hoje. Os jardins e os bosques serão tão lindos e majestosos que encantarão nossos olhos. As ruas serão de ouro transparente e as cidades de uma magnifica excelência jamais vistas por olhos mortais. Ali, todos  nós viveremos para sempre sob a manto da felicidade. Ali estudaremos em escolas de verdade e o conhecimento jamais esgotará. Não haverá preguiça e desânimo para estudar e aprender mais e mais. Faremos muitas excursões pelo universo e conheceremos as maravilhas das obras de Deus. Na presença de nossos amigos agora inseparáveis, viveremos todos os anos infindáveis crescendo no conhecimento e alcançando os grandes sonhos que não alcançamos nesta vida. Que lugar maravilhoso! Como desejo estar ali! Diante de tudo isto só tenho uma coisa a dizer: “Eu não perco o Céu por nada desta vida”.... Em breve nos encontraremos lá...

Leitura Adicional

“Ali, "o deserto e os lugares secos se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa". Isa. 35:1. "Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta." Isa. 55:13. "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, ... e um menino pequeno os guiará." Isa. 11:6. "Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade", diz o Senhor. Isa. 11:9.
A dor não pode existir na atmosfera do Céu. Ali não mais haverá lágrimas, cortejos fúnebres, manifestações de pesar. "Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, ... porque já as primeiras coisas são passadas." Apoc. 21:4. "E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniqüidade." Isa. 33:24.
Ali está a Nova Jerusalém, a metrópole da nova Terra glorificada, como "uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão de teu Deus". Isa. 62:3. "Sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como cristal resplandecente." "As nações andarão à sua luz; e os reis da Terra trarão para ela a sua glória e honra." Apoc. 21:11 e 24. Diz o Senhor: "Folgarei em Jerusalém, e exultarei no Meu povo." Isa. 65:19. "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus." Apoc. 21:3.
Na cidade de Deus "não haverá noite". Ninguém necessitará ou desejará repouso. Não haverá cansaço em fazer a vontade de Deus e oferecer louvor a Seu nome. Sempre sentiremos a frescura da manhã, e sempre estaremos longe de seu termo. "Não necessitarão de lâmpada nem de luz do Sol, porque o Senhor Deus os alumia." Apoc. 22:5. A luz do Sol será sobrepujada por um brilho que não é ofuscante e, contudo, suplanta incomensuravelmente o fulgor de nosso Sol ao meio-dia. A glória de Deus e do Cordeiro inunda a santa cidade, com luz imperecível. Os remidos andam na glória de um dia perpétuo, independentemente do Sol.
"Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus todo-poderoso, e o Cordeiro." Apoc. 21:22. O povo de Deus tem o privilégio de entreter franca comunhão com o Pai e o Filho. "Agora vemos por espelho em enigma." I Cor. 13:12. Contemplamos a imagem de Deus refletida como que em espelho, nas obras da natureza e em Seu trato com os homens; mas então O conheceremos face a face, sem um véu obscurecedor de separação. Estaremos em Sua presença, e contemplaremos a glória de Seu rosto.
Ali os remidos conhecerão como são conhecidos. O amor e simpatias que o próprio Deus plantou na alma, encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício. A comunhão pura com os seres santos, a vida social harmoniosa com os bem-aventurados anjos e com os fiéis de todos os tempos, que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, os sagrados laços que reúnem "toda a família nos Céus e na Terra" (Efés. 3:15) - tudo isto concorre para constituir a felicidade dos remidos.
Ali, mentes imortais contemplarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de Deus. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.
Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão vôo incansável para os mundos distantes - mundos que fremiram de tristeza ante o espetáculo da desgraça humana, e ressoaram com cânticos de alegria ao ouvir as novas de uma alma resgatada. Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não caídos. Participam dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder.
E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.
"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13” (O Grande Conflito, p. 676-678).
                                   
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br