Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06 – 1º Trimestre 2011 (29 de janeiro a 5 de fevereiro)


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06 – 1º Trimestre 2011 (29 de janeiro a 5 de fevereiro)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 29 DE JANEIRO
Bons pensamentos
(Fl 4:8)

            “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fl 4:8).

            O nosso tempo é chamado de o século das moléstias mentais, pois a maioria das doenças existentes tem sua localização na própria mente humana. Segundo alguns especialistas, é possível contrair uma determinada doença física apenas pelo simples fato de acreditar que a possui. Não é a mente que cria a doença, mas a forma como pensamos pode determinar até que ponto ficaremos vulneráveis a elas. Desta mesma forma é com o pecado e a vida espiritual. Quanto mais pensarmos no pecado, mais fragilizado ficaremos. Quanto mais pensarmos no céu e no que Cristo foi capaz de fazer por nós, quanto mais contemplarmos o caráter de Cristo mais semelhante a Ele nos tornaremos e mais forte espiritualmente e próximos de Deus estaremos.
            Hoje, já não existem mais dúvidas do quanto os nossos pensamentos podem determinar o nosso destino, pois tudo começa exatamente nos pensamentos. Até uma morte pode ser semeada através de maus pensamentos. Da mesma forma, os bons pensamentos também podem promover vida e vida em abundância.
            Diante de tantos benefícios advindos dos bons pensamentos, devemos então, aprender a cultivar esses pensamentos e aprender a dominar e disciplinar a mente. Cultivar pensamentos adequados não é tarefa fácil e exige constante exercício, mas, pelo poder de Deus, podemos sim vencer os maus hábitos que se iniciam no pensar e tornar cativo nossos pensamentos à Cristo. Ellen White foi contundente por várias vezes em que escreveu a este respeito, “A mente deve ser firmemente controlada para se demorar em temas que reforcem os poderes morais. ...Temos a obrigação de controlar os pensamentos e levá-los em sujeição à lei de Deus” (Review and Herald, 12 de junho de 1888).

Leitura Adicional

            “Temos, cada um de nós, um trabalho a fazer, disciplinando nossa mente, sendo sóbrios, vigiando em oração. A mente deve ser firmemente controlada para se demorar em temas que reforcem os poderes morais. O jovem deve começar cedo a cultivar hábitos de pensamentos corretos. Devemos disciplinar a mente para pensar em assuntos saudáveis e não permitir que se demore nas coisas más. O salmista exclama: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” (Sl 19:14).
            Ao tempo em que Deus age sobre o coração pelo Espírito Santo, o homem deve cooperar com Ele. Os pensamentos devem estar sob domínio, restritos, impedidos de divagar e contemplar coisas que enfraqueceriam e contaminariam. Os pensamentos devem ser puros, as meditações do coração devem ser limpas, a fim de que as palavras sejam aceitáveis ao Céu e úteis para os companheiros. Cristo disse aos fariseus: “Raça de víboras, com podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas  más. Mas E lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mt 12:34-37), NVI).
            No sermão do Monte, cristo apresentou a Seus discípulos os princípios de longo alcance da lei de Deus. Ensinou a Seus ouvintes que a lei foi transgredida pelos pensamentos antes que o mau desejo se executasse realmente. Temos a obrigação de controlar os pensamentos e levá-los em sujeição à lei de Deus” (Review and Herald, 12 de junho de 1888).


DOMINGO, 30 DE JANEIRO
Pensamentos: a raiz do comportamento
(Mc 7:21-23; Lc 6:45; Rm 8:5-8)

            O sucesso na vida cristã depende largamente da qualidade dos pensamentos, e da mesma forma o fracasso na vida cristã também depende da fragilidade dos pensamentos.
            Tudo, exatamente tudo começa através dos pensamentos. Se não aprendermos a dominar os pensamentos tornando-os cativo a “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama”, dificilmente estaremos distante da possibilidade de nos tornarmos escravos do pecado. O Espírito Santo dificilmente conseguirá fazer algo por nós se não o ajudarmos no controle da qualidade de nossos pensamentos. Paulo, ao concluir esta citação de Filipenses, diz enfaticamente que “seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fl 4:8).
            Hoje, há um vasto mercado que facilmente nos induzirá aos maus pensamentos. Jornais, novelas, revistas do mundo, livros, cartazes, filmes, desenhos, são uma grande prateleira cheia de imagens e informações carregadíssimas de coisas que induzem a mente ao sensualismo, levianismo, corrupção, desonestidade, degradação moral e violência. Tudo o que entra pelas avenidas da alma é armazenado e registrado pela mente realizando o papel de nos moldar à semelhança do mundo. Você somente será capaz de notá-las quando a tentação se aproximar. Desta forma, se prestarmos atenção, perceberemos o quanto estamos mais frágeis e sensíveis à força do pecado. O pecado é poderoso ao ponto de ser capaz de nos hipnotizar. No entanto, o fato de cedermos a ele, não depende apenas do seu poder de atração, mas do quanto estamos sem a proteção do Espírito Santo e fragilizados por estarmos moldados conforme os ditames do mundo. Se estamos em processo de transformação do caráter, os pensamentos são fonte primaria para que este processo seja possível. O caráter de Deus está sendo gradativamente impresso em nós, mas isto jamais acontecerá se continuarmos dando rédeas soltas aos pensamentos. Ellen White é bastante enfática ao escrever que “Se os pensamentos forem maus, maus também serão os sentimentos; e os pensamentos e os sentimentos combinados, constituem o caráter moral” (Mensagens aos Jovens, p. 92). 
Deus precisa de pessoas puras e incontaminadas em nossos dias, mas a contaminação com o lixo da vida impede alguém de representar a Deus e de ser usado por Ele. Lermbremo-nos que, somos exatamente o que pensamos, e com certeza, Deus leva em consideração o que somos. A razão de muitos cristãos hoje serem escravos do pecado é porque entorpecem suas mentes com coisas que não alimentam o espírito cristão, e sim a natureza carnal.

Leitura Adicional

“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45).
A mente é constituída de maneira que precisa estar ocupada, seja com o bem, seja com o mal. Se alcança um baixo nível, geralmente é porque é deixada a lidar com assuntos triviais. ...O homem tem o pode de regular e controlar as atividades da mente e impor controle à corrente de seus pensamentos. No entanto, isso exige maior esforço do que podemos fazer com nossa própria força. Devemos apoiar a mente em Deus, se quisermos ter pensamentos bons, e os devidos temas como meditação.
Poucos compreendem ser seu dever exercer domínio sobre os pensamentos e imaginações. É difícil manter a mente indisciplinada fixa em assuntos proveitosos. Mas se os pensamentos não forem devidamente empregados, a religião não poderá se desenvolver. A mente deve estar preocupada com coisas sagradas e eternas; do contrário, nutrirá pensamentos frívolos e superficiais. Tanto as faculdades morais como as intelectuais precisam ser disciplinadas e se fortalecer e desenvolver pelo exercício.
Para entender isso devidamente, precisamos lembrar que nosso coração é naturalmente corrompido e, por nós mesmos, somos incapazes de seguir um caminho reto. Unicamente pela graça de Deus, aliada aos mais diligentes esforços de nossa parte, é que podemos obter a vitória.
Há na fé cristã assuntos sobre os quais cada um deve habituar a mente a se demorar. O amor de Jesus, que ultrapassa o entendimento, Seus sofrimentos pela raça caída, Sua obra de mediação em nosso favor e Sua glória exaltada  - tais são os mistérios para os quais os anjos desejam bem atentar. Os seres celestiais encontram nesses temas bastante material para atrair e empregar seus mais profundos pensamentos; e havemos nós, tão intimamente interessados nisso, de manifestar menos interesse que os anjos nas maravilhas do amor redentor? O intelecto, bem como o coração, precisa se consagrar ao serviço de Deus. Ele tem direito a tudo quanto há em nós” (Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 109).

“A mente carnal se inclina para o prazer e a satisfação própria. É hábito de Satanás prover abundância disso. Ele procura encher a mente das pessoas com o desejo de diversões mundanas, par que não tenham tempo de fazer a si mesmas a pergunta: Como vai minha experiência cristã? O amor dos prazeres é contagioso. Entregue a eles, a mente se apressa de um ponto a outro, sempre em busca de alguma diversão. A obediência à lei de Deus combate essa inclinação e constrói barreiras contra a impiedade. ...
A habilidade de desfrutar as riquezas da glória se desenvolverá na proporção do desejo que temos dessas riquezas. Como se desenvolverá o apreço a Deus e às coisas celestiais, a menos que o façamos nesta vida? Se permitirmos que as exigências e cuidados do mundo absorvam todo o nosso tempo e atenção, nossas faculdades espirituais se enfraquecerão e morrerão por falta de exercício. Na mente entregue inteiramente a coisas terrenas, fecha-se toda entrada pela qual a luz do Céu possa penetrar. Então, a transformadora graça de Deus não pode ser sentida na mente nem no caráter” (Nos Lugares Celestiais [MM 1968], p. 160).

SEGUNDA, 31 DE JANEIRO
Pensamentos como fonte de angústia
(At 14:2; 15:24; Gl 3:1)
           
            Há pessoas que antecipam sofrimento e morte antes do devido tempo. Conheci pessoas que vivem sobre o fardo do medo devido ao cultivo de pensamentos sombrios de uma vida insegura e de pessoas ameaçadoras. De igual forma, mesmo dentre os adventistas, existem pessoas que vivem constantemente assombrados pelo medo da sacudidura e angustia de Jacó. Com isto acabam antecipando para sua vida em particular estas profecias que ainda estão para o futuro. Também existe aqueles que, por se decepcionarem com algum pastor ou com a igreja, cultivam o pensamento de eles sempre estarem errados em seus posicionamentos e atos. Por este motivo vivem constantemente angustiados, nervosos e frustrados por algo que na maioria das vezes não existe. No entanto o cultivo de tal pensamento contra a igreja os leva sempre ao sofrimento por acharem que a igreja está, como num todo, em plena decadência e apostasia. Com isto, não conseguem confiar mais na liderança, nos pastores vivendo sempre angustiados. Seja o que for que a igreja fizer, para estes ela sempre estará errada.
            No mundo em geral, principalmente quando algo pequeno ou grande acontece trazendo medo, preocupação, insegurança e frustração, pode lhes causar traumas psicológicos quase que irreparáveis. Para aqueles que não conseguem administrar bem esses traumas ou o que vêem nos noticiários carregados de violência, sempre serão perseguidos pela angústia mental. Na maioria das vezes os motivos para se sentirem angustiados podem não existir, mas o cultivo desses pensamentos negativos os faz se sentirem como se os motivos existissem. Por esta razão e outras, deveríamos ficar bem longe dos noticiários que apresentam tanta violência e assassinatos. Pouparíamos a nós mesmos de muito sofrimento e angústia.
            Se temos a tendência de ficar pescando sentimentos negativos, é importante começar a praticar o exercício mental com o objetivo de aprendermos a bloquear tais pensamentos permitindo à mente que medite apenas nas coisas que trazem paz, segurança e conforto emocional. Se isto não acontecer, seremos sempre vítimas e as pessoas e os sistemas ao nosso redor serão sempre um incômodo e traiçoeiro a nós.
            Ellen White, percebendo este problema entre algumas pessoas, advertiu seriamente para que “não anuvie a vida dos outros” e que ao levar nosso negativismo as pessoas, “só as afastará dEle (Cristo), para as redes que Satanás lança aos pés dos transviados” (A Ciência do Bom Viver, p. 488). Lembre-se, Deus pode nos ajudar a cultivar bons pensamentos e a viver em paz duradoura. Assim seremos capazes de desfrutar saúde e longevidade.

Leitura Adicional

            “Satanás está empregando todos os meios para tornar populares o crime e o vício degradante. Não podemos andar pelas ruas de nossas cidades sem encontrar notícias inflamantes de crimes, apresentadas em algum romance, ou a ser representadas em algum teatro. A mente é educada de maneira a se familiarizar com o pecado. A conduta seguida pelos que são baixos e vis é posta perante o povo nos jornais do dia, e tudo que pode provocar a paixão é trazido perante eles em histórias excitantes. Ouvem e lêem tanto acerca de crimes violentos que a consciência, que já fora delicada, e que teria recuado com horror de tais cenas, se torna endurecida., e se ocupam com essas coisas com ávido interesse” (Patriarcas e Profetas, p. 459).

            “O pecado da maledicência começa com o abrigo de maus pensamentos. A malícia inclui impureza em todas as suas formas. Um pensamento impuro tolerado, um desejo pecaminoso acariciado, e a pessoa é contaminada, tendo sua integridade comprometida. ‘Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte’ (Tg 1:15). Se não quisermos cometer pecado, temos de evitar seu princípio. Cada emoção e desejo tem de ser mantido em sujeição à razão e à consciência. Todo pensamento pecaminoso tem de ser repelido instantaneamente. Para a câmara de oração, seguidores de Cristo! Orem com fé e de todo o coração. Satanás está vigilante para enlaçar seus pés. Vocês precisam ter socorro do alto, se quiserem escapar de suas armadilhas” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 177).

TERÇA, 01 DE FEVEREIRO
Pensamento saudável
(2Pe 3:1-2)

            Como já mencionado na lição anterior, nossa qualidade de vida tem muito a ver com os pensamentos que passeiam em nossa mente. Até mesmo em sentido de crescimento espiritual, devemos cultivar pensamentos de fé, devoção e entrega a Deus. Ellen White escreveu que “Deus nos ordena encher a mente de pensamentos elevados e puros. Deseja que meditemos sobre Seu amor e misericórdia e estudemos Sua maravilhosa obra no grande plano de redenção. Então nossa percepção da verdade se tornará mais e mais clara, nosso desejo de pureza de coração e clareza de pensamento mais elevado e santo. Aquele que descansa na pura atmosfera de santa meditação será transformado pela comunhão com Deus mediante o estudo das Escrituras” (Parábolas de Jesus, p. 59, 60).
            Embora vivamos num mundo cheio de miséria, injustiça, corrupção, traição e violência, não precisamos vagar nossos pensamentos nesta atmosfera. Podemos claramente viver sobre o ambiente do céu cultivando sempre o pensamento de que em breve estaremos com cristo e com nossos amigos na eternidade. Devemos também cultivar o pensamento de que há pessoas perdidas precisando respirar o ar espiritual que nós respiramos. Assim seremos impulsionados a ir atrás destas pessoas e oferecer-lhes o que temos de melhor: Jesus Cristo.
            Nossa mente deve estar em constante harmonia com a mente de Cristo a ponto de podermos dizer que “Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Nossa mente precisa urgentemente se desligar um pouco dos problemas desta vida e se concentrar drasticamente em Cristo, seu amor e bondade, principalmente em segunda vida com grande poder e glória. Assim viveremos mais e melhor além de podermos ser uma influência positiva para o fortalecimento mental de outros.

Leitura Adicional

            “Não basta simplesmente ler ou ouvir a Palavra. Aquele que anela que as Escrituras lhe sejam úteis precisa meditar sobre a verdade que lhe foi apresentada. Mediante sincera atenção e pensamento devoto, precisa aprender o significado das palavras da verdade e absorver a essência da revelação sagrada. ...’Como um homem imagina em sua alma, assim ele é’ (Pv 23:7). Muitos pensamentos fazem a história não escrita de um só dia; e esses pensamentos têm muito que ver com a formação do caráter. Nossos pensamentos devem ser estritamente guardados; pois um pensamento impuro causa uma profunda impressão na mente. Um mau pensamento deixa uma impressão má no espírito. Se os pensamentos forem puros e santos, o homem se tornará melhor por tê-los nutrido. Por eles será avivado o pulso espiritual, aumentando a capacidade de fazer o bem. E, como uma gota de chuva prepara o caminho para outra ao umedecer a terra, assim um bom pensamento prepara o caminho para outro.
            Hábitos errôneos no pensar, uma vez adotados, se tornam um poder opressor que prende a mente como uma garra de aço. Nem sequer permitam aos pensamentos correr a rédeas soltas. Devem ser dominados e conduzidos cativos à obediência de Cristo. Que estejam ocupados em coisas santas. Então, pela graça de Cristo, serão puros e verdadeiros.
            Necessitamos de constante sentimento do poder enobrecedor dos pensamentos puros. É nos bons pensamentos que reside a única segurança para cada pessoa. Nossa mente toma o nível das coisas em que os pensamentos se demoram; e se pensarmos em coisas terrenas, deixaremos de receber impressão das coisas celestiais. Seríamos grandemente beneficiados pela contemplação da misericórdia, bondade e amor de Deus; no entanto, sofreremos grande prejuízo se nos detivermos nas coisas terrenas e temporais.
            Ainda que nos achemos numa atmosfera maculada e corrupta, não somos forçados a respirar suas emanações pútridas, mas podemos viver no puro ambiente do Céu. Podemos fechar todas as portas a imaginações impuras e pensamentos profanos, erguendo a mente à presença de Deus por meio de sincera oração. Aquele cujo coração se acha aberto para receber o auxílio e a bênção de Deus há de viver numa atmosfera mais santa que a da Terra, tendo constante comunhão com o Céu” (A Fé Pela Qual Eu Vivo [MM 1959], p. 222).

            “Necessitamos possuir um constante senso do poder enobrecedor dos pensamentos puros, bem como da influência danosa dos maus pensamentos. Voltemos os pensamentos às coisas santas. Que eles sejam puros e verdadeiros, pois a única segurança para a vida está no pensamento correto” (Refletindo a Cristo [MM 1986], p. 300).


QUARTA, 02 DE FEVEREIRO
Os pensamentos de nosso coração
(1Rs 8:39; Sl 19:14; 1Cr 28:9; 1Sm 16:7)

            O coração é apresentado como fonte de todas as intenções e pensamentos. Deus conhece cada partícula do que se passa em nossa mente. Não podemos esconder absolutamente nada dEle. Alguém poderia questionar a Deus pela falta de privacidade devido Ele poder conhecer o mais profundo dos pensamentos. No entanto, para o ímpio esta pode ser uma preocupação e tanto, mas para o filho de Deus, o fato de Ele vigiar nossos pensamentos nos favorece largamente, pois assim Deus pode nos defender de forma justa diante das acusações das pessoas e de Satanás. O problema é que, tanto as pessoas quanto o diabo não podem ler nossos pensamentos, e assim, só por observar o nosso exterior, rotineiramente fazem acusações injustas contra nós. Conhecendo Deus nossas intimidades no pensar, Ele, por ver nossas lutas e sinceridade, pode nos entender e agir em nosso favor. Ellen White afirma que “o Senhor Deus é exato ei infalível em Seu entendimento. Ele compreende a operação da mente humana, os ativos princípios dos agentes humanos que formou, justamente como são influenciados pelos objetos que se apresentam e de que modo agem sob qualquer tentação que lhes sobrevenha, em qualquer circunstância em que sejam colocados” (Mente, Caráter e Personalidade, v.2, p. 781). Além do mais, Deus, por conhecer nossos pensamentos “quando nos achamos em perplexidade, ainda antes de Lhe expormos nossa aflição, já está tomando providências para nosso livramento. Nossa dor não Lhe é despercebida. Ele sempre sabe muito melhor que nós exatamente o que é necessário para o bem de Seus filhos, e nos guia como escolheríamos ser guiados, caso pudéssemos discernir o próprio coração e ver nossas necessidades e perigos como Deus os vê. Mas seres finitos raramente conhecem a si próprios. Não compreendem a própria fraqueza. ...Deus os conhece melhor que eles mesmos, e compreende a maneira de os conduzir” (Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 314).
            Como já foi dito, Satanás não pode ler nossos pensamentos, pois tanto ele quanto seus anjos só podem observar, ouvir e imaginar o que se passa no interior. “Satanás não pode ler nossos pensamentos, mas pode ver nossas ações, ouvir nossas palavras; e, mediante seu longo conhecimento da família humana, pode formar suas tentações para tirar proveito de nossos pontos fracos de caráter” (Review and Herald, 19 de maio de 1891). Por esta razão que seria melhor que aprendêssemos a orar mais através do pensamento do que pelos lábios.
            Também precisamos ter em mente que, não há como esconder nada de Deus. Os homens podem jamais ver os mais íntimos pensamentos que se passam em nossa mente, mas Deus os pode ler um a um. Os homens não podem ver os pecados que possivelmente contemplamos com os olhos, mas Deus os pode saber minuciosamente. Não podemos ocultar nada do Senhor. É claro que esta advertência serve apenas para o ímpio e rebelde, pois os sinceros lutarão valorosamente contra toda e qualquer tentação; lutarão destemidamente dia após dia para dominar os pensamentos e os olhos tornando-os cativos ao Senhor da glória. Serão capazes de dizerem para Deus o que o salmista disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23,24).

Leitura Adicional

            “Deus conhece seus motivos, reais intenções e propósitos. Dirijam-se a Ele com o espírito todo maculado como está. Como o salmista, abram os recantos do coração ao olhar onisciente de Deus, exclamando: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23,24). Submetendo-Lhe o coração para ser refinado e purificado, e vocês se tornarão participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo. Estão, vocês estarão ‘sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês’ (1Pe 3:15). A paz de Cristo será sua, e seus nomes permanecerão registrados no livro da vida; seu título à herança celestial trará o selo real, o qual ninguém sobre a Terra ousará questionar. Ninguém poderá barrar sua entrada pelos portais da cidade de Deus, e terão livre acesso à presença real e ao templo de Deus” (Testemunhos Para a Igreja, v.5, p.333).
           
            “A oração não é compreendida como deveria ser. Nossa oração não deve ter o objetivo de informar a Deus sobre qualquer coisa que Ele não saiba. O Senhor conhece os segredos de cada coração. Nossas súplicas não necessitam ser longas e em voz alta. Deus lê os pensamentos ocultos. Podemos orar em segredo, e aquele que vê secretamente ouvirá, recompensando-nos publicamente” (Mensagens aos Jovens, p. 247).

            “Então, crianças, peçam a Deus que faça por vocês o que vocês mesmas não podem fazer. Contem tudo a Jesus. Abram perante Ele os segredos de seu coração; pois os Seus olhos perscrutam o mais íntimo recesso da mente e lêem seus pensamentos, como num livro aberto. Quando pedirem o que for necessário para seu bem creiam que o receberão, e o terão” (O Lar Adventista, p. 299).

QUINTA E SEXTA, 03 E 04 DE FEVEREIRO
A paz de Cristo em nosso coração
(Cl 3:1-17)

            Leia com atenção o texto de hoje e medite em cada situação de deformidade que deve ser combatida. Colossenses 3 é um bom capítulo para entendermos o que poderia ser perfeição cristã. Deveríamos meditar continuamente nesses versos e suplicar a Deus que retire cada aresta de caráter existente ali.
Todos os pecados mencionados por Paulo sempre começa nos pensamentos. Portanto, é bastante coerente que lutemos para ter a mente mais pura e livre do pecado possível. A este respeito escreveu Ellen White que “todos somos agentes morais livres e, como tais, temos de pôr os pensamentos a correr no conduto certo. Esse é um vasto campo no qual a mente pode ter participação com segurança. Se Satanás procurar desviar a mente para assuntos baixos e sensuais, vamos levá-la de volta e colocá-la em coisas eternas; e quando o Senhor vir o resoluto esforço feito para reter apenas pensamentos puros, Ele atrairá a mente, como um imã, purificará os pensamentos e os habilitará a se purificar de todo pecado secreto, destruindo ‘toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo pensamento à obediência de Cristo’’’ (2Co 10:5). Afirma ainda que “a primeira obra dos que desejam se reformar é purificar a imaginação. Se a mente for guiada em direção viciosa, tem de ser refreada, cultivando só assuntos puros e elevados. Quando formos tentados a ceder a uma imaginação corrupta, fujamos para o trono da graça e oremos pedindo forças do Céu. Na forma de Deus, a imaginação pode ser disciplinada, de modo a só de demorar em coisas puras e celestiais” (Mente, Caráter e Personalidade, v.2, p. 595).
           
            Que bom saber que não estamos sozinhos nesta luta. Por mais árdua que possa ser, Deus quer nos ajudar a vencer as provas tornando-nos fortes e vitoriosos. No entanto, Deus não pode dar os passos iniciais que cabe a nós dar. Assim como na experiência do mar vermelho com o povo de Israel, Deus somente abrirá o mar para nos conceder a vitória e força se dermos os passos na direção correta. Precisamos lutar ferozmente contra todo mau pensamento. Se conseguirmos colocar rédeas na mente a ponto de conseguir desviar os maus pensamentos, nosso crescimento em Cristo será surpreendente e a paz com Deus excederá nosso coração. Não há nada mais importante para o cristão quando ele vive em paz com Deus a todo o momento. As dificuldades nos perseguirão e Satanás não desistirá em tentar nos atingir pelas portas do fundo de nossas fraquezas; mas com Deus, e persistentemente vigiando as avenidas da alma, o inimigo será derrotado e seremos vitoriosos no sangue do Cordeiro.

Leitura Adicional

            “Nossas faculdades perceptivas aumentarão em poder e vigor, se consagrarmos todo o ser, corpo, mente e espírito, à realização de uma obra santa. Façamos todo esforço, na graça e pela graça de Cristo, para alcançar a alta norma que nos é proposta. Poderemos ser perfeitos em nossa esfera, como Deus é perfeito na Sua. Não declarou Cristo: ‘Sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês’? (Mt 5:48).
            Não devemos nos considerar meros recipientes passivos da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Deus nos confiou talentos preciosos e requer o aproveitamento desses talentos. Os juros sobre o capital emprestado Lhe são devidos. ...Submetendo nossa vontade à dEle, nos aperfeiçoaremos na linguagem e nos conceitos espirituais. ...
            Devemos guardar cuidadosamente as faculdades da mente. Nossos pensamentos devem ser mantidos sob controle do Espírito Santo. ...É nossa obra avançar rumo à perfeição, fazendo progresso constante, até sermos afinal pronunciados dignos de receber a vida imortal. E, mesmo então, a obra de progredir não cessará, mas continuará através da eternidade” (Nos lugares Celestiais [MM 1968], p. 186).

            “Cercado diariamente pela tentação, sofrendo a contínua oposição dos guias do povo, Cristo sabia que deveria fortalecer Sua humanidade pela oração. A fim de ser uma bênção aos homens, precisava comungar com Deus, suplicar energia, perseverança e firmeza. Assim Ele mostrou aos discípulos o esconderijo de Sua força. Sem essa comunhão diária com Deus, nenhuma criatura humana poderá conseguir poder para o serviço. Unicamente Cristo pode dirigir corretamente os pensamentos. Só Ele pode comunicar nobres aspirações e moldar o caráter segundo a semelhança divina. Se dEle nos aproximarmos em fervorosa oração, Ele nos encherá o coração de desígnios elevados e santos e de profundos anseios de pureza e justiça. Os perigos que se adensam ao nosso redor exigem cuidadosa vigilância dos que possuem alguma experiência nas coisas de Deus. Os que andam humildemente diante do Senhor, sem confiança na própria sabedoria, compreenderão o próprio perigo e conhecerão o cuidado mantenedor de Deus (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 323, 324).

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br