Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 02 – 1º Trimestre 2011 (1º a 8 de janeiro)



Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 02 – 1º Trimestre 2011 (1º a 8 de janeiro)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 01 DE JANEIRO
Provisão divina para a ansiedade
(1Pe 5:7)
           
            “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5:7).

            Medo e ansiedade são um dos sentimentos mais estudados pela psicologia contemporânea. Em algumas circunstâncias, essas emoções poderão tornar a vida de algumas pessoas uma verdadeira desgraça.
            Pela ciência moderna, já se sabe que, tanto o medo quanto a ansiedade podem trazer grandes prejuízos para a saúde física e mental. Acredita-se que muitas doenças tenham sua verdadeira causa nas próprias emoções. Ellen White afirma que noventa por cento das doenças encontram-se na própria mente humana (Conselhos sobre saúde, p. 324), e que a plena confiança em Deus nos revigorará a saúde (Conselhos sobre mordomia, p. 115). Estas declarações inspiradas mostram o quanto devemos aprender a lidar com nossos sentimentos, especialmente quando eles tendem a nos trazer tristeza e desânimo.
            Nesta semana, vamos analisar e compreender a forma como Deus nos provê restauração e vigor emocional. A pergunta que surge é: Podemos viver sem medo e sem ansiedade num mundo tão conturbado e cheio de surpresas? A resposta pode ser encontrada se eu e você aprendermos a confiar mais em Deus e em sua provisão.

Leitura Adicional

            “Sejam quais forem suas ansiedades e provações, exponha-as diante do  Senhor. Seu coração será fortalecido para a resistência. O caminho se abrirá para libertá-lo de todo embaraço e dificuldade. Quanto mais fraco e impotente você se reconhecer, tanto mais forte se tornará em Sua força. Quanto mais pesados forem seus fardos, tanto mais abençoado será o descanso ao lançá-los sobre o Ajudador. As circunstâncias podem separar amigos; as ondas desassossegadas do vasto mar podem rolar entre nós e eles. Mas nenhuma circunstância, distância alguma nos pode separar do Salvador. Seja onde quer que estivermos, Ele Se acha ao nosso lado para sustentar, manter, proteger e animar. Maior que o amor da mãe por seu filho é o de Cristo por Seus remidos. É nosso privilégio descansar em Seu amor e dizer: ‘Nele confiarei; pois deu Sua vida por mim.’
             O amor humano pode mudar, mas o amor de Cristo não conhece variação. Quando chamamos a Ele por socorro, Sua mãos está estendida para salvar” (Ciência do Bom Viver, p. 72).

DOMINGO, 02 DE JANEIRO
A primeira experiência de temor
(Gn 3:6-10; Sl 23:4; Pv 1:33; Ag 2:5; 1Pe 3:14; 1Jo 4:18,19)

            No Éden, antes do pecado, Adão e Eva não possuíam medo e ansiedade. No lugar de tais sentimentos, eles possuíam amor que gerava plena confiança em Deus. No entanto, quando o pecado se manifestou na vida deles, no lugar do amor e confiança, passaram a reinar o medo, insegurança e a ansiedade. Observem bem, no lugar da confiança em Deus, o medo passou a reinar.
            Segundo os estudos de psicologia, o medo funciona como uma espécie de válvula de escape; um botão de emergência ou, como é chamado por psicólogos: um mecanismo de defesa. O medo leva o ser humano a reagir para se defender das ameaças. Por exemplo, alguém que tenha medo do escuro, quando as luzes se apagam, se levanta rapidamente para acender uma vela. Esta reação é motivada pelo medo com o objetivo de se defender do escuro. No âmbito espiritual, aqueles que aprendem a confiar em Deus, se arriscam mais por Ele. Entretanto, aqueles que ainda não aprenderam a confiar nEle, buscam com suas próprias mãos, uma solução para as ameaças existentes, mesmo que isto signifique desprezar a vontade de Deus.
            Hoje, o Espírito Santo, está atuando constantemente na vida dos que entregaram os caminhos nas mãos de Deus com o objetivo de realizar a transformação do caráter e trazer mais maturidade espiritual ao ponto de fazer crescer a confiança nas promessas de Deus. Na medida em que formos aprendendo a confiar mais nEle, colocando de lado nossas preocupações e ansiedades, mais saudáveis nos tornaremos e com mais frequência teremos percepção dos milagres em nosso favor. Os textos lidos para estudar a lição de hoje, são uma evidência clara da presença constante do Senhor e do desejo de cuidar de nós como se fôssemos os únicos existentes neste mundo. Guarde bem esta frase: Na verdade, não temos absolutamente nada do que temer, a não ser os nossos próprios medos.

Leitura Adicional

            “Quando Adão e Eva perceberam quão exaltada e sagrada é a lei de Deus, cuja transgressão tornou necessário um sacrifício tão custoso para a salvá-los da ruína, eles juraram por si e por seus descendentes suportar a pena de sua transgressão, a fim de evitar que o amado filho de Deus fizesse esse sacrifício. A angústia de Adão aumentou. Viu que seus pecados eram tão enormes que envolviam consequências terríveis. E requeriam que o honrado Comandante do Céu, que havia andado com ele e com ele conversado, enquanto vivia em santa inocência, a quem os anjos adoravam, deveria ser destituído de Sua exaltada posição para morrer por causa da transgressão do homem (Signs of the Times, 30 de janeiro de 1879).

            “Depois que Adão pecou, um sentimento de terror se apoderou dele. Havia sobre ele um temor constante. Vergonha e remorso torturavam seu coração. Nesse estado de espírito, ele desejava estar o mais distante possível da presença de Deus, a quem ele havia amado de tal maneira que com Ele costumava se encontrar em seu lar edênico. Mas o Senhor seguiu esse homem de consciência pesada, e embora condenasse o pecado de Adão, do qual ele era culpado, deu-lhe palavras de promessa e graça. Ao pronunciar a maldição sobre o enganador, Deus disse: ‘Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar’” (Gn 3:15, Signs of the Times, 23 de dezembro de 1886).

SEGUNDA, 03 DE JANEIRO
Não tenha medo
(Gn 15:1-3; Dt 31:8; 2Cr 20:17; Lc 21:9; Jo 14:27)

            Definitivamente, como é difícil confiar plenamente em Deus! Assim como Abrão, pensamos continuamente no amanhã e se realmente triunfaremos em nossos propósitos. Temos dificuldades em confiar na sabedoria divina quanto a nosso destino nesta vida. Deus, muitas das vezes é colocado como plano B em nossa vida, enquanto que nossos métodos e estratégias são encarados como plano A. Em alguns casos, os planos de Deus podem até ser encarados como plano A, no entanto, quando Ele aparentemente demora ou age de forma incompreensível a nós, rapidamente O empurramos para o plano B.
            A ansiedade é uma vilã para a fé cristã, pois, é capaz de nos fazer duvidar da providência divina e levar-nos a agir desesperadamente com nossas próprias forças e sabedoria. Este tipo de sensação também pode nos fazer viver na angústia da incerteza causando sérios danos à mente e ao corpo. Nossa saúde como num todo pode ser grandemente afetada pela angústia causada pela ansiedade.
            Tanto na experiência de Abrão, quanto nas dos outros personagens citados nos textos acima, Deus apelou para que pudessem crer em sua provisão e cuidado. As afirmações para que não temessem, são em outras palavras, a iniciativa de Deus em confirmar que Ele agirá em todo o momento por eles. Em Josué capítulo 1, por três vezes Deus repete a expressão “sê forte e corajoso”, e na terceira vez, Ele pede para que Josué não tenha medo. Josué, assim como os demais personagens, mesmo não merecendo, presenciou poderosamente os milagres paternos do Senhor conduzindo todos os seus passos na vida. Da mesma forma, todos nós, se acreditarmos e entregarmos nossa vida em suas mãos, com certeza, seremos conduzidos para cumprir os propósitos escritos em Seu coração. Ele será nossa vitória e nosso sucesso nesta vida e para a vida eterna. Para ser mais claro, devemos entregar o controle remoto de nosso viver nas mãos de Deus, permitindo que ele aperte os botões necessários.

Leitura Adicional

            “Não é da vontade de Deus que Seu povo seja sobrecarregado de cuidados. Mas nosso Senhor não nos engana. Ele não nos diz: “Não tenha medo, não há perigos no caminho”. Ele sabe que há provações e perigos, e lida conosco de forma clara. Não se propõe a tirar Seu povo de um mundo de pecado e mal, mas lhe indica um refúgio que nunca falha. Sua oração por Seus discípulos foi: ‘Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal’ (Jo 17:15). ‘Neste mundo”, diz Ele, ‘vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo’ (Jo 16:33). ‘Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes Me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas Eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia’ (Jo 15:18,19; Review and Herald, 3 de fevereiro de 1885).

TERÇA, 04 DE JANEIRO
Confiança contra a ansiedade
(Jo 14:1-2; 13:33-38; Sl 118:8-9; Mt 18:3)

            A verdadeira confiança põe de lado o medo e qualquer motivo que sirva de impecílio para a entrega. “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”. Que promessa maravilhosa, mas quão difícil tem sido confiar nela. Confiar em Deus significa fazer exatamente o que outros chamariam de loucura. Não estou falando de uma fé cega e irracional, mas de atitude que revele bem a nossa total dependência do Senhor. O problema na verdade, é que normalmente sonhamos com tanta coisa desta vida terrena que acabamos nos esquecendo do verdadeiro significado da nossa existência. Possuir riquezas, um bom carro, uma boa casa, um bom marido ou esposa, filhos, são propósitos bons, no entanto, passam a perder o significado quando Deus é deixado de lado para serem alcançados. Ficamos ansiosos demais com o dia de amanhã quando nem sequer estamos vivendo o dia de hoje. Às vezes pedimos tantas coisas materiais ou passageiras e nos esquecemos que nada desta terra será levado para o Céu. Precisamos aprender a pedir a Deus mais para ser do que para ter.
            Observe que em João 14, Jesus apresenta o que realmente Ele julga ser importante para nós. Nada é mais importante do que possuir um lar na eternidade, principalmente se neste lugar vivermos ao lado de Deus, dos anjos e nossos amigos. Ele poderia muito bem nos conceder todos os desejos de nossos corações, porém, como bem sabemos, nossos desejos poderão ser nossos maiores inimigos. Deus sabe de todas as coisas, e sabe bem que, se atender muitos de nossos sonhos, perderemos completamente a noção da necessidade de um Salvador. Nossas ansiedades, muitas das vezes não passam de fúteis sensações de desconfiança, insegurança e medo.

Leitura Adicional

            “Quando caminhamos gemendo, deixamos sobre as mentes a impressão de que Deus não está satisfeito por sermos felizes e, nesse sentido, damos falso testemunho contra nosso Pai celestial. Satanás exulta quando pode levar o povo de Deus à descrença e desânimo. Tem prazer em nos ver desconfiar de Deus, duvidar de Sua disposição e poder para nos salvar. Quer nos fazer sentir que o Senhor vai nos fazer mal por Suas providências. Que a atitude de dúvida seja mudada! O Cristo do Antigo Testamento é o mesmo Cristo do Novo Testamento. Seus mandamentos e promessas são idênticos. Quando ordenou que Seu povo da antiguidade se alegrasse diante dEle, foi para conforto deles, bem como para o nosso. A felicidade procurada apenas por motivos egoístas, fora do caminho do dever, é mal equilibrada, indecisa e transitória, e quando termina, a pessoa se encontra cheia de solidão e tristeza. Mas quando nos envolvemos com o serviço de Deus, o coração fica iluminado com ações de graças, pois o cristão não é deixado a andar em caminhos incertos, não é abandonado em pesares e decepções infrutíferos. Se não temos os prazeres da vida, podemos ainda ser felizes em olhar para a vida além. Nunca devemos duvidar de Deus. Ele nos criou, Ele nos ama e, em um único e rico dom, derramou todo o Céu por nós. “Aquele que não poupou seu próprio filho, antes, por todos nós O entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?” (Rm 8:32).
            Deus conhece nossas necessidades e tomou providências para elas. O Senhor tem um tesouro de suprimentos para Seus filhos, e pode lhes dar o que precisam em todas as circunstâncias. Então, por que não confiar nEle? Ele fez promessas preciosas para Seus filhos sob a condição de fiel obediência a Seus preceitos. Não há um fardo que Ele não possa remover, não há trevas que Ele não possa dissipar, não há fraquezas que Ele não possa transformar em poder, não há temores que Ele não possa acalmar, não há aspiração digna que Ele não possa orientar e justificar” (Review and Herald, 14 de janeiro de 1890).

            “É o amor ao próprio eu que destroy nossa paz. Enquanto o eu estiver vivo, estaremos sempre prontos a protégé-lo de mortificação e insult; mas se estiver morto, e nossa vida se achar escondida com Cristo em Deus, não levaremos a sério desatenções e desprezos.” (Este dia com Deus [MM 1980], p.80).

QUARTA, 05 DE JANEIRO
Pássaros e lírios
(Mt 6:25-33)

            Quando olhamos com atenção para os detalhes da natureza, observando as cores da pena de um pavão, ou as cores vivas pintadas com detalhes nas asas das borboletas, ou então quando sentimos o suave perfume das rosas, não dá para ficar inerte diante de tanta beleza e não perceber como Deus é detalhista em todos os sentidos. Não é possível passar por despercebido, dentro do que ainda é possível, como o Senhor é capaz de manter tudo em seu mais perfeito funcionamento. A lei da gravidade, as leis da química, da física, as leis da germinação, crescimento e amadurecimento; tudo funcionando em seu devido lugar com o objetivo único: nosso cuidado.
            Nada na natureza tem sentido, se o objetivo não for o de nos suprir de oxigênio, alimento, refrigério e qualquer outro cuidado que resulte na conservação de nossa vida e felicidade. Se Deus se preocupa em manter todos esses milagres em funcionamento diário para nossa sobrevivência, o que mais Ele não daria para nossa mais terna satisfação? Como ainda duvidar dos cuidados do Senhor, quando Ele nos cerca de inúmeros cuidados? Estamos rodeados por coisas que foram criadas e que são mantidas como dádiva a nós! Ainda somos capazes de acreditar que fomos abandonados, ou que Deus não se importa conosco. A ansiedade e o medo, na maioria das vezes existem apenas em nossa mente, e muitas das vezes são alimentadas por nós mesmas ao dar rédeas soltas às imaginações que só trazem mais aflições e incredulidade. Como bem ilustrou o autor, citando Winston Churchill: “Lembro-me da história do homem idoso que disse no leito de morte que tivera muitas dificuldades na vida, a maioria das quais nunca aconteceu”
(http://www.saidwhat.co.uk/quotes/political/winston_churchill).

Leitura Adicional

            “Os animais irracionais não pensam, mas Deus cuida deles. ‘Não têm vocês muito mais valor que as aves?’ Cristo pergunta. ‘Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, Eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mt 6:26-33).
            Essa lição é dada a todos os que amam a Deus e guardam Seus mandamentos. Aquele que deu Sua vida para que não perecêssemos é o Mestre divino, e Ele concede todas as bênçãos do mundo natural, as chuvas que caem sobre a terra, o orvalho, o sol glorioso, dando-as tanto aos agradecidos quanto aos ingratos. A graça da providência de Deus fala a cada pessoa, confirmando o testemunho de Cristo sobre a suprema bondade de Seu Pai. O Senhor deseja que Seu povo perceba que as bênçãos que concedeu a todos os seres da criação são proporcionais ao lugar que esse seres ocupam na escala da criação. Se até mesmo as necessidades dos animais irracionais são atendidas, podemos apreciar as bênçãos que Deus concede aos seres formados à Sua imagem?” (General Conference Bulletin, 1º de outubro de 1899).

QUINTA E SEXTA, 06 E 07 DE JANEIRO
Um dia de cada vez
(Mt 6:34; Fp 4:11-12)

            Uma das coisas que julgo ser importante aprendermos para conseguirmos deixar de ser ansiosos seria: ADQUIRIR MATURIDADE ESPIRITUAL.
            Quando temos maturidade, conseguimos agir com mais calma e sabedoria diante das criticas; saberemos agir com menos sofrimento diante de perdas reais ou boatos alheios; agiremos com mais paciência diante de contrariedades e mentiras que se levantam contra nós; enfim, com maturidade, confiança nos cuidados de Deus e com a paz que Ele nos concede, nada será capaz de fazer desabar o chão em que estamos pisando. A forma como agimos, determinará o resultado das consequências que virão sobre nós. O que estou querendo dizer é que, muitas das vezes, a forma como agimos diante das circunstâncias, apenas pioram nossa situação. Às vezes os problemas na verdade nem existem e nunca existiram, mas a forma como lidamos com eles, acaba materializando-os enchendo-nos de perturbações.
            Sem dúvida alguma, maior do que os problemas que nos surgem é a forma como lidamos com eles. Se fôssemos mais maduros, e se confiássemos mais em Deus e menos em nós, viveríamos mais satisfeitos e seríamos menos afetados pelas ansiedades do dia a dia. Pode ser que, nesta vida, nunca deixemos de ser ansiosos, no entanto, pelo poder de Deus e confiança nEle, a ansiedade pode deixar de nos afetar de maneira destrutiva.

Leitura Adicional

            “Vivemos apenas um dia de cada vez. Não temos que fazer o trabalho de uma vida em poucas horas. Não precisamos olhar para o futuro com ansiedade, porque Deus fez o possível para que sejamos vencedores cada dia, e Ele nos dará a graça necessária para que sejamos vencedores. Estou feliz por ter apenas um dia de cada vez para trabalhar. Não devemos subestimar as responsabilidades e dedica-lo ao serviço do inimigo. Não devemos gastá-lo na busca dos trajes da moda, na decoração da casa, como se fôssemos moradores permanentes da terra. Devemos empregar os momentos de nossa vida negociando os talentos que nos foram confiados, no uso de nossa capacidade para glorificar a Deus, em vez de glorificar a nós mesmos. Todo o nosso estudo deverá ser como podemos obter a aprovação de Deus. Se fizermos Sua vontade, com o único objetivo de enaltecer Sua glória, seremos capazes de dizer: ‘Eu sei que o meu Redentor vive’ (Jó 19:25). Embora falhem o coração e a carne, Jesus vive para ser minha força e meu dote para sempre. Aquele que é sempre fiel e verdadeiro entre os que são mutáveis e falsos será nossa resistência, e nos fará prosperar em tudo o que empreendermos. Quando procurarmos agradar a Deus, verifiquemos que existe alguém que está trabalhando por nós, Aquele mesmo cujo nome é ‘Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz’.
            Não há razão para nos desanimarmos, não há razão para falarmos de nossa dúvidas e tentações. Temos feito muito disso, mas abandonemos esse hábito. Quando encontramos os amigos, não devemos contar nossas piores experiências. Tentemos manter os pensamentos na porta aberta que Cristo colocou diante de nós. Vamos nos deter no reconfortante pensamento de que Jesus vive para interceder por nós. Falar de nossos problemas e provações não é ser semelhante a Cristo. Não representa bem a Cristo ou Seu serviço. Os anjos estão ouvindo para saber que tipo de relatório levaremos ao mundo sobre o Mestre celestial. Não é Cristo que lança em nosso percurso a sombra escura da qual nos queixamos. É Satanás que escurece nosso caminho com a própria sombra, mas não devemos falar de suas trevas. Seja nossa conversa a respeito daquele que vive para interceder por nós diante do Pai. Quando tomamos a mão de um amigo, que seja o louvor a Deus que esteja em nossa boca e coração. Isso atrairá seus pensamentos a Jesus. Se contemplarmos as promessas de Deus com calma e confiança e, pela fé simples e infantil, as reclamarmos como nossas, descobriremos que a escuridão desaparecerá. Examinemos as Escrituras, e a luz romperá sobre nós. Confessemos os pecados particulares que temos acariciado, busquemos o arrependimento deles e os abandonemos. Se professarmos ser seguidores de Cristo e, ao mesmo tempo, acalentarmos mundanismo, orgulho e formalidade, lançaremos vergonha sobre o Senhor. O poderoso vencedor apresentou lugar e fatigas como o preço da vitória.” (Review and Herald, 26 de março de 1889).

            “Precisamos viver apenas um dia de cada vez e, se nos familiarizarmos com Deus, Ele nos dará forças para o que virá amanhã, graça suficiente para cada dia, e cada dia trará suas próprias vitórias, assim como suas provas. Temos conosco o poder do Altíssimo, pois estaremos revestidos da couraça da justiça de Cristo. Temos o mesmo Deus que operou por Seu povo nos séculos passados. Jesus está ao nosso ladoç vamos vacilar? Não! Ao virem as provas, o poder de Deus virá com elas. Deus nos ajudará a permanecer na fé em Sua palavra e, enquanto estivermos unidos, Ele operará com poder especial em nosso favor” (Review and Herald, 29 de abril de 1890).


Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br