Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 05 – 4º Trimestre 2010 (23 a 30 de Outubro)


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 05 – 4º Trimestre 2010 (23 a 30 de Outubro)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 23 DE OUTUBRO
SENHORA DAS CIRCUNSTÂNCIAS
(Pv 14:33)

            “No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume” (Pv 14:33).

            Abigail, mulher forte, íntegra e temente. Casada com um homem fraco, indolente e inescrupuloso. Um casal, porém, duas vidas completamente diferentes. Nabal era precipitado e rápido no errar e extremamente lento para acertar. Quando sóbrio, vivia na tolice, imagina então quando bêbado e demasiadamente fora de si.
            Abigail, mesmo casada com um homem tão tolo, imprudente e estúpido, foi capaz de arriscar sua própria vida para livrar a de seu esposo irreverente. Esta história pode ser estranha para os orgulhosos de nosso tempo, mas se torna gloriosa e cheia de beleza quando, olhando para Abigail, pensamos no que Deus foi capaz de fazer por nós. Nossa situação comparando-a com a de Nabal, não parece ser muito diferente.

Leitura adicional

“No caráter de Abigail, esposa de Nabal, temos uma ilustração da feminilidade segundo a ordem de Cristo, enquanto seu marido ilustra o que se pode tornar um homem que se entrega ao controle de Satanás (Cristo Triunfante [MM 2002], p. 144).

“A humildade é o constante resultado da ve4rdadeira sabedoria. Os que têm essa graça ouvem pacientemente a advertência e o conselho de outros, dando-lhes a devida importância. Não submetendo a outros seu próprio julgamento, mas, se a idade e experiência, porque percebem a força das orientações dadas. Esses homens nunca pensarão que têm experiência suficiente, mas que o conhecimento que obtiveram é tão pequeno proporcionalmente ao que podem obter, que são estimulados a continuar com perseverança, aprendendo e ensinando (Manuscript Release, v.19, p.9).

DOMINGO, 24 DE OUTUBRO
ALGUÉM QUE OUÇA
(Is 28:23; Mt 15:10; Tg 1:19; 1Sm 25:1-11)

Certa feita, um jovem que se afastara de Cristo e da igreja, foi preso por ter sido pego em flagrante usando drogas. Passou alguns anos aprendendo lições importantes naquela penitenciaria. Visitando-o fez questão de dizer que, ali é o melhor lugar para os cristãos passarem uma temporada. Foi-lhe perguntado o motivo, e ele respondeu: Para aprenderem a ficarem calados quando preciso e saber ouvir quando necessário.
Esta revelação surpreendente me fez ficar muito pensativo, pois, muitos de nós precisamos aprender a usar melhor a língua e os ouvidos. Muitas das vezes a língua tem sido usada de maneira irresponsável e inconsequente trazendo prejuízos irreparáveis aos outros. Da mesma forma, motivados pelo orgulho pessoal, muitos de nós temos ouvido muito pouco. A suposta ideia de superioridade tem trazido muitas desgraças entre as pessoas. O Orgulho tem tornado muitas pessoas surdas, especialmente quando se trata de ouvir aqueles que aparentemente são inferiores em algo (apenas aparentemente).

Nabal, por arrogância e orgulho, não quis ouvir seus servos, e consequentemente colheu perdas irreparáveis. Davi também não foi santo neste episódio, pois não agiu da mesma forma como agiu com Saul ao ter oportunidade de matá-lo. Poderia ter exercido o mesmo domínio próprio que exerceu com o rei. Esta é uma lição preciosíssima para todos nós. Podemos sair vitoriosos em uma circunstância, mas, se estivermos afastados de Jesus, poderemos vir a falhar no mesmo aspecto que dias anteriores nos havia tornado vencedores. A vitória de hoje não é garantia de vitória no amanhã se estivermos desestabilizados em Cristo.

Leitura adicional

“Num momento de necessidade, enviou Davi mensageiros a Nabal com uma mensagem cortês, solicitando alimento para si e seus homens. Nabal respondeu com insolência, retribuindo o bem com o mal e recusando-se a partilhar com o próximo a sua fartura. Nenhum mensagem poderia ter sido mais respeitosa do que a e Davi para esse homem, mas Nabal acusou falsamente Davi e seus homens, a fim de justificar o próprio egoísmo, e representou Davi e seus seguidores como escravos fugitivos. Quando o mensageiro voltou com essa afronta insolente, a indignação de Davi foi incitada e ele decidiu obter vingança imediata.

Um dos jovens a serviço de Nabal, temendo os maus resultados que viriam no rastro da insolência do patrão, informou o caso à esposa de Nabal, sabendo que ela possuía um espírito diferente do de seu esposo e era uma mulher de grande prudência. Ele descreveu o verdadeiro caráter de Nabal enquanto apresentava as dificuldades a ela, dizendo: “Agora, pois, considerava e vê o que hás de fazer, porque já o mal está, de fato, determinado contra o nosso senhor e contra toda a sua casa; e ele é filho de Belial, e não há quem lhe possa falar” (1Sm 25:17; Manuscrupt Releases, v1, p.213; Cristo Triunfante, [MM 2002], p.144).

SEGUNDA, 25 DE OUTUBRO
AÇÕES FALAM MAIS ALTO QUE PALAVRAS
(1Sm 25; Mt 7:21;25:31-46; Tg 2:14-17)

Graças a Deus que as ações falam mais alto, pois, depois de ter tido a imagem manchada por um falso boato ou conclusões precipitadas, as suas ações serão as únicas testemunhas ou evidências claras de sua inocência. Como é fácil distorcer ou fazer valer uma imagem falsa sobre o caráter de uma pessoa! Com os veículos de comunicação existentes hoje, as palavras, boas ou más, podem alcançar fronteiras em questão de segundos. Mais do que em qualquer outro tempo, em nosso século, devemos praticar com mais firmeza a ética de dar crédito somente àquilo que presenciamos, participamos ou ouvimos diretamente da fonte como testemunha ocular. Fora disto, o resto deve ser jogado no lixo. Quantas vidas são destruídas por boatos distorcidos e maldizentes. Quantas pessoas são prejudicadas por palavras incontinentes. Mesmo que haja razão para falar mal, precisamos exercitar o dom da cordialidade e da bondade em palavras.

Infelizmente, o discernimento humano é manchado por orgulho e egoísmo. Se alguém nunca interpretou mal suas boas ações, então aguarde e se prepare, pois um dia você passará por este dilema e sentirá na pele o que significa ser difamado por algo que não fez. Deus passou por este dilema ao ser acusado falsamente por Satanás no céu. Consequentemente, Jeová foi mal interpretado pela terça parte dos anjos do céu. Na história de hoje, Davi julgou mal a casa de Nabal por suas ações inconsequentes. Se não fosse Abigail, quantas pessoas teriam morrido pela espada de Davi? Pela atitude errada de Nabal, muitas pessoas inocentes e de bom caráter poderiam ter sofrido já que Davi depositou muita ira contra Nabal. Esta lição nos ensina que, não podemos julgar uma pessoa por outra. O fato de uma ser de mau caráter, não significa que todas serão. Abigail foi corajosa em arriscar sua própria vida pelo seu esposo, enfim, até mesmo por todo o seu povo. Lembre-se que, suas ações serão suas únicas defesas. Isto não significa que não precisamos tomar cuidado com as palavras, o nosso cuidado deve começar por ai, pois tudo o que dissermos poderá ser usado contra nós mesmos.

Leitura adicional

“Davi mandou que seus homens cingissem as espadas, e se preparassem para o combate, pois ele havia decidido punir o homem que lhe havia negado o que era seu direito e ao dano havia acrescentado insulto. Essa ação impulsiva estava mais em harmonia com o estilo de Saul do que cm o de Davi, mas o filhos de Jessé ainda tinha que aprender as lições de paciência, na escola da aflição.” (Signs of the Times, 26 de outubro de 1888).

“Abigail compreendeu que algo precisava ser feito para impedir o resultado da falta de Nabal, e que ela devia assumir a responsabilidade de agir imediatamente, sem o conselho de seu esposo. Sabia que seria inútil falar com ele, pois tão somente lhe receberia a proposta com agressividade e desprezo. Repetiria para ela que era ele o senhor da casa, que ela era sua esposa e, portanto, sujeita a ele, devendo fazer o que ele ditasse. Ela sabia que a mensagem perversa deveria ser neutralizada imediatamente, e, sem o consentimento de Nabal, reuniu os suprimentos que na sua concepção seriam melhores para aplacar a ira de Davi, pois sabia que ele estava determinado a se vingar do insulto que havia recebido. ... O comportamento de Abigail nessa questão foi aprovado por Deus, e as circunstâncias revelaram nela espírito e caráter nobres (Cristo Triunfante [MM 2002], p. 144; Manuscript Releases, v.21, p. 213,214).

TERÇA, 26 DE OUTUBRO
TEMPO DE FALAR
(1Sm 25:23-31; Êx 32:22; Et 7:2-4; Is 53:12; Dn 9:15-19; Rm 8:34)

Impressionante a lição de hoje. Abigail me lembra muito bem o que Deus foi capaz de fazer por nós. Ele poderia ter lançado este mísero planeta nos confins do universo para nunca mais dele se lembrar. Mas, para nossa felicidade, isto Ele não fez.
Alguns, facilmente poderiam encarar a atitude de Nabal como uma oportunidade para que Abigail se livrasse dele e conquistasse definitivamente sua liberdade. No entanto, ela preferiu sacrificar sua vida pela vida de um homem que não merecia este tipo de favor. Da mesma forma, nós não merecemos o favor de Deus, mas mesmo assim, Ele se sacrificou por nós dando sua própria vida em substituição à nossa.

Neste ínterim, nós podemos ser comparados a Nabal. Somos pecadores, repugnantes, falsos, egoístas, orgulhosos, amantes dos prazeres, ingratos, maliciosos, céticos, insensatos, mentirosos e teimosos. Cristo olhou para nós, e assim como Abigail, intercedeu em nosso favor pagando um preço imensurável. A diferença é que Abigail não precisou substituir os danos de Nabal com sua vida, mas Cristo precisou ofertar seu sangue para que as exigências da transgressão pudessem ser cumpridas e consequentemente o passaporte para a vida eterna pudesse ser garantido a todos os que se entregassem a Cristo.

Abigail acalmou a ira de Davi, e Jesus Cristo acalmou a ira de Deus contra o pecado. Quem dera, houvesse em nossos dias, mais pessoas que pudessem agir com espírito de intercessão. Como os homens seriam se houvesse mais mulheres que pudessem exercer um papel tão nobre como o desta mulher. Uma mulher sábia e intercessora pode fazer tanto quanto um homem na salvação de pessoas.

Leitura adicional

“Quem dera que houvesse mais mulheres que acalmassem sentimentos irritados, impedissem resoluções precipitadas, e reprimissem grandes males por meio de palavras de calma e bem orientada sabedoria. “Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5:9; Signs of the Times, 26 de outubro de 1888; Refletindo a Cristo [MM 1986], p. 325).

“A oração e a fé farão o que nenhum poder sobre a Terra poderão realizar. Não precisamos estar tão ansiosos e aflitos. O instrumento humano não pode ir a todo o lugar, nem fazer todas as coisas que necessitam ser feitas. Frequentemente se manifestam imperfeições na obra, mas se mostramos inabalável confiança em Deus, não confiando na habilidade ou talento humanos, a verdade avançará. Coloquemos todas as coisas nas mãos de Deus, deixando que Ele faça a obra do Seu próprio modo, de acordo com Sua vontade, por intermédio de qualquer que Ele escolha. Deus usará os que parecem ser fracos, se forem humildes. A menos que seja controlada diariamente pelo Espírito Santo, a sabedoria humana se demonstrará loucura. Devemos ter mais fé e confiança em Deus. Ele efetuará Sua obra com sucesso. A fé e a oração fervorosa farão por nós o que nossa imaginação não conseguirá fazer (Manuscript Releases, v. 8, p. 218).

QUARTA, 27 DE OUTUBRO
O QUE ABIGAIL SE RECUSOU A FAZER
(1Sm 25:25,26)

Muitos vivem de pura aparência desconsiderando valores e princípios. Tudo a custa de um simples: “Ninguém está vendo”. Quantos são os que tentam justificar seus erros para poder manter uma falsa aparência de piedade. É muito comum ofendermos alguém e depois dizer que agiu errado porque estava estressado ou porque algo naquele dia o havia deixado fora de si. Às vezes jogamos a culpa em alguém, coisas, objetos e circunstâncias. Dificilmente dizemos: Me perdoe, agi desta forma porque sou pecador e ainda não venci este defeito de caráter. Me ajude com suas orações.

Abigail poderia ter arrumado muitas desculpas plausíveis e inteligentes, e com certeza Davi teria acreditado. No entanto, ela preferiu dizer a verdade a respeito de seu marido. Agindo pela sinceridade, pretendia alcançar a misericórdia de Davi. Na verdade, se não conhecêssemos a atitude de Davi quanto à intercessão de Abigail, poderíamos sugerir que seria melhor ela arrumar uma boa desculpa do que ser tão sincera como foi. Esta atitude de Abigail nos leva a acreditar que ela valorizava o bom caráter e a integridade. Em algumas ocasiões, a sinceridade e a verdade poderão nos custar muito mais do que as boas desculpas. Este exemplo chega até nós depois de tantos milênios com o objetivo de testemunhar o valor das atitudes corretas diante de Deus e dos homens. Como bem expressou Ellen White, “Deus requer homens - aqueles que aos Seus olhos serão fiéis.” (Filhos e Filhas de Deus, p. 194).

Leitura adicional

                “A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” (Educação, p. 57).
            “Abigail enfrentou Davi com respeito, mostrando-lhe honra e deferência, defendendo sua causa com eloquência e sucesso. Conquanto não desculpando a insolência de seu marido, ela ainda suplicou pela vida dele. Ela revelou também o fato de que não era apenas uma mulher discreta, mas também uma mulher piedosa, familiarizada com as obras e caminhos de Deus em relação a Davi. Ela manifestou sua firme fé no fato de que Davi era o ungido do Senhor (Manuscrito 17, 1891).
            “A piedade de Abigail, semelhante ao perfume de uma flor, exalava de seu rosto, de suas palavras e seu coração. Seu discurso, temperado com a graça, e cheio de bondade e paz, derramava uma influência celestial. Melhores impulsos vieram a Davi, e ele tremeu ao pensar quais poderiam ser as consequências de seu intuito precipitado (Vidas que Falam [MM 1971], p. 169).
QUINTA, 28 DE OUTUBRO
DENTRO E FORA
(1Sm 25:41; Mt 20:28)

Abigail foi uma mulher honrosa e trouxe honra a outros. Costurou o erro cometido por seu próprio marido e impediu que Davi cometesse um infortúnio sangrento. Davi reconheceu que cometeria um ato impensado se não fosse pela sabedoria e humildade desta mulher. Dois homens, duas histórias, dois inimigos e duas atitudes; mas apenas uma mulher para conseguir resolver um problema e evitar outro - envolvendo estes dois homens.

Esta bela história tem muito a ensinar aos homens e as mulheres. Aos homens, cabe a lição de que vale todo o custo e espera para escolher bem a mulher que dividirá as responsabilidades da vida. Casar-se com uma mulher sem caráter e princípios é o mesmo que conviver com uma serpente venenosa dentro de casa. A diferença é que, convivendo com uma serpente venenosa, após a picada, a dor e o sofrimento até a morte, durará pouco tempo. Convivendo com uma mulher sem caráter e princípios, o sofrimento durará até a velhice.

Para as mulheres, a lição importante é que, você pode ser íntegra e sábia como foi Abigail. Ela serve de exemplo a ser copiado por todas as mulheres que desejam ser honrosas diante de Deus. Você mulher, pode fazer muito por seu marido, seus filhos e por sua igreja. Seu marido não é infalível, e ele precisa tanto de você quanto imagina. O sucesso de uma família depende mais de uma mulher do que pensamos. É o caráter íntegro de você mulher que fará de seu marido e de seus filhos o diferencial para a vida e para a igreja. Já vi muitos homens brilhantes perderem seu brilho por causa de um casamento errado. O homem pode ter os mais diversos talentos e os mais nobres, mas, se ele não tiver uma esposa que seja tão nobre quanto os seus talentos, o sucesso dele, mais cedo ou mais tarde, redundará em fracasso total. Você que é mulher, se deseja possuir os valores que moldaram a vida de Abigail, caia todos os dias aos pés da cruz para pedir a Deus sabedoria e o poder do Espírito Santo para saber conduzir a vida do esposo e dos filhos. Tenho certeza que Deus não tornará seu pedido em vão.

Leitura adicional

“Uma vida cristã consagrada está sempre a derramar luz, consolação e paz. Caracteriza-se pela pureza, tato, simplicidade e utilidade. É dirigida por aquele amor abnegado que santifica a influência. Está repleta de Cristo, e deixa um rastro de luz aonde quer que seu possuidor vá. Abigail tinha sabedoria para reprovar e aconselhar. A paixão de Davi esvaiu-se sob o poder de sua influência e raciocínio. Ele ficou convicto de que assumira uma conduta imprudente e perdera o autodomínio. Com humilde coração, recebeu a repreensão em conformidade com suas próprias palavras: ‘Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo’ (Sl 141:5). Ele deu graças e louvores porque ela o aconselhara retamente. Muitos há que, quando reprovados, julgam ser dignos de elogios se recebem a repreensão sem se tornarem impaciente; mas quão poucos recebem a reprovação com coração grato e abençoam aqueles que os procuram salvar de seguir por um mau caminho!” (Patriarcas e Profetas, p. 667).

“Quando Davi ouviu a notícia da morte de Nabal, deu graças de que Deus houvesse tomado a vingança e Suas próprias mãos. Ele havia sido impedido de fazer o mal e o Senhor fez com que a perversidade do perverso recaísse sobre sua própria cabeça. Na maneira de Deus lidar com Nabal e Davi, as pessoas são encorajadas a colocar sua vida nas mãos de Deus, pois em Seu tempo oportuno Ele corrigirá as coisas.

Depois Davi se casou com Abigail. Isso não estava de acordo com o plano original de Deus; estava em oposição direta ao Seu desígnio, que um homem tivesse mais de uma esposa. Davi já era marido de Ainoã. O evangelho condena a prática da poligamia. O costume das nações do tempo de Davi havia pervertido seu julgamento e influenciado suas ações. Grandes homens têm errado grandemente ao seguir as práticas do mundo. O estudo de todos deve ser para conhecer a vontade de Deus e o que diz a Palavra do Senhor. O triste resultado dessa prática de ter muitas esposas foi tolerado para que pudesse ser sentido severamente por toda a vida de Davi.” (Signs of the Time, 26 de outubro de 1888).

 Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br