Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 11, 05 a 12 de junho


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 11, 05 a 12 de junho

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 05 DE JUNHO

OTIMISMO: FELICIDADE E CURA

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a fidelidade” (Lamentações 3:21-23).

Existe uma frase muito popular que diz: “O otimismo está nos olhos de quem vê”. Da mesma forma poderíamos dizer que, o pessimismo também está nos olhos de quem vê. Cada um vê o mundo sob a sua própria ótica. Alguns possuem uma ótica de mundo muito escura e cheia de desequilíbrios visuais enquanto que outros possuem uma visão de ótica mais aguçada, clara e equilibrada.

O que estou querendo dizer é que, enquanto alguns, ao olhar para um copo com água pela metade, chegam a compreensão pessimista de que logo o copo se esvaziará, outros chegarão a compreensão otimista de que, com mais um pouco de água, o copo estará cheio. As duas visões poderão estar corretas, mas este exemplo, usado por alguns psicólogos, tem o objetivo de mostrar na íntegra os que geralmente possuem uma visão mais pessimista da vida, das coisas e das pessoas que o cercam. Nesta semana, vamos compreender que o otimismo pode ser uma ótima ferramenta de felicidade e cura e o pessimismo uma ótima ferramenta para a doença, infelicidade e morte.

DOMINGO, 06 DE JUNHO

DEPRESSÃO E DESESPERO

Rei Davi

(5) “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.

(6) Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.

(7) Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.

(8) Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

(9) A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?

(10) Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?

(11) Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus (Sl 42:5-11)

Profeta Elias

(2) Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

(3) Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.

(4) Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

(5) E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

(6) Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.

(7) O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.

(8) Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

(9) Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?

(10) Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

(11) Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto;

(12) e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada.

(13) E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

(14) Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

(15) Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria.

(16) E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar.

(17) E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.

(18) Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou (I Rs 19:2-18).

Leia novamente as declarações de Davi em Salmo 42. É impressionante como a vida de um homem como Davi poderia ser surpreendida por um momento de extrema crise psicológica. Ele era como um bebê chorão e parecia que sempre havia lamentos em seus lábios com que se preocupar. É possível que o Grande Rei Davi tivesse seus momentos de tristeza, as mesmas que às vezes nos assaltam para retirar de nós o gosto e a sensibilidade para as coisas boas da vida. 

Outro exemplo é o de Elias, que teve momentos tão sérios de crise que chegou ao ponto de pedir ao anjo que lhe tirasse a vida (I Rs 19:4). Falando a respeito de Elias, Ellen White escreveu que: “Ele temeu que a reforma iniciada no Carmelo não fosse duradoura; e a depressão se apoderou dele. Havia sido exaltado ao topo do Pisga; agora estava no vale. Enquanto sob a inspiração do Onipotente, ele tinha resistido à mais severa prova de fé; mas neste tempo de desencorajamento, com a ameaça de Jezabel soando-lhe aos ouvidos, e Satanás ainda aparentemente prevalecendo mediante a trama desta ímpia mulher, ele perdeu sua firmeza em Deus” (Profetas e Reis, p. 161,162).

Neste caso em especial de Elias, parece que sua depressão mental, tenha surgido pela falta de fé em Deus, mas há muitos casos que não podemos julgar como sendo resultado de falta de fé, pois cada pessoa vive contextos e problemas totalmente diferentes. Aliás, é necessário muita habilidade, amabilidade, sensibilidade, amor, interesse, preocupação e sabedoria para ajudar as pessoas com tendências a depressão.

 O contexto que vivemos hoje, a correria da vida, o desemprego, a falta de sinceridade das pessoas, as traições, as injustiças, os baixos salários, e muitas outras coisas, podem ser ferramentas para desencadear preocupações e baixa estima, propiciando crises psicológicas e até mesmo depressão. Mas com certeza, as primeiras palavras que devem ser transmitidas a uma pessoa com tais problemas, sem dúvida nenhuma são as palavras de confiança e entrega a Deus. Devemos olhar nos olhos delas e dizer: "Não te entregues à depressão, mas seja a confortadora influência do Espírito Santo bem acolhida em teu coração, para te dar consolo e paz." (Este dia com Deus, p. 303. Meditações Matinais 1980).

Todos nós podemos ser vítimas em algum momento de crises depressivas. Embora isso geralmente venha ser inevitável, nós podemos fazer escolhas que sejam úteis para nos livrar dessas crises. Nossas escolhas determinarão os resultados.


SEGUNDA, 07 DE JUNHO

OS CUIDADOS DESTA VIDA

“Ó homem, ele te declarou o que é bom. Por acaso o Senhor exige de ti alguma coisa além disto: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e Andes em humildade com o teu Deus?” (Mq6:8).

“A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, seguindo seu caminho, são sufocados pelas preocupações, riquezas e prazeres desta vida, e não dão fruto que chegue a amadurecer” (Lc 8:14)

“Marta, porém, estava atarefada com muito serviço; e, aproximando-se disse: Senhor, não te importas que minha irmã me tenha deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude. E o Senhor lhe respondeu: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas; entretanto, poucas coisas são necessárias, ou mesmo uma só, e Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10:40-42).

“Então disse: (Homem rico) Vou fazer isto: derrubarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e neles colocarei todo o meu cereal e os meus bens; então, direi a mim mesmo: Armazenaste muitos bens para vários anos; descansa, come, bebe, alegra-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua vida; é o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que ajunta tesouros para si, mas não é rico diante de Deus” (Lc 12:18-21).

Todos sabem claramente que os cuidados desta vida em demasia, poderão trazer no futuro, grandes prejuízos incalculáveis. Pais têm perdido os filhos, por não separarem tempo para eles; esposos podem estar perdendo a esposa, por não separar tempo para ela; esposas podem estar perdendo o esposo por não separar tempo para ele; e o mais importante, muitos podem estar morrendo espiritualmente por não separar tempo para Deus.

A preocupação com o sustento, com as contas, com o vestir, com os presentes do final do ano, o carro novo, casa nova, embora tudo faça parte da vida, temos a tendência de nos esquecer do que realmente é muito mais importante do que todos os cuidados da vida. Jesus foi enfático ao dizer que se nós buscarmos primeiro o reino de Deus, todas as coisas seriam acrescentadas (Mt 6:33), mas se a promessa existe, se Deus é fiel em cumpri-las, onde estaria o problema?

O problema está em nós. O velho ditado de que “tempo é dinheiro” tem roubado de nós até mesmo os momentos de contato com o Criador e doador da vida. Esta é a razão de tantos males espirituais e de tantos cristãos perdidos dentro e fora da igreja. É possível que você, é, você mesmo, é possível que neste momento esteja imaginando do quanto este comentário tem afetado sua consciência; então que tal começar a mudar este quadro de hoje em diante? Que tal começar a dizimar seu tempo diário para Deus?

 Dizime o tempo e o consagre para as obras espirituais e para seu relacionamento com o Criador. Faça deste tempo tão sagrado, ao ponto de não permitir que absolutamente nada o roube de você e de Deus. Há pessoas que seguiram este conselho, e hoje oram mais, estudam mais a Bíblia, estudam a lição com mais seriedade, fazem visitas, vão a pequenos grupos, dão estudos, não perdem os cultos da igreja, e o mais impressionante, seus salários não diminuíram em nem um centavo. Desde que não haja percas espirituais, não há problemas se perdemos um pouco nesta vida. O mais importante é entender que em breve tudo neste mundo ser converterá em cinzas, inclusive todos os nossos bens, mas as pessoas, amigos, parentes e nosso caráter, tudo isso poderemos levar para o céu. Pense nisto.

TERÇA, 08 DE JUNHO

SEJA SEMPRE ALEGRE

“Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar” (I Ts 5:16,17).

“Portanto, que poderemos dizer diante dessas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós?” (Rm 8:31).

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústias, ou perseguição, ou fome, ou privação, ou perigo, ou espada?” (Rm 8:35)

“Vede que grande amor o Pai nos tem concedido, o de sermos chamados filhos de Deus, o que realmente somos. Por isso o mundo não conhece, por que não o conheceu” (I Jo 3:1).

Existe muita injustiça, muitos rumores de guerras que preocupam a muitos, filhos sendo estuprados pelas ruas, miséria e morte por todos os lados, calamidades e tragédias, muita dor e angústia, carência e sonhos despedaçados. Tudo isto existe em abundância, mas e o que dizer das flores perfumadas, dos cantos dos pássaros, do sorriso de uma criança, dos detalhes da natureza, do céu azul, do brilho do sol, dos momentos de risada e descontração, do cachorro que o recebe com alegria e encanto por ter ficado apenas 10 minutos fora, dos amigos mais chegados que estão sempre ao lado, enfim, há tanto o que contemplar e fundamentar nossa vida!

O sofrimento sempre existirá enquanto estivermos nesta vida, então, creio ser muito melhor começarmos a focar e contemplar as coisas aqui que ainda valem a pena. O problema é que muitas das vezes permitimos que a melancolia sejam as lentes que costumeiramente olhamos o mundo. Desta forma, acabamos nos esquecendo que há muitas coisas belas na vida que poderão florear nossa existência. Não estou dizendo que deixaremos de notar as tragédias que ocorrem todos os dias envolvendo inclusive pessoas que amamos, mas estou propondo que tenhamos sensibilidade para as pequenas coisas que poderão significar a vida tornando possível que tenhamos um pouco mais de sorriso estampado no rosto. Saiba que, Deus tem tentado nos dar motivo para ter esperança e para sermos sempre otimistas.

Embora Ele permita que o homem colha sofrimentos de suas más escolhas, ao mesmo tempo, nos agracia com muitas coisas boas para nos dar força e alegria, mesmo em circunstâncias probantes. O problema é que muitos estão tão concentrados nos problemas que não conseguem mais enxergar a beleza nos detalhes que nos rodeiam.

QUARTA, 09 DE JUNHO

RISO E CURA

“Mas ele me disse: A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de muito boa vontade me glorificarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim. Por isso, eu me contento nas fraquezas, nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte” (I Co 12:9-10).

Sem dúvida, o riso é uma das dádivas divinas mais exuberantes, pois, é o riso que formoseia  o rosto, trás alegria, sensação de bem estar físico e mental, é capaz de afastar qualquer tipo de tristeza e de fortalecer. O riso é tão poderoso que pode ser um auxílio até mesmo na restauração dos que passam por alguma enfermidade.

Quem é que não gosta de estar próximo de pessoas contagiantes, brincalhonas, sorridentes e comediantes? Os efeitos do riso sobre o corpo e a mente são tão positivos, que se pudéssemos rir o tempo todo, com certeza abusaríamos desta preciosidade até sermos intoxicados por tanta endorfina.

O pecado e as suas conseqüências, tentam roubar de nós até mesmo os poucos momentos que poderíamos ter de alegria nesta vida. Embora a Bíblia apresente por várias vezes que Jesus chorou e nenhuma vez que Ele tenha sorrido, tenho plena convicção de que Jesus era um homem de constantes sorrisos, pois as crianças apreciavam estar na Sua presença, e como todos sabem, crianças não gostam de estar em companhia de pessoas que ficam sempre de cara fechada.

O segredo, além de ser bonificado com a paz e a esperança que só Deus pode dar, é importante também apreciar e ser feliz com os detalhes que nos rodeiam todos os dias. Descartemos as coisas tristes desta vida, e nos ocupemos mais com as que realmente valem a pena.

QUINTA E SEXTA, 10 E 11  DE JUNHO

UM CORAÇÃO ALEGRE – OTIMISMO PRÁTICO!

“Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; Deus colocou a salvação por muros e colunas. Abri as portas para que entre a nação justa, que obedece à verdade. Tu conservarás em perfeita paz aquele que tem seu propósito firme em ti, porque confia em ti. Confiai sempre no Senhor, porque o Senhor Deus é rocha eterna” (Is 26:1-4).

“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22).

A fé tem sido nos últimos anos, objeto de estudo de alguns cientistas. A única conclusão que chegaram é que, realmente os cristãos que exercem fé absoluta em Deus, conseguem viver melhor e serem restaurados com mais rapidez em casos de enfermidades. Não tenho dúvidas, de  que muitos de nossos males, para não dizer a maioria, podem ser resolvidos ou evitados se nossa dependência de Deus fosse definitivamente muito maior. Se seguíssemos seus conselhos de saúde, muitas doenças poderiam ser evitadas; se seguíssemos seus conselhos sobre família e fidelidade, seríamos mais felizes em nossos casamentos e relacionamentos com os filhos; e até muitos filhos poderiam ser poupados de muitos males, pois daríamos exemplos melhores a eles; se a juventude realmente desse atenção à vontade de Deus, não estariam afundados nas drogas, ou casando forçados; se desenvolvêssemos verdadeira fé e submissão a Deus, não seríamos tão ansiosos, depressivos e cheios de crises. A lista pode ser enorme, mas prefiro pensar que, ainda, pela misericórdia, bondade e compaixão de Deus, podemos dar a volta por cima colocando nossas vidas nos trilho novamente. A vida e as decisões estão em nossas mãos, somos nós que decidimos o que fazemos a todo instante. Deus deseja que tomemos decisões certas, que nos darão verdadeiros momentos de satisfação nesta terra e que nos prepararão para a eternidade.

Vivamos com otimismo prático, focalizando sempre o ideal de Deus, e mesmo apesar dos pesares, ainda teremos muitos momentos de alegria. Basta crer, confiar e agir.

Reflexão:

Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às idéia e sentimentos de descontentamento – dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como podemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai? (A ciência do Bom Viver, p. 251).

“Sem a cruz não teria o homem união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador; e quando ao pé da cruz o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode ser rejubilar com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao se ajoelhar em fé junto à cruz, terá alcançado o mais alto lugar que o homem pode atingir” (Atos dos Apóstolos p. 209,210).

“Nesta esperança de uma herança segura na Terra renovada se rejubilavam os primeiros cristãos, mesmo em tempos de severa prova e aflição. Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que você estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que você têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que você têm, que vale muito mais do que o outro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês O amam, mesmo sem O terem visto, e crêem nEle, mesmo que não O estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem” (Atos dos Apóstolos, p. 517,518).



Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com
 .