A reforma de saúde nas manchetes dos jornais nos Estados Unidos


Um documentário sobre a mensagem e ministério de saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia está programado para ser levado ao ar por estações de difusão pública por todos os Estados Unidos, começando em 3 de abril. "Os Adventistas" explora o que o cineasta independente Martin Doblmeier considera um paradoxo: uma comunidade de fé conservadora na linha de frente da tecnologia médica. 

Saber por que os adventistas, que creem na breve vinda de Jesus, têm um compromisso com a longevidade e bem viver motivou o documentário, explicou Doblmeier. O filme começa com a cronologia da Igreja Adventista, dando enfoque sobre a pioneira Ellen G. White e outros membros originais após o desapontamento da falha do retorno de Jesus à Terra em 1844. Os adventistas hoje, Doblmeier parece dizer segundo o filme avança, têm tanta fé quanto os membros originais, mas são comprometidos em viver responsável e positivamente, causando impacto naqueles ao seu redor enquanto esperam pela segunda vinda de Cristo. Esse impacto é em grande medida enraizado na ênfase da igreja no viver saudável, conclui o filme de Doblmeir.

Ao filmar "Os Adventistas", Doblmeier disse que o que o impressionou mais foi "quão central é a teologia de atenção à saúde" para o adventismo. O filme apresenta histórias de muitos dos principais hospitais e centros médicos da Igreja Adventista, inclusive o Centro Médico da Universidade Loma Linda, na Califórnia, o Centro Médico Kettering, em Kettering, Ohio, o Hospital Santa Helena, em Santa Helena, California, e o Centro de Saúde Celebration, em Celebration, Flórida, onde a mãe de Doblmeier certa vez recebeu tratamento.

"Os Adventistas" remonta a herança de viver saudável da Igreja ao fim dos anos 1800. Mesmo então os centros médicos dirigidos pelos adventistas eram mecas de saúde conhecidos por oferecer as mais avançadas técnicas médicas - o Sanatório de Battle Creek, em Battle Creek, Michigan, atraía pacientes tais como Amelia Earhart e Henry Ford, historia o filme.

Doblmeier dedica considerável tempo do filme a avanços mais recentes na área médica, como o transplante bem-sucedido do coração de um babuíno numa criança no Centro Médico da Universidade Loma Linda, bem como avanços na área de cirurgia robótica e mesmo à distância.

Ele também destaca o compromisso dos adventistas com a guarda do sábado. "Eu realmente me senti tocado pela cultura do sábado na Igreja Adventista. Os adventistas não ficam simplesmente à toa no sábado - estão ajudando as pessoas e impactando suas comunidades", comenta Doblmeier.

A reação ao filme de parte da comunidade adventista tem sido "gratificante", disse Doblmeier, acrescentando que espera que aqueles que não tenham formação adventista achem o filme "uma avaliação equilibrada e positiva" do impacto da igreja nos Estados Unidos.

De uma perspectiva adventista, o filme pode parecer por demais positivo, mas Doblmeier declarou que acredita que os não adventistas que o virem poderão considerar alguns aspectos do filme de forma diferente. "Eles verão Ellen White e suas visões retratadas honestamente em seu papel central na fundação da igreja, e creio que isso irá levantar algumas sobrancelhas", ele comentou.

"Os Adventistas" é o último dos 25 filmes de Doblmeier que obteve prêmios cinematográficos ao retratar religião, fé e espiritualidade, o que inclui "Bonhoeffer", um documentário sobre o teólogo Dietrich Bonhoeffer, que resistiu ao nazismo, e "Albert Schweitzer: Chamado à África", um filme recordando a vida daquele humanitário ganhador do prêmio Nobel.

Doblmeier é presidente e fundador de Journey Films, sediado em Alexandria, Virginia, EUA. Descobrir "o que está acontecendo na cultura contemporânea e ver como a religião está interagindo nisso" motiva esses filmes, explica Doblmeier.

Uma discussão da visão holística adventista sobre ministério de saúde é "oportuna", mas o lançamento do filme quando a reforma de assistência de saúde está nas manchetes dos jornais nos Estados Unidos é particularmente "um tempo providencial", ele disse.

Doblmeier admitiu que seu enfoque limitado ao ministério de saúde nos Estados Unidos não cobre muitos aspectos da denominação global. Outro filme explorando o aspecto internacional da igreja e sua êfanse em educação poderá fazer parte de planos futuros, ele indicou. [...]

Para encomendar uma cópia em DVD de "Os Adventistas" ou saber mais a respeito dos filmes de Doblmeier, visite www.journeyfilms.com

(Adventist News Network)

Nota:
 Estive palestrando na cidade de Várzea Paulista-SP, quando ali, na IASD daquela cidade me encontrei com dois rapazes da Igreja Universal. O mais surpreendente é que eles estavam familiarizados com a mensagem adventista e inclusive com a mensagem de Saúde. Perguntei-lhes a forma como conheceram tais mensagens, e a resposta foi mais surpreendente ainda. Disseram que liam os escritos de Ellen White pelo Ebook na internet. 

Acredito que, este filme, assim como outros documentários, despertarão as pessoas dos vários cantos do globo para as verdades bíblicas pregadas por décadas pelo movimento adventista. O que torna esta mensagem agradável, embora ela seja muito impopular, é justamente o fato de ser uma verdade que funciona. Já trabalhei muitos anos com palestras de saúde dando diversos conselhos práticos nas áreas da alimentação e exercícios físicos. Sou uma testemunha ocular do poder desta verdade revelada por Deus a Ellen White e transmitida a esta igreja com o objetivo de ser levada a todos os povos. Vi muitos corpos e mentes serem restaurados por simples conselhos de abstinência a certos alimentos incovenientes. Sem dúvida esta é uma mensagem muito propícia aos nossos dias. A mensagem de Saúde é  o braço direito da mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14 pois, dar glória a Deus implica em glorificar o dono da vida e da máquinaria viva (corpo), através dos cuidados com a saúde física, mental e espiritual.

O Espírito de  Deus se comunica com o ser humano através da mente, e se é através dela, é óbvio que quanto mais saudável, melhor impressão Deus causará nela quanto aos seus propósitos. Satanás sabe desse dilema, e por esta razão tratou de inventar centenas de drogas, alimentos impróprios e alimentos desprovidos de nutrientes necessários para alimentar a mente e o corpo. Assim, procura ele obstruir a única porta de acesso entre Deus e o homem, A MENTE humana.
.