Andando na luz, guardando os seus mandamentos


Sua lei como a menina de seus olhos, é este que Ele preserva. Manuscrito 5, 1891.“Ora, sabemos que O temos conhecido por isto: se guardamos os Seus mandamentos” (1Jo 2:3).

A lição desta semana aborda um tema que julgo um dos mais importantes em toda a carreira cristã, a obediência. Muitos têm se levantado em nossos dias ensinando que Deus mudou a maneira como trata com os cristãos de nossos dias. Um dia um irmão de outra denominação religiosa me procurou para tentar me convencer de que a lei fora abolida na cruz e que nós vivemos apenas na graça. Com muita sinceridade perguntei-lhe então se eu poderia viver com duas mulheres já que o mandamento do adultério fora abolido. Ele simplesmente me respondeu que sim, desde que eu viva inteiramente na graça.

É bastante estranho uma afirmação como esta. Alguns acreditam que a graça nos isenta da condenação das práticas pecaminosas no dia a dia. Mas não é esse o pensamento geral dos evangélicos. Tenho uma boa amizade com alguns pastores evangélicos que defendem com muita força a obediência aos 10 mandamentos como consequência clara dos que são salvos pela graça de Cristo.

De qualquer forma se fizermos uma retrospectiva do passado perceberemos que satanás foi o primeiro transgressor da lei de Deus. Esta aplicação é simples se nós tivermos por base I João 3:4 "O pecado é a transgressão da lei". Se o pecado é a transgressão da lei como afirma João, então é óbvio crer que satanás foi o primeiro transgressor dos mandamentos que estavam na esfera do céu, e inclusive foi ele quem levou a terça parte dos anjos a contrariar a obediência a Deus através de suas leis. Passeando pelo Éden percebemos a mesma coisa. Deus disse para nossos primeiro pais humanos a não comerem do fruto (Isto foi uma das leis no Éden), mas satanás se prontificou a leva-los a não observar este mandamento estabelecido por Deus, levando-os a transgressão.

Agora observe o quanto isto é profundo. Observando o mundo atual, percebemos que as coisas não mudaram. Satanás transgrediu a lei no céu, levou muitos anjos à transgressão, no Éden levou Adão e Eva ao mesmo, continuamente criou obstáculos para que Israel fosse fiél aos preceitos divinos e hoje parece que a história persiste em se repetir. Satanás não mudou sua tática de nos levar a ficar bem longe de Deus transgredindo a lei.

Hoje, todos que ensinam que não precisamos mais observar os mandamentos de Deus estão realizando o mesmo papel que satanás realizou durante todo esse tempo. Os mandamentos de Deus são a expressão do Seu amor. Representam o caráter do legislador, são em essência uma linha divisória para nos alertar dos perigos que estão ao nosso redor e ao mesmo tempo uma demonstração de submissão, lealdade e amor por aquele que nos redimiu com sua própria vida.

Os mandamentos não existiram, não existem e não existirão para salvar e redimir o ser humano. Os mandamentos existem como evidência da graça que opera no crente redimido.

Conclusão:

João escreveu, "aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade". Portanto aquele que diz que conhece a Cristo, que foi salvo por Ele mas não observa todos os seus mandamentos, esse é mentiroso. Mentiroso porque quem foi redimido pela graça de Cristo também é transformado por ela. O mesmo poder que salva é o mesmo poder que nos capacita a sermos diferentes do mundo e transformados para a glória de Deus. Obediência é um fruto da nossa decisão, entrega, luta e do poder de Deus que nos habilita, regenera e prepara para vivermos uma vida de testemunho vivo do que a graça pode fazer na vida e nas atitudes de um ser que está totalmente nas mãos de Deus. Através da graça, Deus nos salva e nos recria para sua glória. Esse é mentiroso porque graça que não santifica não é graça. A graça não apenas salva, ela também transforma e nos capacita a vivermos em conformidade com a vontade de Deus, seja ela qual for.

Considerações finais:

Deus os levou ao Sinai; manifestou Sua glória; deu-lhes Sua lei, com promessa de grandes bênçãos sob condição de obediência. ... O povo não compreendia ... que sem Cristo lhes era impossível guardar a lei de Deus. ... Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, declararam: "Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos." Êxo. 24:7. Patriarcas e Profetas, págs. 303, 371 e 372.

Poderão os homens incitar quanta combatividade queiram, mas os mandamentos de Deus ainda são os mandamentos de Deus. Decidimo-nos a guardar os mandamentos de Deus e viver, e [preservar] a Sua lei como a menina de nossos olhos. Escarneçam os homens da lei de Deus e espezinhem o povo que observa os Seus mandamentos. Poderão fazê-lo e viver? Isso é impossível. Deus tem a Sua medida do caráter, e todo que obedece Àquele que vive, e guarda a Sua lei como a menina de seus olhos, é este que Ele preserva. Manuscrito 5, 1891.

“Na bíblia, o tema em torno do qual giram todos os outros é o tema da salvação; a restauração da imagem de Deus no homem. Os que captam esse pensamento têm um campo infinito de estudos diante de si”. Educação, pág. 125.

Sempre devemos ser gratos porque Jesus nos provou por fatos reais que o homem pode guardar os mandamentos de Deus, refutando assim a mentira de Satanás de que o homem não pode guardá-los. O Grande Mestre veio ao nosso mundo para colocar-Se à testa da humanidade, para desse modo elevá-la e santificá-la por Sua santa obediência a todos os requisitos de Deus, mostrando que é possível obedecer a todos os Seus mandamentos. Ele demonstrou que é possível levar uma vida de obediência. Assim Ele dá homens ao mundo, como o Pai deu o Filho, para exemplificarem em sua vida a vida de Jesus Cristo. ...
Jesus diz: "Segue-Me." João 1:43. Manuscrito 1, 1892.

Se não fosse possível aos seres humanos sob o concerto abraâmico guardar os mandamentos de Deus, cada um de nós estaria perdido. O concerto abraâmico é o concerto da graça. "Pela graça sois salvos." Efés. 2:8. Filhos desobedientes? Não, obedientes a todos os Seus mandamentos. SDA Bible Commentary, vol. 1, pág. 1.092.

Cristo atribui grande importância à obediência de Seu povo aos mandamentos de Deus. Eles devem ter inteligente compreensão deles e introduzi-los em sua vida diária. O homem só pode guardar os mandamentos de Deus se estiver em Cristo, e Cristo nele. E não lhe é possível estar em Cristo, tendo luz sobre Seus mandamentos, enquanto desprezar o menor deles. Por meio de constante e voluntária obediência a Sua Palavra, eles evidenciam seu amor pelo Enviado de Deus.
Não guardar os mandamentos de Deus é não amá-Lo. Ninguém guardará a lei de Deus se não amar Aquele que é o unigênito do Pai. E, no entanto e certamente, se eles O amam, manifestarão esse amor pela obediência a Ele. Todos os que amam a Cristo serão amados pelo Pai, e Ele Se manifestará a eles. Em todas as suas emergências e perplexidades, terão um ajudador em Jesus Cristo. Este dia com Deus, MM 1980, pág. 140.

Jesus pede uma evidência de seu amor por Ele. "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos." João 14:15. Se não nos fosse possível guardar Seus mandamentos, por que Ele nos proferiria tais palavras? Ora, o verso que segue nos revela um tesouro de conhecimento: "E Eu rogarei ao Pai [embora esteja ausente de vós], e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco." João 14:16.
Não é uma promessa segura? Poderiam quaisquer palavras dos lábios do Filho unigênito de Deus torná-la mais decidida e positiva? Manuscrito 2, 1892.

Próximo ao fim da história da Terra, Satanás atuará com todo o seu poder da mesma maneira e com as mesmas tentações com que tentou o antigo Israel justo antes de entrarem na Terra Prometida. Ele armará laços para os que declaram guardar os mandamentos de Deus, e que estão quase nos limites da Canaã celestial. Ele utilizará ao máximo as suas faculdades a fim de enredar as almas e apanhar o povo de Deus em seus pontos mais fracos. Lar Adventista 327

Uma mera profissão de discipulado, não tem nenhum valor. A fé em Cristo que salva a alma, não é o que muitos a representam ser. "Crede, crede", dizem eles, "e não necessitais guardar a lei." Mas uma crença que não leva à obediência, é presunção. Diz o apóstolo João: "Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade." I João 2:4. Que ninguém nutra a idéia de que providências especiais ou manifestações miraculosas devam ser a prova da genuinidade de sua obra ou das idéias que advogam. Quando as pessoas falam levianamente da Palavra de Deus, e colocam suas impressões, sentimentos e exercícios religiosos acima da norma divina, podemos saber que elas não têm luz.
A obediência é a prova do discipulado. É a observância dos mandamentos que prova a sinceridade de nossas profissões de amor. Quando a doutrina que aceitamos mata no coração o pecado, purifica a alma da contaminação, dá frutos para a santidade, podemos saber que é a verdade de Deus. Quando se manifestam na vida a beneficência, a bondade, a brandura de coração, o espírito compassivo; quando a alegria de fazer o bem nos enche o coração; quando exaltamos a Cristo e não ao próprio eu, podemos saber que nossa fé é da devida espécie. "E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos." I João 2:3. Maior discurso de Cristo, 147 e 148

Cristo foi enviado ao mundo para desmentir a falsidade de Satanás, de que Deus fizera uma lei que o homem não podia guardar. Assumindo a forma humana, Ele veio à Terra e, por uma vida de obediência, mostrou que Deus fizera uma lei que o homem podia guardar. Mostrou que é possível ao homem obedecer perfeitamente a lei. Aqueles que aceitam Cristo como seu Salvador, tornam-se participantes de Sua natureza divina e capacitados a seguir Seu exemplo, vivendo em obediência a todos os preceitos da lei. Pelos méritos de Cristo, o homem deve mostrar pela obediência que podia estar no Céu e não se rebelaria. Manuscrito 48, 1893.

Alguns poderiam dizer que obedecer a lei de Deus é ser levado ao perfeccionismo...é possível que alguns estejam incorrendo no perfeccionismo, mas a verdadeira entrega não nos leva ao perfeccionismo e nem ao liberalismo, mas à uma vida de obediência e devoção a Deus em nossas atitudes. Nós não podemos guardar os mandamentos de Deus por nós mesmos, mas a graça de Deus pode nos fazer obedientes, isso é GRAÇA. Ela nos salva da condenação eterna e nos salva do poder do pecado. O sacrificio do maravilhoso Jesus nos dá todas essas garantias, se houver desejo, amor e perseverança de nossa parte é claro.....
.