A mãe adotiva de Moisés e as glórias que eram para ele.

Hatsepsut* (1513-1458 a.C.)

Filha de Thutmose I e da Rainha Ahmose, foi rainha do antigo Egipto, durante a XVIII dinastia. Tal como era vulgar nas famílias reais, ela casou com o seu meio irmão, Thutmose II, que por sua vez já tinha um filho de uma outra mulher. Numa época em que o o exercício do poder estava reservado ao homem, ela soube gerir as relações com todas as partes da sociedade egípcia de então, nomeadamente com o Alto Sacerdote de Amon, relegando o seu marido para uma posição menor. Após a sua morte, ela continuou no poder como regente do filho, Thutmose III, e mais tarde ter-se-á feito coroar.

O seu reino foi pacífico, tendo contribuído para o desenvolvimento dos recursos no Egipto, como o regresso à exploração das minas no Sinai. Ela construiu o famoso templo Deir el-Bahari, a Ocidente de Tebas. No entanto, os faraós subseqüentes tudo fizeram para que dela não restasse qualquer recordação: pinturas, esculturas, referências escritas, tudo foi eliminado para que da rainha não ficasse qualquer registro.

Mas, felizmente, nem tudo desapareceu: recentemente, foram encontradas várias obras de arte referentes a Hatsepsut, e o seu próprio sarcófago, em vários esconderijos no deserto.
Os historiadores acreditam que estas obras terão sido guardadas por Senenmut, o amante preferido de Hatsepsut. Este homem, proveniente da classe plebéia, possuía no entanto um nível de cultura e uma inteligência bastante desenvolvidos, e cedo chamou a atenção da rainha, que não se eximiu a fazê-lo ascender rapidamente, apesar das suas origens, chegando a ser responsável pelas vastas riquezas do templo de Karnak.

Após a sua morte, o trono foi reclamado por Thutmose III, agora com pleno espaço de atuação. O período de pilhagem e destruição das referências a Hatsepsut foi por ele iniciado.
Até aqui, nada de novo, não fosse o fato de que Hatsepsut, que reinou no Egito antigo por 20 anos no século XV A.C., se vestia como homem e usava uma barba postiça. Construtora de obras monumentais, ela foi mais poderosa do que as outras duas rainhas mais conhecidas: Cleópatra e Nefertiti. Na verdade, Hatsepsut foi a única mulher a receber o título de Faraó e as outras foram coroadas como rainhas.

Após sua morte, todas as pistas sobre sua existência desapareceram misteriosamente, inclusive sua múmia. Somente em 1903 seu corpo mumificado foi encontrado no Vale dos Reis. Por décadas, a múmia foi tida como insignificante e deixada na tumba em Luxor. A procura pela múmia do Faraó-Mulher ganhou força quando o chefe de uma equipe de arqueólogos, Zahi Hawass, reiniciou as buscas e o Discovery Channel doou 5 milhões de dólares ao governo egípcio para realização de testes de DNA em múmias.

Dois meses atrás, a múmia insignificante de uma mulher obesa foi trazida de Luxor, onde jazia, para o Museu do Cairo para testes de DNA. Hawass começou a desconfiar que aquela múmia era importante ao observar a posição do braço esquerdo sobre o peito, um sinal tradicional da realeza do Egito antigo. Através de comparações com o DNA da múmia de sua avó, que já havia sido previamente identificada, os cientistas concluíram que aquela era a múmia da grande Hatsepsut.

"Estamos 100% certos.", disse Hawass, que concluiu afirmando que a múmia sugere que a mulher era obesa e, provavelmente, era diabética e teve câncer, vindo a falecer aos 50 anos de idade. Acredita-se que Hatsepsut subiu ao trono depois de ludibriar seu enteado, Thutmose III, que mandou apagar o nome da Faraó de todos os monumentos após sua morte.

Hatsepsut foi a mulher que mais tempo governou o Egito antigo dentre todas as rainhas. Trouxe enorme prosperidade ao país e lançou campanhas militares em terras distantes como o Rio Eufrates, atual Iraque.Tutancâmon, o Faraó-Menino, guardou em seu túmulo um esplendoroso tesouro de ouro maciço que virou símbolo da riqueza do Egito antigo, porém, as construções de Hatsepsut, a Faraó-Transexual, é um legado ainda maior.

Ratsepsut, mãe adotiva de Moisés. Acredita-se que ela tinha 14 anos de idade no momento em que encontrou Moisés sendo trazido pelas águas no Nilo. Moisés ainda viveu por 12 anos sendo amamentado pela sua verdadeira mãe, mas ao completar seus 12 anos, acredita-se que Ratsepsut o tenha trazido definitivamente para o palácio real.

Moisés estudou nas melhores escolas do Egito, aprendeu toda a ciência egípcia. Conheceu os principais deuses de sua época de uma cultura pagã. Teve a sua disposição toda pompa que um súdito, que um príncipe poderia ter. Para Moisés foi reservado riquezas, mulheres, luxo, conforto, tudo que o um ser humano pecador sonharia em ter neste mundo. Moisés foi cercado de todas as coisas que muitos dariam até a vida para ter.

Mesmo Moisés tendo aparentemente tudo, Ratsepsut queria lhe dar mais. Mais do que tudo que já tinha, só lhe faltava o trono do Egito. Como já havia outro sucessor, Ratsepsut teve que fazer algumas maracutaias políticas para conseguir segurar o trono para Moisés. Mas o mais importante que gostaria de extrair de toda essa história, como já comentado acima é que Ratsepsut foi uma grande condutora para que Moisés se torna-se o Faraó do Egito. Mas a pergunta que surge é: Porque razão Moisés não se tornou o Faraó?

A resposta é simples e se encontra em Hebreus 11:24-27
"Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. "

A múmia da avó e da própria Ratsepsut foram encontras, as múmias de muitos outros faraós foram encontradas, mas a razão de a múmia de Moisés não ter sido encontrada é revelado nos textos acima. Porque Moisés recusou ser chamado filho de Ratsepsut, preferiu ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo, veja bem, por algum tempo ter gozado de prazeres transitórios ou do pecado. Moisés não foi encontrado e jamais será, porque preferiu as glórias eternas do que as glórias passageiras desta terra. O texto diz que Moisés teve em vista maiores recompensas, e por esta razão é que deixou o Egito pela fé no Deus das verdadeiras glórias.

Veja bem. Ratsepsut desfrutou por algum tempo das glórias que o Egito pode oferecer, a pergunta que surge agora é: E hoje, de quais glórias esta mulher desfruta? Se você quiser observar de qual glória Ratsepsut desfruta é só fazer uma visitinha no museu do Cairo, logo no segundo pavimento, está lá, a múmia de Ratsepsut, como um bacalhau. Moisés hoje desfruta juventude eterna. Vive nas glórias da eternidade, nos céus.

Outra pergunta que surge é: E se Moisés tivesse aceitado as glórias que Ratsepsut esteve preparando para ele, o que seria de Moisés? Se ele tivesse preferido viver no palácio, viver nos pecados do Egito, desfrutando de riquezas, poder, mulheres, o que seria dele? Se assim tivesse acontecido, talvez estaríamos contemplando Moisés num sarcófago em algum museu como um velho bacalhau, assim como Ratsepsut.

Meu querido leitor. Jesus está muito próximo de retornar a este mundo. Quer nos oferecer as glórias de um mundo vindouro. Moisés preferiu este mundo vindouro do que as coisas desta vida. Você também é herdeiro deste reino eterno. Então porque te demoras? Não perca mais tempo. A qualquer momento este planeta presenciará o maior espetáculo já ocorrido em todos os tempos. Apocalipse 1:7.

Jesus será visto por todos, mas nem todos receberão o galardão prometido a tanto tempo. Mas se você simplesmente fazer de Jesus a pessoa mais importante, decidir-se por Ele, olhar além do que esta vida pode oferecer, amá-lo de todo o seu coração, fazer a sua vontade, S. João 14:15, então Jesus lhe dará tudo o que deu também a Moisés.

Como é bom amar e servir a um Deus verdadeiro e bondoso. Mesmo sem merecermos, Ele nos concede tudo para nossa felicidade. Estamos disposto a orar por você. Se quiser fazer um pedido de oração ou até mesmo receber um estudo bíblico, faça esta solicitação pelo e-mail: altoclamor@altoclamor.com e estaremos lhe ajudando a ter um encontro maravilhoso com aquele que lhe deu a vida.

Fonte: Livro - Profecias que abalarão a Igreja e o Mundo de Gilberto Theiss (Capitulo: Apelo Final)