A lei de Deus e o grande conflito. (PARTE 3)

É verdade que Paulo ensina que os cristãos salvos pela fé não têm que guardar a lei?
.
Paulo ensina que os crentes são salvos, não pela fé, mas pela graça, por meio da fé. Que é a mão que segura a salvação livremente oferecida por Jesus. A fé jamais conduz à desobediência, mas sim à obediência. Paulo afirma, com muita convicção: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma" (Romanos 3:31). Em Romanos 6:1,14,15 acrescenta: "Pecaremos (Vamos transgredir a lei de Deus) para que a graça abunde? De forma nenhuma!".
.
Alias, Paulo sempre deu exemplo de obediência. Romanos 7:12 nos diz: "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom", em Romanos 13:10: "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor", e acrescenta em Romanos 7:22: "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus". Os versos apresentados são cristalinos em afirmar que para o Apóstolo Paulo a lei de Deus fazia parte de sua obediência a Deus.
.
Diante do que analisamos até aqui, não há duvidas de que Paulo, não só obedecia a lei de Deus como também a defendia. Mas alguns até sinceramente questionam se a lei que Paulo guardava era de fato a lei dos 10 mandamentos. Em Romanos 13:9 nos dá uma luz a respeito, de qual lei o Apóstolo se referia quando demonstrava obediência. Vejamos: "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
.
No texto lido acima, Paulo falando a respeito de amar ao próximo, citou 5 dos 10 mandamentos encontrados em Êxodo 20:3-17. Veja a lista:
.
1º - "Não adulterarás" - 7º mandamento - Êxodo 20:14
2º - "Não matarás" - 6º mandamento - Êxodo 20:13
3º - "Não furtarás" - 8º mandamento - Êxodo 20:15
4º - "Não darás falso testemunho" - 9º Mandamento - Êxodo 20:16
5º - "Não cobiçarás" - 10º mandamento - Êxodo 20:17
.
A lista fornecida pelo Apóstolo nos canalisa, ou nos leva diretamente a Êxodo 20 e não a outro lugar da bíblia. Portanto Paulo não guardava outra lei senão a mesma que desde o princípio tivemos, os dez mandamentos, como também acrescenta João, "E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamanto, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele"(2º João 6). ( Não existe em toda bíblia nenhum outro decreto imperial dado por Deus a não ser o do monte sinai, que permanece até os dias de hoje, Salmos 111:7,8; lucas 16:17).