Espírito Santo não é força nem energia ou poder

Espírito Santo não é força nem energia ou poder

Argumentos infundados são levantados. O Espírito Santo não é anjo e muito menos força, poder ou energia. Reúne-se abaixo alguns textos bíblicos que evidenciam claramente que o Espírito Santo não poderia ser essa força ou poder defendido por alguns. Não usarei argumentos, seguirei apenas a regra do Apóstolo Paulo, de “...não ir além do que está escrito...”. I Cor. 4:6.

Espírito Santo X Força, Poder.

“E respondeu e me falou dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6.

Se o Espírito Santo fosse uma força como ficaria este verso?
“...Não por força nem por força...”?

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder; o qual andou fazendo bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele”. Atos 10:38.

Se o Espírito Santo fosse um poder como ficaria este verso?
“...com o poder e poder...”?

“A minha palavra e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.” I Cor. 2:4.

Se o Espírito Santo posse um poder como ficaria este verso?
“...em demonstração de poder e poder...”?

Alguns atributos que energia não pode ter

Uma energia, poder, força poderia ter vontade própria?

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Cor. 12:11.

Tristeza é um sentimento restrito a seres que contenham emoções. Para se ter emoções é necessário ter estrutura física psicológica. Portanto pergunto, poderia o Espírito Santo ser uma energia estando vulnerável a tristeza?

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”Efésios 4:30.

No texto seguinte Paulo nos ensina que o Espírito Santo conhece algo, se conhece quer dizer que Ele pensa, se pensa é provável concluir que tem mente.

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe das coisas dos homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” I Cor. 2:10,11.
Energia não tem boca, portanto não pode falar. Se não fala Quem falou com Filipe e aos demais discípulos?

“Regressava. E. assentado no seu carro, lia o profeta Isaias. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.” Atos 8:28,29.

“E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos 13:2.

O apóstolo Lucas chama o Espírito Santo de Deus. Tornando evidente Sua divindade.

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3,4.

Agora leia com atenção este paralelo entre esses três discípulos:

Apóstolo Paulo
“E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita”. Rom. 8:11.

Apóstolo Pedro
I Pedro 3:18 – “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”.

Os textos acima são claros. Quem ressuscitou a Jesus? O Espírito Santo Veja o texto abaixo escrito por Lucas:
Atos 2:32 – “Deus ressuscitou a este Jesus, do qual todos nós somos testemunhas”.
Á luz destes três versos, o Espírito que vivificou Jesus é uma força, energia? Não é assim que nos ensina a escritura, o Espírito Santo não é nada e não é ninguém a não ser um ser Divino PESSOAL.
Para não dizerem que Lucas poderia estar equivocado, Paulo depois de ter dito que o Espírito Santo havia ressuscitado Jesus, Rom. 8:11, numa outra ocasião disse que Deus o havia ressuscitado. Portanto o apóstolo Paulo fez um paralelo entre o Espírito Santo e Deus ensinando que o Espírito Santo é Divino.
" Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos,..." Romanos 10:9.

Poderíamos enumerar muitos outros textos, mas acredito que para aqueles que acreditam na palavra de Deus como norma de regra e fé todos estes textos acima já seriam suficientes. Agora com tanta luz esclarecendo que o Espírito Santo não é uma força, fica fácil entender quem era o Ser sublime que tomou o profeta Ezequiel pelos cabelos da cabeça:

“E olhei, e eis uma semelhança como aparência de fogo. Desde a aparência dos seus lombos, e para baixo era fogo; e dos seus lombos para cima como aspecto de um resplendor, como cor de âmbar; e estendeu a forma duma mão, e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou...”. Ezequiel 8:2,3.

Meu querido leitor, Jesus disse: “Examinais as Escrituras”, S.João 5:39. Jesus não disse para examinar-mos o que os homens dizem. Muitos homens dizem muitas coisas, mas somente a palavra de Deus é que diz a verdade. Saiba que “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás”, S. João 8:32. A verdade liberta, mas somente liberta aqueles que querem seguir o que “está escrito”, somente liberta os que querem ser libertados. Que você ser liberto das conjecturas humanas? Aceite somente a bíblia com regra de fé e “ouça o que o Espírito diz” Apocalipse 2:7. Que Deus o abençoe nesta busca pela verdade.

Por Gilberto Theiss